TURI7023 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7023 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: O processo de construção do conhecimento em turismo. Perspectivas metodológicas e abordagens da pesquisa em Ciências Sociais e Ciências Humanas. Projeto de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
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TURI7024 – TEORIAS DO TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7024 – TEORIAS DO TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Os critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não-científico e os elementos que constituem a ciência como processo de investigação nos seus contextos de descoberta e de justificação. Caracterização das abordagens hermenêutica, dialética e analítica. O positivismo e os pressupostos iniciais do turismo. Perspectivas do estruturalismo, abordagem sistêmica e complexa em turismo. Evolução histórico-conceitual do turismo, linhas teóricas e a vigência dos paradigmas. Estabelecimento de relações entre a retórica do texto científico e sua relação com pressupostos epistemológicos.
BIBLIOGRAFIA: Tribe, J. (1997). The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research, 24(3), 638-657.
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TURI7025 – TURISMO, SOCIEDADE E AMBIENTE |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7025 – TURISMO, SOCIEDADE E AMBIENTE
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Turismo como fenômeno humano. O desenvolvimento do turismo no contexto da sociedade em sua relação com os ambientes turísticos, em que se enquadram as dinâmicas ambientais, culturais, espaciais, políticas e econômicas. A construção do conhecimento em turismo atinente à relação sociedade e natureza. Turismo e aspectos da sustentabilidade. Turismo, comunidades e hospitalidade.
BIBLIOGRAFIA: MAX-NEEF, Manfred. Desenvolvimento à escala humana. Blumenau: Edifurb, 2012.
PANOSSO NETTO, A. CASTILLO NECHAR, M. Turismo: perspectiva crítica: textos reunidos. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. ISBN: 978-85-61175-53-5
TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, SESC, 2001.
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KOZEL, Salete (Org.). Mapas mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018. ISBN 978-85-473-1515-3.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. Para uma nova compreensão das viagens. São Paulo: Aleph, 2000. RAIMUNDO, S. Estudios de las relaciones entre la sociedad y la naturaleza, y su aplicación en investigaciones sobre ocio y turismo. In: CASTILLO NECHAR, M. Epystemología del turismo: estudios críticos. México: Trillhas, 2010.
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TUAN, Y. F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
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TURI7026 – TURISMO E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7026 – TURISMO E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Estrutura do mercado turístico. Estudo das organizações públicas e privadas relacionadas à atividade turística. Perspectivas teóricas para análise das organizações turísticas. Governança turística, novas configurações de organizações no mercado e na sociedade
BIBLIOGRAFIA: BENI, Mario. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, Manole, 2012. (Cap. 4 Araújo e Taschner)
CHIM-MIKI, Adriana Fumi; BATISTA-CANINO, Rosa Maria; MEDINA-BRITO, Pino. Associativismo no setor turístico como vetor do comportamento de coopetição. Caderno Virtual do Turismo, , v. 18, n. 2, 2018.COOPER, Chris; HALL, Michael, e TRIGO, Luiz. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011. Capítulos 10 e 11).
PIMENTEL, Thiago; EMMENDOERFER, Magnus; TOMAZZONI, Edgar. Gestão pública do Turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. Caxias do Sul: Educs, 2014 (Capítulos 3, 6 e 7); VALLS, Josep. Gestão Integral de Destinos Turísticos Sustentáveis. FGV, Rio de Janeiro, 2006 (cap. 1);
SANTOS, Glauber; KADOTA, Décio. Economia do Turismo. São Paulo, Aleph, 2012. (capítulos 2, 3 e 4),
THEOBALD, William (org). Turismo Global. São Paulo: Senac, 2009.
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HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, Boitempo, 2010.
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LOUETTE, A. Compêndio para a sustentabilidade: ferramentas de gestão de responsabilidade socioambiental. São Paulo: Antakarana Cultura, Arte e Ciência, 2007.
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VALLS, J. F. Las claves del mercado turístico. Bilbao: Deusto, 2003
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TURI7027 – TURISMO COMUNITÁRIO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7027 – TURISMO COMUNITÁRIO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Fundamentos filosóficos do turismo comunitário; Turismo, desenvolvimento e capitalismo; Economia solidária e empreendedorismo social; Turismo, ação pública e poder local; Turismo rural; Ecoturismo; Turismo cultural; Turismo comunitário: teoria e prática.
BIBLIOGRAFIA: ACOSTA, A. O Bem Viver. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
BARTHOLO, R.; SANSOLO, D.G.; BURSZTYN, I. Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Editora Letra e Imagem, 2009.
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HALL, D.; KIRKPATRICK, I.; MITCHELL, M. Rural Tourism and Sustainable Business. Clevedon: Channel View, 2005.
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YUNUS, M. Um mundo sem pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ática, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORAGGIO, J.L. Economía social y solidaria en movimiento. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2016.
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TURI7028 – TOURISM DEVELOPMENT TRENDS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7028 – TOURISM DEVELOPMENT TRENDS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: “Current trends in the society and their effects on the tourist activity. Issues on tourism and their impacts on the development of the activity and products on these destinations. Tourism, development and quality of life. Traditional and emerging destinations.”
BIBLIOGRAFIA: WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism for Development ? Volume I: Key Areas for Action, UNWTO, Madrid, 2018 DOI: https://doi.org/10.18111/9789284419722.
WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism for Development ? Volume II: Good Practices,
WORLD TOURISM ORGANIZATION, Madrid, 2018 DOI: https://doi.org/10.18111/9789284419746.
WORLD TOURISM ORGANIZATION. A Practical Guide to Tourism Destination Management. Madri: OMT, 2007
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SONG, Haiyan; LI, Gang; CAO, Zheng. Tourism and Economic Globalization: An Emerging Research Agenda. Journal of Travel Research 2018, Vol. 57(8) 999?1011. sagepub.com/journals-permissions DOI: 10.1177/0047287517734
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RYAN, Chris; PAGE, Stephen. Tourism Management: towards the new millennium. Oxford: Elsevier, 2000.
THEOBALD, William (org). Global Tourism. London: Butterworth-Heinemann, 1998
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TURI7029 – TURISMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7029 – TURISMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: O sistema de ensino no Brasil e em outros países. Origens dos estudos e da formação em turismo. Mercado de trabalho e atuação profissional. Formação para o mercado, atuação na academia e no mercado. Níveis de capacitação e de profissionalização. Formação técnica e superior (graduação e pós-graduação) profissionalizante em turismo e a relação do ensino com o mercado de trabalho.
BIBLIOGRAFIA: AIREY David; TRIBE, John. Educação internacional em turismo. São Paulo: Editora SENAC. 2008.
ALMEIDA FILHO, N. Universidade Nova: textos críticos e esperançosos. Brasília, Editora da Universidade de Brasília. Salvador, EDUFBA, 2007
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SILVEIRA, C. E, MEDAGLIA, J.; GANDARA J. M. G. ?Quatro décadas de ensino superior de turismo no Brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral?. IN Turismo – Visão e Ação v. 14, n. 1 (2012) pp. 6-18. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018
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LEAL, S. ?Qualidade da Educação Superior em Turismo: A Voz dos Estudantes?. IN Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo no Mercosul. Caxias do Sul, 2010. Disponível em http://www.ucs.br/ucs/tplPadrao/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_6/gt01/imprimir/arquivos/01/Qualidade%20da%20educacao%20superior%20em%20turismo%20a%20voz%20dos%20estudantes.pdf. Acesso em 22/02/2016.
MANCEBO, DEISE; ARAUJO DO VALE, ANDRÉA; MARTINS, TÂNIA BARBOSA. ?Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010?. IN Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 60, jan.-mar. 2015, pp. 31-50.
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MEDAGLIA, J.; SILVEIRA, C. E. ?Relações entre gênero e mercado de trabalho de Turismólogos em Minas Gerais?. IN Anais do XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local, (2014) Juiz de Fora, MG, pp. 1289-1305.
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SOGAYAR, R. L., REJOWSKI, M. ?Ensino superior em turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafios e forças de pressão?. IN Turismo – Visão e Ação v. 13, n. 3 (2011) pp. 282-298. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p282-298
TANEGUTI, L. Y. ?Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade?, Relatório técnico contendo estudo sobre a atual relação oferta/demanda de cursos de graduação no Brasil, como subsídio ao Conselho Nacional de Educação para a formulação de políticas públicas que possibilitem a melhor distribuição da oferta de vagas no ensino superior de graduação. Unesco/Ministério da Educação, Brasília, 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13948-produto-2-oferta-demanda-educ-superior-pdf-pdf&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192, acesso em 23/02/2016
TOMAZONI, E. ?Educação Profissional em Turismo. Cria-se Mercado pela Formação?? IN Turismo em Análise. v. 18, n. 2 (2007) pp. 197-219.
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TURI7030 – EDUCAÇÃO E ENSINO DO TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7030 – EDUCAÇÃO E ENSINO DO TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: O turismo nos níveis fundamental e médio (como tema transversal em destinos receptores). O turismo nos níveis técnico e tecnológico. O ensino superior do turismo ? Graduação e Pós-Graduação. Cursos de Turismo no Brasil: dinâmica e conjuntura. Sensibilização e educação para o turismo. Experiências de ensino no turismo: cases e estratégias. Carreira acadêmica no turismo.
BIBLIOGRAFIA: ANSARAH, M. G.R. Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Senac, 2001.
AVENA, B. M. Por uma pedagogia da viagem, do turismo e do acolhimento: itinerários pelos significados e contribuições das viagens à (trans)formação de si. 2008. 516 f. Tese (Doutorado) ? Faculdade de Educação,
JAFARI, J. El turismo como disciplina científica. Política y Sociedad, v. 42, n. 1, p. 39-56, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRITO, J. G. La investigación social del turismo: perspectivas y aplicaciones. Thomson, 2006.
COOPER, C.; SHEPHERD, R.; WESTLAKE, J. Educando os educadores em turismo: manual de educação em turismo e hospitalidade. São Paulo: Roca, 2001.
KUSHANO, E. S. Turismo, infância e cotidiano: percepções e sentimentos de crianças residentes em Matinhos (PARANÁ ? BRASIL). 2015. 202 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
LARA, L. F. O ensino da administração nos cursos de turismo no Brasil e a formação do turismólogo. Turismo: Visão e Ação. v. 12, n. 3, p. 277-298, 2010.
MOESCH, M. A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2002.
NICOLAU, T. S. Construção do Conhecimento do Turismo: competências necessárias para o exercício da profissão do Turismólogo. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional) ? Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
SOGAYAR, R. L.; REJOWSKI, M. Ensino superior em turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafio e forças de pressão. Revista Turismo Visão e Ação ? Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 282-298, 2011.
TOMAZZONI, E. L. Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas. Turismo e Sociedade, v. 8, n. 3, 2016.
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TURI7031 – CONFIGURAÇÃO ESPACIAL E RETICULAR DE ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7031 – CONFIGURAÇÃO ESPACIAL E RETICULAR DE ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Organizações turísticas e implicações territoriais. Configurações produtivas em turismo, redes e relações intra e interorganizacionais no Turismo, estruturas organizacionais de governança turística, cadeias produtivas, clusters e organizações hibridas.
BIBLIOGRAFIA: QUEIROZ, F., RASTROLLO-HORRILLO, M. A. El estado del arte en gobernanza de destinos turísticos. Tourism & Management Studies, 11(2) (2015), 47-55. 2015.
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TURI7032 – EMPREENDEDORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7032 – EMPREENDEDORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 1
EMENTA: Empreendedorismo e sua relação com o desenvolvimento do turismo. Empreendedorismo: conceitos e características. Empreendedorismo corporativo, empresarial e social. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações turísticas. A iniciativa e tomada de decisão. A tomada de risco. Ambiente de negócios turísticos e Plano de Negócios em Turismo. Estudos de caso de empreendedorismo e inovação na gestão do turismo.
BIBLIOGRAFIA: NONGSIEJ, Prosperous & SHIMRAY, Somipam R. (2017) presented a paper on ?The role of entrepreneurship in tourism industry: An Overview? in the National Seminar on Entrepreneurial Opportunities for Educated Youth in Global Business , at Pondicherry University, Puducherry on 8 th March, 2017
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ALMEIDA, Edson Rodrigo de; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. Empreendedorismo e hotelaria como tema de pesquisa: um estudo bibliométrico das publicações do EnAnpad de 2005 a 2011. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 527-544, 2012.
TEIXEIRA, Rivanda Meira. O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: Estudo de Casos Múltiplos em Agências de Viagens em Curitiba, Paraná. Turismo em Análise, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 464-483, 2012.
DRUCKER, P. F.; Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
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SACRAMENTO, Patrícia Melo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Implementação de ações inovadoras e empreendedorismo: estudo de múltiplos casos em empresas hoteleiras de pequeno porte. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 183-203, 2014.
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TURI7033 – GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVA DE EMPRESAS E DESTINOS TURÍSTICOS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7033 – GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVA DE EMPRESAS E DESTINOS TURÍSTICOS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Origem e Conceito de Estratégia. Escolas da Estratégia. Planejamento e gestão estratégica nos negócios e destinos turísticos. Origem e Conceito de Competitividade. Modelos e Monitores de Competitividade. A Competitividade de empresas e destinos turísticos: conceito, dimensão e fatores. A competitividade como estratégia e gestão de organizações e destinos turísticos.
BIBLIOGRAFIA: CROUCH, G.I.; RITCHIE, J.R. Brent. The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, v.21, n.1, p.1-7, 2000.
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TURI7034 – TURISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7034 – TURISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A sociedade da informação e do conhecimento. Considerações acerca de conhecimento e poder. Modelos de criação do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. Transferência do conhecimento nas organizações. Gestão do conhecimento aplicado aos serviços turísticos.
BIBLIOGRAFIA: CHOO, W. C. Organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
COOPER, C.; HALL, C. M.; TRIGO, L. G. G. Turismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Coleção Eduardo Sanovicz.
DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
GUNASEKARAN, A.; KHALILI, O.; SYED, M. R. Knowledge and Information Technology Management: human and social perspectives. New York: Idea Group, 2003.
LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETTO, Alexandre. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo, Aleph, 2008.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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TURI7035 – DINÂMICAS DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7035 – DINÂMICAS DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: As dinâmicas rurais e urbanas na produção do espaço. Espaço rural e desenvolvimento. Turismo e pluriatividade agrícola. Análise inter-relacional entre conceituações vinculadas ao turismo no espaço rural. Produtos turísticos no espaço rural.
BIBLIOGRAFIA: CARRETO et al. Innovación social, turismo rural y empresas sociales: evidencias desde el Sur-Sureste de México. El Periplo Sustentable: revista de turismo, desarrollo y competitividad, 2018, n. 34, pp.44-81.
PEREIRA, U.N.C. Turismo Rural: Produtos e Serviços. Revista UniVap, 01 May 2017, Vol.22
MARZO-NAVARRO, M. Desarrollo del turismo rural integrado desde la perspectiva de los residentes: modelo propuesto. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 01 January 2017, Vol.15(4), pp.841-859
MORAL, M.M ; ALLES, M.T.F.; FRANCO, M.J.S. Actitudes de los gerentes de los alojamientos rurales hacia el desarrollo de un turismo sostenible. Cuadernos de Turismo, 2018, n. 41, pp.443-464, 707-711
SANTOS, E. O.; SOUZA, M. (Orgs.). Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri: Manole, 2010.
BALLESTEROS, J.G.T. La funcionalidad turística de los espacios rurales: conceptualización y factores de desarrollo. Cuadernos geográficos de la Universidad de Granada, 2017, Vol.56(3), pp.312-332
CORDEIRO, E.; FERREIRA, R.L.A. ; BERWALDT, J.C. Turismo rural integrado a agricultura familiar: Análise interdisciplinar da experiência do Circuito Sabiá em Matelândia ? PR. Revista Latino Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 01 December 2017, Vol.3(3)
KIEFFER, M. Conceptos claves para el estudio del Turismo Rural Comunitario. El Periplo Sustentable: revista de turismo, desarrollo y competitividad, 2018, Issue 34, pp.8-43.
PADILHA, A. C.M; SOUZA, M; VASCONCELOS NETO, A. G.; Wittmann, M. L. La estrategia de diversificación del sustento y el turismo en el medio rural: el caso del Camino de las Topiarias, Flores y Aromas, Brasil. Estudios y perspectivas en turismo, 2017, Vol.26(4), pp.826-844
RIVA, G.; BERTOLINI, G.R.F. Perspectiva do Turismo Rural como Alternativa de Renda para Agricultura Familiar. Análise de Trabalhos Científicos. Desenvolvimento em Questão, 01 January 2017, Vol.15(38), pp.197-227.
ZANCHI, V.; RUDNICKI, C.S.; ETGES, V.E. Roteiros de turismo rural: Conflitos e contradições na região do vale do Taquari/Rs. Revista Brasileira de Gestao e Desenvolvimento Regional, 1 January 2017, Vol.13(3), pp.102-118.
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TURI7036 – ANÁLISE DE DESTINOS TURÍSTICOS URBANOS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7036 – ANÁLISE DE DESTINOS TURÍSTICOS URBANOS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Espaço urbano; Turismo em cidades: perspectivas e abordagens; Espaços turísticos urbanos; Destino turístico: formação socioespacial, estrutura e componentes, funções; Paisagem urbana; Política, gestão e planejamento em destinos turísticos urbanos.
BIBLIOGRAFIA: ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martin Fontes, 1998.
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CARLOS, A. F. A.; CARRERAS, C. (Orgs.). Urbanização e mundialização: estudos sobre a metrópole. São Paulo: Contexto, 2018.
CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (Orgs.). A produção do espaço urbano: Agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2018.
CARLOS, A. F. A.; VOLOCHKO, D.; ALVAREZ, I. P. (Orgs.). A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2018.
CLAVÉ, S. A. Paisajes temáticos. In: BUSQUETS, J.; CORTINA, A. Gestión del paisaje: manual de protección, gestión y ordenación del paisaje. Barcelona: Ariel, 2009.
CULLEN, G. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 2002.
FLORES, L. C. S.; MENDES, J. C. Perspectivas do destino turístico: repensando o sentido do conceito. Rev. Bras. Pesq. Tur., São Paulo, v. 8, n. 2, p. 222-237, maio/ago. 2014.
GOMES, E. L.; GANDARA, J. M.; IVARS-BAIDAL, J. A. É importante ser um destino turístico inteligente? A compreensão dos gestores públicos dos destinos do Estado do Paraná. Rev. Bras. Pesq. Tur., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 503-536, Dec. 2017.
HAYLLAR, B.; GRIFFIN, T.; EDWARDS, D.; ALDRIGUI, M. (Orgs.). Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
JEUDY, H. P. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.
LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martin Fontes, 2011.
PEARCE, D, G. Modelos de gestión de destinos: Síntesis y evaluación. Estud. perspect. tur., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 25, n. 1, p. 01-16, Enero 2016.
VASCONCELOS, P. A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (Orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2016.
YÁZIGI, E. Civilização urbana: planejamento e turismo. São Paulo: Contexto, 2003.
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TURI7037 – TURISMO E HOSPITALIDADE |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7037 – TURISMO E HOSPITALIDADE
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Aspectos sociais, culturais e históricos da hospitalidade. As diferentes escolas de estudo. Tempos e espaços sociais da hospitalidade. A hospitalidade doméstica, comercial, pública e virtual. A hospitalidade e sua relação com a humanização nos serviços. A hospitalidade no contexto do turismo e da sociedade
BIBLIOGRAFIA: CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.
GRINOVER, Lúcio. A Hospitalidade, A Cidade e o Turismo. São Paulo: Aleph, 2007.
LASHLEY, Conrad; MORRISSON, Alison. Em Busca da Hospitalidade. Barueri: Manole, 2004.
LASHLEY, Conrad. Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XII, n. especial, p. 70-92, mai. 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BANDUCCI JUNIOR, Álvaro. BARRETTO, Margarita (orgs). Turismo e identidade local: uma visão antropológica, Campinas, SP: Papirus, 2001
BAPTISTA, Isabel. Hospitalidade e eleição intersubjetiva: sobre o espírito que guarda os lugares. Revista Hospitalidade, v. 5, n. 2, p. 5-14, 10 dez. 2008. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/150 Acesso em: 15/12/2018.
BAPTISTA, Isabel. Para uma geografia de proximidade humana. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 11-22, 2. sem. 2005. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/219 Acesso em: 15/12/2018.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Os interstícios da Hospitalidade. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XII, n. especial, p. 42-69, mai. 2015. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/574 Acesso em: 15/12/2018.
CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2006.
GASTAL, Susana de Araujo e MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes. Hospitalidade e Festa do Espírito Santo. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 141-160, jan-jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.803 Acesso em: 15/12/2018.
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SANTOS, Marcia Maria Cappellano dos; BAPTISTA, Isabel (Org.). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2014. 280 p.
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TURI7038 – TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7038 – TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Teorias do desenvolvimento regional. Região e Regionalização do Turismo. As diferentes perspectivas do desenvolvimento do turismo, local, regional, nacional, sustentável. Desenvolvimento Regional no Brasil, Políticas, Estratégias e Perspectivas. Organizações públicas e privadas no processo de regionalização do Turismo. Governança no Turismo.
BIBLIOGRAFIA: BOUDEVILLE, J. R. Problems of regional economic planning. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1996.
RABAHY, Wilson A. Turismo e desenvolvimento. estudos econômicos e estatísticos no planejamento. São Paulo, Manole, 2003.
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TOMAZZONI, Edegar L. Turismo e desenvolvimento regional. Dimensões, elementos e indicadores. Caxias do Sul, EDUCS, 2009.
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CARVALHO, O. Desenvolvimento regional: um problema político [online]. 2nd ed. Campina. Grande: EDUEPB, 2014, 333p
CAVALCANTE, Luiz Ricardo Mattos Teixeira. Produção teórica em economia regional: uma proposta de sistematização. Revista brasileira de estudos regionais e urbanos, v. 2, n. 1, 2008.
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SANTOS, Moacir José; HANAOKA, Fernando. Turismo e desenvolvimento regional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 194-215, 2015.
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TURI7039 – TURISMO, CULTURA, DIVERSIDADE E DESIGUALDADE |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7039 – TURISMO, CULTURA, DIVERSIDADE E DESIGUALDADE
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Desenvolvimento Econômico e Turismo: Problemas de Cultura, Desigualdade e
Diversidade; Cultura, Liberdade e Igualdade; Desigualdade e Desenvolvimento do
Turismo: Cultura, Política e Diversidade – Turismo, Cultura e Diversidade; O
conceito de Cultura e sua contribuição para a reflexão sobre diversidade; Turismo e
Diversidades (de Gênero, Étnico-raciais, Sexuais, Ideológicas, Cosmológicas e
Ecológicas); Cultura, Diversidade e Igualdade ? o panorama brasileiro -Turismo,
Desigualdade e Inclusão Produtiva; Economia Solidária e alternativas de
desenvolvimento inclusivo; Desigualdades e estratégias de inclusão; Inclusão Produtiva
no desenvolvimento do turismo brasileiro ? experiências, contradições e as tarefas do
planejamento e dos planejadores da atividade turística; Investigando Cultura,
Desigualdade e Desenvolvimento ? ferramentas teóricas e metodológicas
BIBLIOGRAFIA: DASHTEVSKI,A ILIEVA, J. POPOVA-KOSKAROVA, R. Promoting Gender Equality Trough Equal Life Standard in EU Countries. UTMS Journal of Economics 9 (1): 2018.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
HARDING, S.G. The science question in feminism. Cornell University Press, 1986
INCERA, A.C., FERNANDEZ, M.F. Tourism and Income Distribution: Evidence From a Developed Regional Economy. Tourism Management. N.48, 2015
LI, H., CHEN, J.L., LI, G., GOH, C. Tourism and Regional Income Inequality: Evidence from China. Annals of Tourism Research. N.58, 2016
SCOTT, J. Gender on the politics of history. New York. Columbia University Press, 1988
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOUZA, J. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo, LeYa, 2015
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALARCON, D.M. El camino Del turismo con igualtad. El caso de Cartagena de Índias. Memórias. Revista Digital de História Y Arqueologia desde El Caribe Colombiano. Ano 10. N 23. Ago. 2014
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OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista/O ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003
O ornitorrinco
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária / Paul Singer ? 1ª ed. ? São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2002
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TURI7040 – TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7040 – TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Turismo e Cultura. Turismo cultural. Turismo e patrimônio. Turismo, memória e identidade nas sociedades urbanas contemporâneas. O consumo turístico e a gestão de bens culturais.
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TURI7041 – REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7041 – REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 1
EMENTA: Panorama das tendências editoriais da área de hospitalidade e turismo e os elementos fundamentais para a elaboração de comunicação científica na área; etapas da elaboração de artigos científicos, o processo de submissão e o relacionamento com editores/revisores de periódicos científicos.
BIBLIOGRAFIA: Booth, W. C.; Colomb, G. G.; Williams, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3° ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
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Pereira, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2014.
Thirkettle, A.; Korstanje, M. E. Creating a new epistemology for tourism and hospitality disciplines. International Journal of Qualitative Research Services, v. 1, n. 1, 2013, p. 13-34.
Yuksel , A. Writing publishable papers. Tourism Management, n. 24, 2003, p. 437?446.
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TURI7042 – TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO E TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7042 – TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO E TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Espaço: categorias e dimensões. O espaço ?turístico?. As relações espaciais em hospitalidade e turismo. As concepções de território. O território e o turismo. Território como sustentáculo axiológico da hospitalidade e turismo. Territórios, paisagens, lugares e o turismo. Turismo e desenvolvimento ou desenvolvimento e Turismo? Os processos de regionalização em turismo. O planejamento territorial do turismo. Turismo e as distintas concepções de desenvolvimento.
BIBLIOGRAFIA: BARQUERO, Antonio V. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2001.
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LEMOS, Leandro de. O valor turístico na economia da sustentabilidade. São Paulo: Aleph, 2005.
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RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
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SAQUET, Marcos A. Abordagens e concepções de território. P. 27 ? 35. Expressão Popular, São Paulo, 2007.
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YAZIGI, Eduardo. Saudades do futuro: por uma teoria do planejamento territorial do turismo. São Paulo: Plêiade, 2009
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TURI7043 – TURISMO E COMUNICAÇÃO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7043 – TURISMO E COMUNICAÇÃO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A comunicação turística. Promoção e comercialização de produtos e destinos turísticos. Métodos de análise da comunicação turística. Comunicação e turismo.
BIBLIOGRAFIA: BALDISSERRA, R. Comunicação turística. Rosa dos Ventos, v.1, n. 1, 6-15, 2010.
BORDET-VOLAY. M. Le storytelling dans la communication touristique d?un pays: L?exemple de l?Ecosse. Sciences de l?information et de la communication. Université de Bourgogne, 2015. Français.
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KOLB, B.M. Tourism marketing for cities and towns: using social media and branding. New York: Routledge, 2017.
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MORRISON, A. M. Marketing and Managing tourism destinatons. New York: Routledge, 2013.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage, 2012.
NAKATANI, M., GOMES, E., & NUNES, M. Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico. Revista Turismo em Análise, v. 28, n.3, 474-491. 2017.
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VIALLON, P. La communication touristique, une triple invention, Mondes du Tourisme, 7, 2013.
WANG, Y.; PIZAM, A. Destination marketing and management: Theories and applications. Cambridge: CAB International, 2011.
WICHELS, S. Comunicação Turística: desafios e tendências na contemporaneidade – Estudo de Caso: Tenerife. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Filosofia, Informação e Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra.
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TURI7044 – PESQUISA QUALITATIVA EM TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7044 – PESQUISA QUALITATIVA EM TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A pesquisa qualitativa em turismo. Estratégias de pesquisa qualitativa. Técnicas de análise de dados qualitativos (codificação, categorização e análise de conteúdo). Critérios éticos, de validade e de qualidade em pesquisa qualitativa. Uso de softwares em pesquisa qualitativa.
BIBLIOGRAFIA: AGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2014.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012.
KOZINETZS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014
OLSEN, W. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamenta. Porto Alegre: Artmed, 2008.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, Penso, 2016.
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TURI7045 – PESQUISA QUANTITATIVA EM TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7045 – PESQUISA QUANTITATIVA EM TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais e Humanas. A lógica da análise quantitativa. Coleta, descrição e análise de dados quantitativos na pesquisa em turismo. Introdução à análise estatística com uso de software.
BIBLIOGRAFIA: BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
BARBOSA. D. R. R.; MILONE, G. Estatística aplicada ao turismo e hotelaria. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
CERVI, E. U.
Manual de métodos quantitativos para iniciantes em Ciência Política ? Volume 1. Curitiba: CPOP-UFPR, 2017. (1a edição). 256 p.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DWYER, L.; GILL, A.; SEETARAM, N. (Ed.). Handbook of Research Methods in Tourism: quantitative and qualitative approaches. Cheltenham, Uk; Northampton, MA, USA: Edward Elgar, 2012.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012.
HAIR JR, J. F. ANDERSON, R. E., TATHAM, R. L. BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre, Bookman, 2005
KIRSTEN, J. T.; RABAHY, W. A. Estatística aplicada às Ciências Humanas e ao Turismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
MATTAR, F. N.; OLIVERIA, B.; MOTTA, S. L. S. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
PARRA, E.; CALERO, F. Estadística para el turismo. Madrid: Mcgraw-Hill – Interamericana de España, 2007.
XIANG, Z.; SCHWARTZ, Z.; GERDES, J. H.; UYSAL, M. What can big data and text analytics tell us about hotel guest experience and satisfaction? International Journal of Hospitality Management, 44, 120?130, 2015.
GUIA IBM SPSS ? Manual básico.
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TURI7046 – QUALIDADE, MARKETING E PRODUTOS TURÍSTICOS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7046 – QUALIDADE, MARKETING E PRODUTOS TURÍSTICOS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Analisar a qualidade e o marketing dos produtos turísticos considerando os vários elementos envolvidos no processo de planejamento, implementação, desenvolvimento, gestão e controle, bem como os vários grupos de atores sociais envolvidos e os impactos na oferta e na demanda. Serão abordados tanto destinos como empresas turísticas, tratando de aspectos como experiências, valor, hospitalidade, cooperação, financiamento, investimentos, atrativos, equipamentos e serviços turísticos, recursos humanos, formação, infraestrutura e serviços urbanos, meio ambiente, cultura, competitividade, inovação, sustentabilidade, impactos, ciclo de vida e indicadores.
BIBLIOGRAFIA: BIGNÉ, Henrique; FONT, Xavier, ANDREU, Luisa. Marketing de destinos turísticos- Análisis y estratégias de desarrollo. ESIC, Madrid, 2000. EJARQUE, J. Destinos turísticos de êxito: diseño, creación, gestión y marketing. Madrid: Pirámide, 2005
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_____. La sostenibilidad de los destinos turísticos urbanos. In. Organizaciones del tercer sector en el turismo. Turismo 1. , México: Ediciones Sergio Molina, 2002
_____. La imagen de calidad ambiental urbana como atractivo turístico: El caso de Curitiba (Brasil). In: Estudios y Perspectivas del Turismo. Buenos Aires: CIET, 2000.
GARCÍA-MAS, A.; GARCIA-MAS, A. La mente del viajero: características psicológicas de viajeros y turistas. Madrid: Thomson, 2005
KOTLER, PHILIP; BOWEN, JOHN; MAKENS, JAMES (1997): Mercadotecnia para hotelería y turismo. México: Prentis-Hall Hispanoamericana.
Kotler, Philip; Haider, Donald H.; Rein, Irving (1994): Mercadotecnia de localidades. Cómo atraer inversiones, industrias y turismo a ciudades, regiones, estados y países. México: Diana.
LEMOS, L. O valor turístico na economia da sustentabilidade. São Paulo, Aleph, 2005.
Middleton, V. T. C. (1997): ?Sustainable Tourism: A Marketing Perspective?. En: Tourism and Sustainability. En: Stabler, M. J. (Ed). Londres: Cab International.
PINE II, Joseph: GILMORE, James. The experience economy: work is theatre & every business a stage. HBS Press, New York, 1998.
SWARBROOKE, J., HORNER, S. O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
Valls, Josep-Francesc (1992): La imagen de marca de los países. Madrid: McGraw-Hill.
Valls, Josep-Francesc (1996): Las claves del mercado turístico. Cómo competir en el nuevo entorno. Bilbao: Deusto.
Valls, Josep-Francesc (2000): Gestión de empresas de Turismo y Ocio. El arte de provocar la satisfacción. Barcelona: Gestión 2000.
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TURI7047 – IMPACTOS SOCIAIS DO TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7047 – IMPACTOS SOCIAIS DO TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: O fenômeno do turismo moderno de massas, teoria do lazer e do prazer na sociedade pós-industrial, impactos sociais do turismo nas sociedades tradicionais e cosmopolitas, teoria da racionalização e turismo.
BIBLIOGRAFIA: ALEXANDER, Jeffrey. Las teorias sociológicas desde la segunda guerra mundial. Gedisa Ed. Vol. 1, Barce-lona, ES, 1995.
ALEXANDER, Jeffrey. Teoria sociológica e mutamento sociale, Ed. Franco Angeli, Milano , 1990
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pos-modernidade, Zahar Ed. SP. 1998
BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. Trad. Heloisa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 1977.
BOROCZ, J. Leisure Migration, a sociological study on tourism. Ed. Pergamon, 1996, Oxford,U.K.
CASTELLS, M. O poder da Identidade. V. 2, Paz e Terra, 1999.
COHEN, E. A phenomenology of tourist experiences, in Sociology, the Journal of the BritishSociological Association, vol. 13, n°02, may 1979, 179-201.
COHEN, E. Traditions in the qualitative sociology of tourism, Annals of Tourism Research, vol.15, pp-29-46, 1988.
COHEN, E.. Toward a Sociology of International Tourism. Social Research (39), p. 164-182, 1972
COHEN. Eric. The Sociology of tourism: Approaches, Issues, and Findings. Annual review of sociology, 1984, 10: 373-392
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade,3a ed., São Paulo: DP&A editora, 1995.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo, São Paulo: Aleph, 2000.
LEMOS, Amalia Inês. Turismo ? Impactos sócio-ambientais. São Paulo: Hucitec, 1996.
MAFFESOLI, M. Nomadismo, vagabundagens pós-modernas, Ed. Record, SP,2001
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no século XX, Ed. Forense, RJ, 1967. ONFRAY, M. A arte de ter prazer. Materialismo hedonista.
PEARCE, Philip L. A Relação entre residentes e turistas: literatura sobre pesquisas e diretrizes de gestão, in THEOBALD, Willian, Turismo Global, São Paulo: Ed. Senac, 2001, pp 145- 164.
SAVELLI, Asterio. Sociologia del Turismo, Milano: Franco Angeli ed.,1998.
SMITH, Valene L. Anfitriones e Invitados, Endymion: Madrid, 1989
TOWNER, John. Approaches to tourism history. Annals of Tourism Research, vol 15, PP 47-62, 1988.
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TURI7048 – ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7048 – ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Processo produtivo de bens e serviços turísticos no espaço urbano e regional. Atrativo Turístico. Oferta turística. Demanda turística. Mercado turístico. Produtos turísticos. Segmentação do Turismo. Globalização e Turismo.
BIBLIOGRAFIA: BAHL. M. (Org.) Turismo: enfoques práticos e teóricos. São Paulo, Roca, 2003.
BENI, M. C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006.
BOULLÓN, R. Planejamento do espaço turístico. Tradução de Josely Vianna Batista. Bauru: Edusc, 2002.
BUTLER, R. Sustainable tourism: Looking backwars in order to progress? In: HALL, M.; LEW, A. (eds.). Sustainable tourism: a geographycal analysis. Essex, UK: Addison Wesley Longman Limited, 1998. p. 25-34.
MA, M.; HASSINK, R. An evolutionary perspective on tourism area development. Annals of Tourism Research, v. 41, abril de 2013, p. 89-109.
WILLIAM, T. Turismo global. São Paulo: SENAC, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAHL, M. Agrupamentos turísticos municipais. Curitiba, Protexto, 2004.
_____. Legados étnicos e oferta turística. Curitiba, Juruá, 2004.
_____. Viagens e roteiros turísticos. Curitiba, Protexto, 2004.
_____. Turismo e Eventos. Curitiba, Protexto, 2004.
DINIZ, F. Crescimento e Desenvolvimento Económico: Modelos e Agentes do Processo. Lisboa: Edições Sílabo, 2006.
OURIQUES, H. R. A produção do turismo: fetichismo e dependência. São Paulo, Alínea e Átomo, 2005.
PERIÓDICO CIENTÍFICO:
Turismo e Sociedade (Revista Eletrônica). Curitiba, Universidade Federal do Paraná. ISSN: 1983-5442. Disponível em:
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo
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TURI7049 – TÓPICOS EMERGENTES EM TURISMO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7049 – TÓPICOS EMERGENTES EM TURISMO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 1
EMENTA: Temas emergentes em turismo. Discussão de metodologias para análise do turismo. Bibliografia variável em função dos temas e professores que desenvolverão a disciplina.
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia variável em função do tema escolhido.
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TURI7050 – PRÁTICA DOCENTE |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7050 – PRÁTICA DOCENTE
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 1
EMENTA: Pesquisa e preparo do conteúdo programático, aulas teóricas e práticas, aplicação de métodos e técnicas de ensino, avaliação de conteúdos
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia variável em função dos professores orientadores e das disciplinas em que serão desenvolvidas as atividades de docência.
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TURI7051 – ATIVIDADES PROGRAMADAS |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7051 – ATIVIDADES PROGRAMADAS
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Produção Intelectual: refere-se à produção e publicação de trabalhos científicos em conjunto com o orientador em periódicos e eventos referenciados pelo sistema Qualis da CAPES. Participação em Projeto de Pesquisa: abrange a participação do mestrando em projetos de pesquisas registrados no banco de pesquisa da UFPR, vinculados a Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq. Participação e organização de evento interno, entre outros (demais atividades que o Programa poderá definir como estratégicas).
BIBLIOGRAFIA: Não se aplica
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TURI7053 – TURISMO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7053 – TURISMO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Sistema de informação. Gestão de redes. Comércio eletrônico. Canais de distribuição. Marketing digital. Redes virtuais e o papel dos consumidores a criação de conteúdo. Web semântica. Ontologias. Análise da aplicação de T.I.C. no mercado turístico.
BIBLIOGRAFIA: BUHALIS, D. eTourism: information technology for strategic tourism management. Londres: Prentice Hall, 2003.
LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETTO, Alexandre. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo, Aleph, 2008.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017
McGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 7 ed. São Paulo: Campus, 1994.
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THOMAZ, G. M. Processo de mineração de conteúdos em mídias sociais para auxílio na gestão de destinos turísticos. 2014. 222f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
ZENG, B.; GERRITSEN, R. What do we know about social media in tourism? A review. Tourism Management Perspectives, v. 10, p. 27-36, 2014.
GUIMARÃES, A. S; BORGES, M. P. e. E-Turismo: internet e negócios do turismo. São Paulo: Cengage, 2008.
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MARÍN, A. Tecnologia da informação nas agências de viagens: em busca da produtividade e do valor agregado. São Paulo: Aleph, 2004.
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TURI7054 – TURISMO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7054 – TURISMO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Teorias para Análise de Políticas Públicas; Desenvolvimento e Turismo; Hábitos Coletivos do Turismo; Turismo, Direito e Meio Ambiente; Direito Administrativo e Turismo; Abordagens do Planejamento Público do Turismo; Políticas Públicas de Turismo no Brasil; Poder Legislativo, Normas Jurídicas e Turismo; Direito do Trabalho e Turismo; Ética, Políticas Públicas e Turismo
BIBLIOGRAFIA: CONSIDINE, M. Making Public Policy. Cambridge: Polity Press, 2005.
COELHO, F.U. Novo Manual de Direito Comercial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
DELGADO, M.G. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2018.
DREDGE, D.; JENKINS, J. Tourism Planning and Policy. Queensland: John Wiley and Sons, 2007
GOMES, B. M. A. Políticas Públicas de Turismo e os Empresários. São Paulo: All Print, 2018.
INÁCIO, M.; RENNO, L. Legislativo Brasileiro em Perspectiva Comparada. Belo Horizonte: editora UFMG, 2009.
MELLO, C.A.B. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2016.
MOSEDALE, J. Neoliberalism and the Political Economy of Tourism. Oxon: Routledge, 2016.
SALLES, A.O.T.; PESSALI, H.F.; FERNÁNDEZ, R.G. Economia Institucional: fundamentos teóri¬cos e históricos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
ZHOURI, A.; LASCHEFSKI, K. Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. Belo Horizonte: editora UFMG, 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GONZÁLES, M. V. P. Gobernanza turística: ¿Políticas públicas innovadoras o retórica banal? Caderno Virtual de Turismo, v. 14, supl.1, p.9-22, 2014.
PIMENTEL, T. D.; EMMENDOERFER, M. L.; TOMAZZONI, E. L. (Org.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e apli¬cações. Caxias do Sul: Educs, 2014.
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TURI7055 – TURISMO E DESENVOLVIMENTO |
Mestrado |
DISCIPLINA: TURI7055 – TURISMO E DESENVOLVIMENTO
NÍVEL: Mestrado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Teorias do desenvolvimento. Rostow e os estágios de desenvolvimento. Schumpeter e a Teoria do desenvolvimento econômico. Celso Furtado e o Desenvolvimento latino-americano. Sen: Desenvolvimento e Liberdade. Perspectivas endógenas do desenvolvimento. Desenvolvimento e sustentabilidade, PNUD e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Turismo e desenvolvimento.
BIBLIOGRAFIA: ACOSTA, A (2016). O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Autonomia Libertária, Elefante, 2016.
BARQUERO, A, V, (2001). Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística.
BRESSER-PEREIRA, L, C, (2010). Do antigo ao novo desenvolvimentismo na América Latina. Texto para Discussão n. 274. São Paulo: FGV.
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