Mestrado Profissional em Saúde da Família

Menu

Acesse o cronograma de aulas de 2019.

Congresso de Saúde Coletiva da UFPR e o II Festival de Cinema 5 Minutos de Saúde Coletiva

Edital 02-2019 – Resultado da Oferta de Vagas para Alunos Externos nas disciplinas do 1° Semestre de 2019

Boletim Informativo n° 1 – PROFSAUDE

 

 

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) é uma proposta de curso em rede nacional constituída por 18 instituições de ensino lideradas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e que conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), instituição que tem por finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde. A proposta foi apresentada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e pela Associação Brasileira de Educação Médica. A Universidade Federal do Paraná foi uma das instituições que acompanhou a criação do PROFSAUDE desde o inicio e compõe a rede atual com cerca de dez docentes provenientes dos departamentos de saúde coletiva, pediatria e psiquiatria da UFPR.

Considerando que a Constituição Federal de 1988 (art.200 inc.III) e a Lei Orgânica da Saúde nº. 8.080/1990 (art.6 inc.III) determinam que o Sistema Único de Saúde é o ordenador da formação dos profissionais da área, este Curso tem a finalidade de atender à necessidade de formação de profissionais de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF)/Atenção Básica (AB) nos diversos municípios brasileiros, preparando-os para atuarem como docentes nas pós graduações e graduações da área de saúde e como preceptores na ESF e nas residências multiprofissionais e médicas, com ênfase naquelas da área de saúde coletiva, promovendo profunda integração ensino-serviço, fortalecendo a rede de serviços do SUS e afirmando o seu papel como campo de práticas formativas

A proposta do curso está em sintonia com os objetivos do Programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal como parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e que prevê, entre outros, aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde do País e na organização e funcionamento do SUS. Por esse motivo, a primeira turma do PROFSAÚDE foi destinada à formação de profissionais médicos. Esse destaque deve-se a necessidade de formação em grande escala de médicos aptos a atuar como preceptores na Residência Médica em Saúde da Família, como futuros docentes para graduação em medicina, bem como como supervisores e tutores em Saúde da Família. As próximas turmas contemplarão também, outras categorias profissionais, com o objetivo de concretizar uma formação multiprofissional e dar ao egresso a qualificação para o exercício da docência e da supervisão em Saúde da Família.
O corpo docente é composto por 90% de doutores permanentes nas instituições. São 18 instituições de ensino associadas, a seguir: Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal Paulista, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Estadual do Amazonas e Escola Superior de Ciências da Saúde.

A UFPR é a instituição gestora única do programa mais médicos do estado, o que garante uma rede de comunicação com mais de 1000 supervisores, tutores e médicos que atuam diretamente na atenção básica. Conseguimos, assim, uma ampla divulgação do PROFSAUDE a partir da rede do próprio programa mais médicos (médicos, tutores e supervisores).

Universidade Federal do Paraná
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Rua Padre Camargo, 280, 3° andar
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-7271
E-mail: profsaudeufpr@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Rua Padre Camargo, 280, 3° andar
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-7271
E-mail: profsaudeufpr@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Mestrado Profissional em Saúde da Família

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação