Trâmites Processuais Programa Professor Visitante

1. Docente credenciado ao programa de pós-graduação estabelece contato com pesquisador estrangeiro fora do Brasil e formaliza a solicitação junto ao colegiado do programa (que por sua vez fará a propositura da contratação do professor visitante junto à UFPR).
2. Colegiado registra o interesse do programa à contratação do professor visitante em ata e, em seguida, solicita a anuência do Conselho Setorial.
3. A Coordenação do PPG encaminha processo administrativo exclusivamente via SEI para a Unidade de Bolsas e Auxílios da PRPPG (UFPR/R/PRPPG/CPGSS/UBA). O processo deverá ser instruído com os documentos constantes à página da PRPPG e ser enviado durante os prazos estabelecidos em calendário específico .
4. Unidade de Bolsas e Auxílios da PRPPG faz a conferência documental (checklist) e verifica se a solicitação está dentro do prazo (cronograma). Após, encaminha ao Comitê Gestor para análise e deliberação.
5. Comitê Gestor apresentará a deliberação conforme o cronograma de reuniões. O Comitê Gestor analisará o mérito conforme critérios estabelecidos em portaria para justificar o interesse institucional em contratar o professor visitante.
6. O programa e o docente convidado são os responsáveis por providenciar toda a documentação necessária para obtenção de visto, instrução processual, abertura de conta em banco e cadastramento na PROGEPE.
7. A Agência UFPR Internacional poderá orientar o docente estrangeiro e o programa quanto aos trâmites documentais. Estando aprovada a proposta, a AUI emitirá as cartas-convite e as demais orientações.
8. A Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) analisará individualmente cada solicitação quanto à disponibilidade financeiro-orçamentária para um eventual lançamento em folha de pagamento. O parecer será emitido pela CRI em aproximadamente 07 dias úteis.
9. Após a instrução processual com todos os documentos solicitados pela PRPPG, PROPLAN, AUI e PROGEPE, o programa encaminhará o processo para conferência da Agência UFPR Internacional.
10. Estando completo, a AUI encaminha o processo à PROGEPE para cadastramento e conferência dos dados para lançar em folha de pagamento. Estando correto, a PROGEPE comunica à AUI. Caso seja necessária alguma complementação / adequação, a AUI comunicará o PPG, que providenciará as correções.
11. O professor visitante comparece à PROGEPE para assinatura da documentação original. A folha de pagamento é gerada de acordo com o calendário do SIAFI e o salário será depositado na conta corrente do professor visitante no mês subsequente ao fechamento da folha.