[google-translator]

Mestrado Profissional em Saúde da Família

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular

O desenho curricular do Curso contempla três eixos pedagógicos: atenção, educação e gestão e sete linhas de pesquisa:

  • Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis, que propõe estudar o cuidado às famílias, seus ciclos de vida e os respectivos instrumentos para abordagem familiar;
  • Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica, que propõe estudar o processo saúde-doença-cuidado, modelos tecnoassistenciais, clínica ampliada e dimensões da qualidade dos serviços;
  • Educação e saúde, que propõe estudar tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias de formação profissional;
  • Gestão e avaliação de serviços na Estratégia de Saúde da Família/atenção básica, que propõe desenvolver pesquisas que produzam evidências organizacionais com base em modelos de gestão e avaliação;
  • Informação e saúde, que propõe analisar as características e entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde, o gerenciamento da informação e a tomada de decisões na APS;
  • Pesquisa clínica ? interesse da atenção básica, que propõe estudar as bases operacionais da gestão da clínica – produção de evidências clínicas, linhas de cuidado, protocolos clínicos ? e avaliação da tecnologia em saúde;
  • Vigilância em saúde, que propõe desenvolver pesquisas acerca das bases da vigilância e sua integração com a saúde da família e contextualizar as vigilâncias ? epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador.

A carga horária das disciplinas obrigatórias é integrada por nove disciplinas:

  • Sistema de Informação no Cuidado e na Gestão (45h);
  • Produção do Conhecimento nos Serviços de Saúde (60h);
  • Educação na Saúde (60h);
  • Promoção da Saúde (45h);
  • Atenção e Gestão do Cuidado (60h);
  • Atenção integral na Saúde da Família (60h);
  • Planejamento e avaliação na Saúde da Família (45h);
  • Tópicos Especiais em Saúde da Família (45h);
  • Seminários de acompanhamento (60h).

O Mestrado profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses em modalidade semi-presencial, com carga horária total de 960 horas (832 horas serão desenvolvidas em trabalho on line e 128 horas em trabalho desenvolvido em encontro físico-presencial entre os participantes de cada uma das universidades, sendo portanto, muito maior a carga horária on line do que a presencial). Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas). Será exigido do aluno um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades. 

 

Experiências Inovadoras de Formação

Em acordo com a concepção pedagógica centrada no sujeito de aprendizagem, focada no desenvolvimento de competências e a consequente valorização da experiência para que ocorra aprendizagem significativa, o PROFSAÚDE organiza as oportunidades de aprendizagem utilizando metodologias ativas, especialmente problematização e aprendizagem por problemas. 

Na problematização, os alunos partem de uma situação da realidade em que estão inseridos; organizam as informações sobre a situação, a ?problematizam?; definem aspectos que devem ser estudados para compreender melhor o problema e buscar solução; buscam os recursos/conhecimentos: consultam bibliografia, pessoasrecurso, fazem entrevista com as pessoas envolvidas na situação, etc; analisam a informação obtida; constroem hipóteses para a solução e encaminham sua aplicação prática. Há um compromisso com a realidade, o ponto de partida e de chegada é a realidade, a solução encontrada deve ser implementada, deve haver a intervenção na realidade.

Na aprendizagem baseada em problemas, os problemas sobre os quais o aluno vai trabalhar são elaborados especificamente para estudo, não há proposta de intervenção na realidade. Tem mais espaço para planejar os conhecimentos a ser desenvolvidos e promover integração disciplinar. Considera-se que o uso paralelo das duas estratégias promoverá melhor aproveitamento de ambas.

No PROFSAÚDE serão utilizadas as duas estratégias, a reflexão sobre a atividade prática dos alunos se dará através da problematização e serão também elaborados casos para a Aprendizagem Baseada em Problemas. 

Ensino à Distância

As atividades EaD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e usabilidade.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Rua Padre Camargo, 280, 3° andar
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-7271
E-mail: profsaudeufpr@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Rua Padre Camargo, 280, 3° andar
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-7271
E-mail: profsaudeufpr@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Mestrado Profissional em Saúde da Família

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação