PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS

Menu

Objetivos

Proposta

A PGSISCO tem como sua principal missão a formação de mestres e doutores na área das Ciências do Mar, que tenham uma visão integrada da biodiversidade marinha e dos múltiplos fatores que regem os sistemas costeiros e oceânicos, e a produção de conhecimento específico em Ciência do Mar, de modo a auxiliar no entendimento das mudanças ambientais dos ecossistemas marinhos em diferentes escalas de tempo e espaço. Sob esta perspectiva, a PGSISCO assume o papel de espaço acadêmico interdisciplinar com foco principal em temáticas diretamente voltadas para as Ciências do Mar, onde a reflexão teórica e a prática de pesquisa são facilitadas pela interação de docentes graduados nas diversas áreas de conhecimento, a citar Biologia, Física, Química, Geologia, Oceanografia e Ciências Sociais.

Para atingir essa missão, nossa proposta é fornecer:

(I) formação teórica e instrumental robusta, que abranja diferentes áreas do conhecimento e permita o entendimento e a aplicação das diversas abordagens metodológicas disponíveis, para o avanço na descrição e compreensão dos processos que interferem no funcionamento dos ecossistemas costeiros e oceânicos, incluindo suas dimensões físicas, químicas, geológicas, biológicas e interfaces socioambientais e ecológicas com a biodiversidade;

(II) uma visão do estado atual e dos limites do conhecimento no âmbito das Ciências do Mar; e

(III) um ambiente intelectualmente estimulante que propicie senso crítico e emancipação.

Ainda, buscamos apoiar, através de seu corpo discente e docente, ações do poder público e da Universidade na busca por soluções práticas para: problemas socioambientais, incluindo a gestão de recursos naturais (com ênfase na gestão da pesca); monitoramento ambiental e da qualidade da água; avaliação de impactos ambientais, tais como dragagens, poluição costeira e eutrofização; desenvolvimento de produtos e processos de baixo impacto ambiental; desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e processos para redução do impacto ambiental nos sistemas costeiros e oceânicos; além de aspectos específicos associados à contaminação ambiental por resíduos domésticos e industriais, que possam interferir na estrutura natural dos ecossistemas e na biodiversidade.

A PGSISCO tem claramente vocação para a formação de mestres e doutores com perfil acadêmico, habilitados para atuar nas diversas esferas da sociedade, seja nos diferentes níveis do ensino, na pesquisa, ou no auxílio na tomada de decisões em órgãos públicos, empresas, ou no terceiro setor. O posicionamento dos egressos (ver avaliação dos egressos) do curso na iniciativa privada, outras universidades, institutos federais, forças armadas e órgãos públicos como secretárias municipais e estaduais de meio ambiente, tem mostrado que a PGSISCO fornece uma formação em que o foco da pesquisa é direcionado para a geração de conhecimentos provenientes da compreensão da realidade socioambiental, cujos produtos são orientados para a resolução e questionamentos de demandas da sociedade, em âmbito regional e global.

missão da PGSISCO é formar pessoal qualificado (mestres e doutores) com excelência na área das Ciências do Mar, com foco no entendimento e conservação da biodiversidade de ecossistemas costeiros e oceânicos, capazes de gerar conhecimento e gerir informações que promovam, em diferentes esferas (local, regional, nacional e internacional), uma melhor qualidade ambiental que beneficie a população que depende direta e indiretamente da zona costeira e oceânica.

 

Os sistemas costeiros e oceânicos tendem a sofrer uma significativa alteração de sua dinâmica biogeoquímica e biodiversidade, por serem ambientes receptores de elementos e compostos naturais e antropogênicos, advinda de processos ocorridos no continente e na atmosfera. São ecossistemas historicamente afetados direta ou indiretamente por diversas atividades antrópicas, além de guardarem verdadeiros arquivos da evolução climática e ecológica ao longo de diferentes escalas de tempo. A fim atender uma gama extensa de aspectos científicos relevantes quanto aos estudos dos sistemas costeiros e oceânicos, a PGSISCO é estruturada sob uma única área de concentração, Dinâmica dos Ecossistemas Oceânicos e Costeiros, desenvolvendo-se a partir dela, 3 linhas de pesquisa, conforme resumido a seguir:

– Biologia e Ecologia de Sistemas Costeiros e Oceânicos: Esta linha de pesquisa aborda a estrutura e função dos compartimentos da biodiversidade marinha (micróbios, plâncton, bentos e nécton) em diversas escalas ? de moléculas a ecossistemas ? através das províncias marinhas, com ênfase no Atlântico Sul-ocidental.  Procura compreender os padrões de distribuição, abundância e produção de espécies marinhas em função dos processos ecológicos, biogeoquímicos e históricos que condicionam seu desenvolvimento e evolução em um cenário de mudanças regionais e globais.  Entre as aplicabilidades da linha de pesquisa, destacam-se o cultivo de organismos marinhos e o seu uso para a avaliação da qualidade ambiental. As oportunidades de formação oferecidas pela linha combinam abordagens descritivas e experimentais de campo e laboratório.

– Processos naturais e antrópicos em sistemas costeiros e oceânicos: Esta linha de pesquisa busca associar a estrutura física, química e geológica dos sistemas costeiros e oceânicos a estudos de natureza ecológica. Atua na descrição e compreensão das interrelações entre as forçantes oceanográficas, atmosféricas e terrestres nos ecossistemas costeiros e marinhos, em suas diferentes escalas espaciais e temporais, bem como os processos biofísicos, químicos e morfodinâmicos associados. Visa, ainda, gerar conhecimento para o entendimento das condições ambientais pretéritas do planeta e assim, auxiliar na compreensão de fenômenos climáticos que afetam a biodiversidade atual. Ainda, no âmbito químico e geológico, esta linha de pesquisa visa principalmente a caracterização do aporte e ciclagem de elementos químicos e compostos orgânicos, incluindo os estressores ambientais e poluentes persistentes, nos diferentes compartimentos dos ecossistemas e sua relação direta com a biota marinha. Tais estudos são embasados na identificação e determinação de proxies sedimentológicos e geoquímicos de eventos antrópicos e naturais, amplamente utilizados em estudos ambientais em diferentes regiões do mundo. Os estudos desta linha auxiliam na identificação e compreensão dos fenômenos envolvidos nas mudanças ambientais causadas pela evolução das atividades humanas em ambientes marinhos, bem como de processos naturais em diferentes escalas de tempo, o que é fundamental para a expansão do conhecimento da biodiversidade marinha.

– Gestão e Conservação da Zona Costeira e Oceânica: Esta linha de pesquisa aborda as relações entre as principais dinâmicas naturais e sociais relacionadas com as questões socioambientais e de gestão e desenvolvimento nas zonas costeiras e oceânicas em âmbito global, regional e local. Explora formas de contribuição teórica e instrumental para a promoção da gestão sustentável de recursos naturais, da resiliência socioecológica e a conservação do patrimônio natural e cultural, com base nos melhores conhecimentos científico e tradicional disponíveis, e de forma integrada. São temas centrais desta linha: i) a avaliação da dinâmica social e ecológica dos sistemas pesqueiros regionais e locais, ii) o levantamento do Conhecimento tradicional sobre a biodiversidade e formas de uso dos recursos naturais, iii) a análise de conflitos e dos aspectos institucionais da gestão costeira, tais como a participação e a dinâmica de atores sociais nos processos de tomada de decisão, v) o aprimoramento e aplicação de tecnologias para a redução de impactos resultantes das atividades antrópicas sobre os ecossistemas e a biodiversidade, bem como às populações humanas, vi) o uso e avaliação de instrumentos de planejamento ambiental e de conservação da natureza e, finalmente, vii) a caracterização e avaliação dos efeitos das transformações dos ecossistemas originados do impacto de empreendimentos e atividades antrópicas sobre a biodiversidade marinha.

 

Perfil do Egresso

Histórico e Justificativa

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS
Av. Beira-Mar, s/n
Pontal do Sul - Pontal do Paran
Telefone:(41) 3511-8642
E-mail: pgsisco@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS
Av. Beira-Mar, s/n
Pontal do Sul - Pontal do Paran
Telefone:(41) 3511-8642
E-mail: pgsisco@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação