Principais pontos para preenchimento do Termo de Referência

Para orientar o preenchimento do Termo de Referência para as compras e serviços do edital, seguem orientações:

As contratações só poderão ocorrer se estritamente vinculadas a um Projeto de Pesquisa, devendo o objeto a ser contratado estar explicitamente discriminado no plano de trabalho do referido projeto como meio para se alcançar os objetivos almejados na pesquisa.

Frisa-se, pela importância, que a contratação do produto para pesquisa e desenvolvimento deve possuir relação direta com a pesquisa e ser um meio necessário para o alcance dos objetivos definidos pelos pesquisadores.

Item 1 - Objeto

Para os serviços de manutenção devem ser especificados o modelo, fabricante e número de patrimônio UFPR do equipamento. Descreva de forma sucinta, porém clara, o Material de Consumo que pretende adquirir ou o Serviço que pretende contratar.

1. Informar dados do equipamento e prestador/fornecedor:

1.1. Manutenção corretiva do equipamento: modelo, fabricante e número de patrimônio na UFPR;

1.2. SE FORNECEDOR EXCLUSIVO: A empresa fabricante do equipamento e que mantém exclusividade de troca de peças;

1.3. SE NÃO-EXCLUSIVO (mínimo de 3 orçamentos): A empresa fornecedora de peças compatíveis com o equipamento e/ou prestadora do serviço de manutenção autorizado, da qual foi obtido o menor preço após ampla pesquisa de mercado.

2. Informar ação pretendida:

2.1. A manutenção corretiva pretendida contempla substituição de peças (descrever) e realização de serviços como por exemplo limpeza, calibração ou certificação (se necessário) para o perfeito funcionamento.

Item 2 - Justificativa

Descrição técnica da necessidade e propósito da aquisição do material/serviço para o Projeto de Pesquisa.

1. Informar programas e áreas atendidas:

1.1. O equipamento atualmente é utilizado, por exemplo, por programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, pesquisadores externos, outras instituições (descrever);

2. Usos do equipamento:

2.1. O equipamento possibilita identificar (descrever reações, moléculas, substâncias, características de materiais, e outras possibilidades de análises que o equipamento propicia);

3. Descrição do defeito:

3.1. O equipamento apresenta os seguintes defeitos como circuitos, bombas e placas eletrônicas (descrever itens defeituosos a serem substituídos, retificados, ajustados etc). Esses defeitos inviabilizam a utilização de todos os recursos oferecidos, por exemplo, fragmentação de moléculas para a confirmação e identificação de substâncias;

4. Impacto nas pesquisas:

4.1. O defeito está prejudicando o andamento dos projetos que dependem da coleta de dados (descrever usos impactados). Diante desse contexto, a manutenção corretiva do equipamento é emergencial e necessária para que a retomada de seu perfeito funcionamento possa atender aos programas, grupos de pesquisa e demais áreas atendidas em seus objetivos (descrever metas de trabalho atrasadas, projetos paralisados etc).