Menu

Ajuste e Reformulação Curricular: procedimentos conforme 32/17-CEPE

Atenção: agora, as solicitações de ajuste e reformulação curricular (linhas de pesquisa) deverão ser encaminhadas via SIGA. As solicitações de reformulação (áreas de concentração) continuarão a ser encaminhadas via SEI para a unidade UFPR/R/PRPPG/CPGSS.

Para realizar ajuste ou reformulação curricular, é preciso observar o disposto no Art. 20 da Resolução 32/17 CEPE  (destacado abaixo, grifo nosso):

Art. 20 Os currículos inicialmente aprovados poderão ser aperfeiçoados através de duas modalidades:

I- reformulação curricular, que compreende um processo amplo de reestruturação curricular, especialmente no que concerne a mudanças, supressão ou criação de linhas de pesquisa/atuação e disciplinas; e

II- ajuste curricular, que consiste em pequenas modificações, restritas à criação, supressão ou ajustes de conteúdo e/ou carga horária em disciplinas;

1º Os ajustes curriculares deverão ser justificados, acompanhados de ata de aprovação do Colegiado e submetidos à apreciação da PRPPG.

2º Nos casos de reformulação curricular o PPG deverá encaminhar os termos de ajuste das normas internas à PRPPG que, após sua aprovação, encaminhará ao CEPE.

3º A reformulação ou ajuste curricular, uma vez aprovada pela PRPPG, e pelo CEPE quando for o caso, entrará em vigor no semestre letivo seguinte ao de sua aprovação.

  • Sendo assim, é preciso que o programa verifique se pretende proceder com reformulação curricular ou ajuste curricular e, após definir sua necessidade, seguir os procedimentos abaixo discriminados.
 
Portarias emitidas pela PRPPG sobre o assunto:
AnoAjuste curricularReformulação curricularTotais
202211617
202125429
2020241034
2019331245
201818321
201722022
201610010
2015101
2014202
2013606
2012202
*atualizado até 11/07/2022. disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/portarias/
 
 

Fluxograma do processo

 

A partir de 01/10/2018, todas as solicitações de ajuste curricular são feitas via SIGA.

Acesse aqui  tutorial de como solicitar ajuste curricular no SIGA no sistema (lembrando que, para ajuste curricular, não é possível alterar nem criar linhas de pesquisa ou áreas de concentração).

A título de exemplo, modelo de grade curricular estruturada:

Pontos importantes que devem ser observados para a elaboração da nova grade curricular:

  • Eliminar a concessão de créditos para atividades de pesquisa e orientação de desenvolvimento de tese/dissertação (a atividade de orientação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão é um pré-requisito para a obtenção de título e não gera créditos)
  • Atualizar as bibliografias de todas as disciplinas (alteradas ou não), com referências recentes – a pertinência, qualidade e atualização das bibliografias são valorizadas  pela avaliação da CAPES; entre 12 a 15 referências atuais contendo expressiva parcela publicada nos últimos 5 anos; uma parcela das referências deverá ser composta por artigos atuais que revelam a contemporaneidade e atualidade dos conhecimentos abordados
  • Ementa deverá descrever o propósito e o foco da disciplina. Delimitar a abordagem da disciplina. A ementa não consiste em lista de conteúdos. (Exemplo: “Aprofundamento prático e desenvolvimento dos tópicos fundamentais para a análise, interpretação e modelação de sistemas biológicos relacionados e aplicados ao movimento humano.”). Veja o Indicativo para elaboração de ementas.
  • Formação em docência: para os programas de pós-graduação acadêmicos, quando a proposta incluir a formação de docentes no perfil de egressos, a obrigatoriedade da prática de docência trata-se de uma questão de coerência com o objetivo do PPG.

Recomenda-se que os PPGs mantenham informações em inglês de todos os títulos e ementas de todas as disciplinas em campo específico no SIGA. A atualização pode ser feita a qualquer momento, independente de solicitação de ajuste curricular. Para atualizar essas informações no SIGA basta:

  1. Acessar o menu disciplinas>visualizar ativas, clicar no nome da disciplina e depois na aba “dados em inglês”;
  2. Inserir as informações em inglês: nome da disciplina e ementa. No campo bibliografia basta copiar os dados já existentes;
  3. Após, clicar em Salvar.

ALTERAÇÃO DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (VIA SEI – versão via SIGA indisponível)

 

  • As solicitações de reformulação curricular que envolvem alteração de áreas de concentração devem ser encaminhadas via SEI para a unidade UFPR/R/PRPPG/CPGSS:
    • Tipo de processo: Pós-Graduação: reformulação curricular
    • Destinatário: UFPR/R/PRPPG/CPGSS
  • Inserir: 

    1. Ofício constando no mínimo as seguintes informações (texto sugerido aqui):
    2. Ata(s) do colegiado aprovando a solicitação de reformulação
  • Caso envolva apenas alteração em linhas de pesquisa, basta solicitar via SIGA, como informado abaixo. Neste caso a PRPPG/CPGSS montará o processo para encaminhamento ao CEPE.

A título de exemplo, modelo de áreas/linhas estruturado:

 
 
Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação