COMU7000 – COMUNICAÇÃO, ESFERA PÚBLICA E ATORES SOCIAIS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7000 – COMUNICAÇÃO, ESFERA PÚBLICA E ATORES SOCIAIS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: A relação entre comunicação e esfera pública.
Participação popular e mobilização social como processos de comunicação política.
Lutas por reconhecimento. Condições para argumentação pública e construção do debate político.
BIBLIOGRAFIA: “BENNET, Lance; ENTMAN, Robert. (eds). Mediated politics. Communication in the future of democracy. Cambridge University Press, 2001.
BOHMAN, J. Public deliberation. Pluralism, Complexity, and Democracy. MIT Press, 1996.
DRYZEK, J. Foundations and frontiers of deliberative governance.Oxford UP, 2013.
FRASER et. al. Transnationalizing the public sphere. Polity Press, 2014.
FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition?: a political-philosophical exchange. Verso, 2003.
GAMSON, W. Falando de Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento. Editora 34, 2003.
MARQUES, Angela. A Deliberação Pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas: textos fundamentais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
McADAM, D.; McCARTHY, J.; ZALD, M. (eds). Comparative perspectives on social movements. Political opportunities, mobilizing structures, and cultural framings. Cambridge University Press, 2008.
STEINER, J. The foundations of deliberative democracy. Empirical research and normative implications. Cambridge UP, 2012.
MAIA, R. Recognition and the media. Palgrave Macmillan UK, 2014.
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COMU7001 – CONSUMO CULTURAL E MIDIÁTICO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7001 – CONSUMO CULTURAL E MIDIÁTICO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: O consumo e suas implicações econômicas, sociais e culturais. O consumo e a pesquisa acadêmica: pré-conceitos, teorias e tendências. Consumo como campo de pesquisa em comunicação e as interdisciplinaridades possíveis. Consumo, imagem, estética e cultura midiática. Consumo e imaginário: mito, mídia, culto e arte. Consumo, grupos, identidades e etnografias.
BIBLIOGRAFIA: “BAITELLO JUNIOR, N. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1991.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. Trad.: Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CONTRERA, M. Mediosfera: meios, imaginário e desencantamento do mundo. Annablume: São Paulo, 2010.
DUARTE, A. A antropologia e o estudo do consumo: revisão crítica das suas relações e possibilidades. Revista Etnográfica, vol. 14 (2) | 2010
Disponível em: URL: http://etnografica.revues.org/.
GAMBARO, D. Bourdieu, Baudrillard e Bauman: o consumo como estratégia de distinção. Revista Novos Olhares. Vol. 1, nº 1. 2012.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas (RAE), FGV, vol. 47, n. 1, Jan./Mar., 2007.
PINHEIRO, M. C. T. Publicidade: a procura amorosa do consumo. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, vol. 3, 2006.
ROCHA, E. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 2010.
ROCHA, E.; FRID, M.; CORBO, W. O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Mauad, 2017.
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COMU7002 – CULTURA DIGITAL E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7002 – CULTURA DIGITAL E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Conceitos de cultura digital. Sociabilidade mediada por interações digitais em rede: metamorfoses e permanências de práticas de comunicação em processo de reconfiguração de produção, circulação e consumo. Aspectos específicos da sociabilidade contemporânea em espaços de fluxos: lugar e não-lugar; espaço e tempo; corpo; cultura urbana digital; ativismo em rede.
BIBLIOGRAFIA: “ALLARD, L. (2007), “”Émergence des cultures expressives, d’internet au mobile””. MédiaMorphoses, 21: 19-25.
AMARAL, I. Redes sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. Portugal, Covilha: Editora LabCom, 2016.
CASTRO, A. L. (ORG). Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
FIDALGO, A.; CANAVILHAS, J. Comunicação digital: 10 anos de investigação. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, Livros Laboratório de Comunicação, 2014.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LATOUR, B. (2005), Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Nova York, Oxford University Press
MARTINO, L. M. S. Teoria das Mìdias Digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2015.
MUSSE, C. F.; SILVA, VARGAS, H.; NICOLAU, M. A. Comunicação, mídias e temporalidades. Edufba; Brasília, Compós, 2017.
PRIMO, A. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SÁ, S.; POLIVANOV, B. Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como catetorias para análise dos sites de redes sociais. In, Contemporânea: Comunicação e Cultura, UFBA, v. 10, n. 3, set-dez 2012. pp.574-596.
SANTOS, T. C. A comunicação nas teorias das mídias digitais no Brasil e nos Estados Unidos. IN, Revista Famecos, Unisinos.. V. 23, n.1, 2016.
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COMU7003 – JORNALISMO, MEMÓRIA E NARRATIVAS CULTURAIS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7003 – JORNALISMO, MEMÓRIA E NARRATIVAS CULTURAIS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Narrativa jornalística como construção da memória.
Narrativas horizontais e verticais em profundidade: história,
movimentos, conceitos, gêneros. Narrativas midiáticas
contemporâneas e jornalismo.
Estética e sistemas narrativos no jornalismo digital.
Leitura e experiência estética.
BIBLIOGRAFIA: “BARBOSA, Suzana; SILVA, Fernando Firmino da; NOGUEIRA, Leila; ALMEIDA, Yuri. Atuação jornalística em plataformas móveis: estudo sobre produtos autóctones e a mudança no estatuto do jornalista. Brazilian Journalism Research, v. 9, n.2, SBPJor, 2013.
CANAVILHAS, João (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2014.
CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Natureza e transformação do jornalismo. Editora Insular, 2016.
DEUZE, Mark. Liquid Journalismo. Indiana, USA; University of Indiana, 2006
GRUSIN, R. Premediation: Affect and Mediality After 9/11. UK: PalgraveMacmillan, 2010.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Jornalismo e configuração narrativa da história do presente. E-compós. n. 1, 2004, p. 1-26. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2014.
RIBEIRO, A. P. G. & FERREIRA, L. M. A. (Orgs.). Mídia e memória: a produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus, 1994. (Tomo I)
SCOLARI, Carlos A. Narrativas transmedia: cuando todos los médios cuentam. Barcelona: Deusto, 2013.
SOSTER, Demétrio de A.; PICCININ, Fabiana Q. Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas epistemológicas. Santa Cruz do Sul, RS: Catarse, 2017.
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COMU7004 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7004 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Atividade curricular definida como a participação do aluno em atividades de Ensino na educação superior da UFPR. Compreende acompanhamento, preparação, planejamento e execução das aulas – sempre com a supervisão do professor.
BIBLIOGRAFIA: Depende da disciplina em que fizer o estágio docente.
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COMU7005 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7005 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Atividade curricular definida como a participação
do aluno em atividades de Ensino na educação superior da UFPR. Eletiva para mestrandos e obrigatória para doutorandos.
Compreende acompanhamento, preparação, planejamento e
execução das aulas – sempre com a supervisão do professor –, bem como auxílio na avaliação discente.
BIBLIOGRAFIA: Depende da disciplina em que fizer o estágio docente.
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COMU7006 – INTERNET E POLÍTICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7006 – INTERNET E POLÍTICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: O impacto das redes digitais, mídias sociais e tecnologias móveis nas formas de comunicação política contemporâneas e nas diferentes atividades políticas. O uso de tais tecnologias por instituições e atores ligados ao sistema político-formal. A apropriação das tecnologias digitais pela sociedade civil, incluindo diferentes meios de organização, mobilização, manifestação, protestos por agentes da esfera civil.
BIBLIOGRAFIA: “BAKSHY, E., MESSING, S., & ADAMIC, L. A. Exposure to ideologically diverse news and opinion on Facebook. Science, V. 348, N.6239, p. 1130–1132, 2015. http://doi.org/10.1126/science.aaa1160
BARNETT, S. New Media, Old Problems, New Technology and the Political Process. European Journal of Communication, V. 12, N.2, p. 193–218, 1997.
BERNHARD, U., & DOHLE, M. Local Politics Online: The Influence of Presumed Influence on Local Politicians’ Online Communication Activities in Germany. Local Government Studies, V. 41, N.5, p. 755–773, 2015. http://doi.org/10.1080/03003930.2015.1028624
ESTERLING, K. M., LAZER, D. M. J., & NEBLO, M. A. Connecting to Constituents: The Diffusion of Representation Practices among Congressional Websites. Political Research Quarterly, V. 66, N.1, p. 102–114, 2013.
http://doi.org/10.1177/1065912911434161
FARRELL, H. The Consequences of the Internet for Politics. The Annual Review of Political Science, 2012. Doi: 10.1146/annurev-polisci-030810-110815
FUCHS, C. Social Networking Sites and Complex Technology Assessment. International Journal of E-Politcs, V. 1, N. 3, p. 19-38, 2010.
GUREVITCH, M.; COLEMAN, S.; BLUMLER, J.G. Political Communication – Old and New Media Relationships. Annals of the American Academy of Political and Social Science (AAPSS), V. 625, 2009. Doi: 10.1177/0002716209339345
KRUIKEMEIER, S., VAN NOORT, G., VLIEGENTHART, R., & DE VREESE, C. H. Getting closer: The effects of personalized and interactive online political communication. European Journal of Communication, V. 28, N.1, p. 53–66, 2013. http://doi.org/10.1177/0267323112464837
MAIA, R. C. M.; GOMES, W.; MARQUES, F. P. J. A. (Eds.). Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.
NIELSEN, R.K.; VACCARI, C. Do People “”Like”” Politicians on Facebook? Not Really. Large-Scale Direct Candidate-to-Voter Online Communicationas an Outlier Phenomenon. International Journal of Communication, Vol. 7, p. 2333-56, 2012.
NORRIS, P. Digital Divide: Civic Engagement, Information Poverty and the Internet Worldwide. New York: Cambridge University Press, 2001.
STREET, J. Remote Control? Politics, Technology and ‘Electronic Democracy’. European Journal of Communication, V. 12, p. 27-42, 1997.
STROMER-GALLEY, J. Presidential campaigning in the Internet age. Oxford University Press, 2014.
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COMU7007 – JORNALISMO POLÍTICO E OPINIÃO PUBLICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7007 – JORNALISMO POLÍTICO E OPINIÃO PUBLICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Interfaces entre Teorias do Jornalismo e Teorias da Democracia. Jornalismo Político e o conceito de Campo Social. Organizações jornalísticas, instituições políticas e opinião pública.
O Jornalismo como ator político.
A relação entre a cobertura política e as seções noticiosa e opinativa dos jornais.
Jornalismo e eleições. Estudos sobre Jornalismo Político e efeitos de mídia.
BIBLIOGRAFIA: “ALBÆK, E.; VAN DALEN, A.; JEBRIL, N.; DE VREESE, C. Political journalism in comparative perspective. Cambridge UP, 2013.
AZEVEDO, F. A GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA: Paralelismo Político e Antipetismo (1989-2014). [s.l.] Universidade Federal de São Carlos, 2016.
BECKERS, K. et al. Are newspapers’ news stories becoming more alike? Media content diversity in Belgium, 1983–2013. Journalism, 2017.
BOYDSTUN, A. E. Making the news: Politics, the media and agenda-setting. Chicago: The University of Chicago Press, 2013.
COOK, T. Governing with the news. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.
ERIKSSON, G., & OSTMAN, J. (2013). Cooperative or Adversarial? Journalists’ Enactment of the Watchdog Function in Political News Production. The International Journal of Press/Politics, 18 (3), 304–324.
MAZZOLENI, G. (Ed.). The International Encyclopedia of Political Communication. [s.l.] John Wiley & Sons, 2015.
MOTTA, L. G. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora UnB, 2013.
SCHUDSON, M. Why democracies need an unlovable press. Cambridge: Polity Press, 2008.
SHEHATA, A., & STRÖMBÄCK, J. Not (yet) a new era of minimal effects: A study of agenda-setting at the aggregate and individual levels. The International Journal of Press/Politics, v. 18, n. 2, p. 234–255, 2013.
TUCHMAN, G. Making news: A study in the Construction of Reality. [s.l.] Free Press, 1978.
VAN DALEN, A. (2012). Structural Bias in Cross-National Perspective: How Political Systems and Journalism Cultures Influence Government Dominance in the News. The International Journal of Press/Politics, 17 (1), 32–55.
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COMU7008 – METODOLOGIAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7008 – METODOLOGIAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: A Comunicação como campo do conhecimento científico. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em Comunicação. Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica. A pesquisa como processo em construção. Definição do objeto de pesquisa; formulação de hipóteses e análise dos resultados. Etapas de elaboração do Projeto de Pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: “BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Qualidade, Quantidade e Interesses do Conhecimento: evitando confusões. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003.
BIGGAM, J. Succeeding with your master’s dissertation: a step-by-step handbook. 2nd ed. Maidenhead: Open University Press, 2011.
BLAIKIE, N. Designing social research. The logic of anticipation. London: Polity Press, 2002. BRYMAN, A. Social research methods. 4th ed. Oxford: Oxford University Press, 2012.
DUARTE, J.; BARROS, A. (orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, Atlas, 2009.
HAMLIN, C. L. Breve Metametodologia das Ciências Sociais. Revista Latinoamericana de Metodologia de la Investigación Social. Argentina. N. 1. Año 1. Abril-Sept., 2011.
BRAGA, J.; LOPES, M. I.; MARTINO, L. (orgs.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de e MOURA, Claudia Peixoto de (org.). Pesquisa em Comunicação. Metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016
McMILLAN, K.; WEYERS, J. How to write dissertations & project reports. 2nd ed. Harlow: Pearson Education, 2011.
NAVARRETE, J. M. Problemas Centrales del análisis de datos cualitativos. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social. No1. Año 1. 2011.
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COMU7009 – MÍDIA E ELEIÇÕES |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7009 – MÍDIA E ELEIÇÕES
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Conceitos de campanhas eleitorais modernas. Democracia representativa. Campanhas permanentes. Imagem pública. Meios de comunicação e informação em períodos eleitorais. Sistemas políticos e sistemas midiáticos.
BIBLIOGRAFIA: “ALBUQUERQUE, A. Notas para uma agenda da pesquisa sobre a propaganda política na televisão no Brasil. ECO-Pós, v.12, n.3, setembro-dezembro 2009, p. 4-10.
CAMPBELL, A. et al. The American Voter. New York: John Wiley & Sons, 1964.
HOLBROOK, T. M. Do campaigns matter? Beverly Hills, CA: Sage, 1996.
LAZARSFELD, P. F., BERELSON, B., & GAUDET, H. The people’s choice. New York: Columbia University Press, 1944.
SARTORI, Giovanni. “”Homo videns””: televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.
SILVEIRA, Flávio E. A decisão do voto no Brasil. Porto Alegre, Edipucrs, 1998.
SINGER, André Vitor. Esquerda e direita no eleitorado brasileiro. A identificação ideológica nas disputas presidenciais de 1989 e 1994. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida; SAMPAIO, Rafael Cardoso; AGGIO, Camilo de Oliveira. Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 2013.
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COMU7010 – MÍDIAS E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7010 – MÍDIAS E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Narrativas midiáticas, identidades e
representações sociais. Identidades e
diversidade sociocultural na mídia: conteúdos,
circulação e modos de apropriação.
Representações sociais, mídia e práticas socioculturais.
BIBLIOGRAFIA: “BABBA. Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 24. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio: Apicuri, 2016. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, UFMG, 2011.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
SPINK, Mary Jane (Org). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SHUTZ, Alfred. El problema de la realidad social. 2. ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2008
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COMU7011 – SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7011 – SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Busca suplementar os conteúdos oferecidos na disciplina Metodologia de pesquisa e Seminário de Dissertação, com o objetivo de contribuir no processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: BECKER, Howard. Truques de escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Processualidades metodológicas: configurações transformadoras em comunicação. Florianópolis: Insular, 2013.
BRAGA, J.; LOPES, M. I.; MARTINO, L. (orgs.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.
DUARTE, J.; BARROS, A. (orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, Atlas, 2009.
MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 31-59.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de e MOURA, Claudia Peixoto de (org.). Pesquisa em Comunicação. Metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.
OBS: outras referências serão utilizadas conforme os projetos apresentados
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COMU7012 – SEMINÁRIO DE PESQUISA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7012 – SEMINÁRIO DE PESQUISA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida com base na programação das linhas de
pesquisa. Buscando suplementar os conteúdos oferecidos na disciplina Metodologia de
pesquisa, objetiva fundamentalmente subsidiar o processo de maturação e
implementação dos projetos de dissertação. As opções bibliográficas deverão se ajustar
às demandas específicas colocadas pelos mestrandos em diferentes etapas de suas
trajetórias de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: Depende dos projetos apresentados
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COMU7013 – SEMINÁRIO TEMÁTICO I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7013 – SEMINÁRIO TEMÁTICO I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 1
EMENTA: Os seminários temáticos abordam questões específicas com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões teóricas e metodológicas em comunicação. Os seminários podem ser oferecidos e ministrados por professores convidados de outros programas de pós-graduação.
BIBLIOGRAFIA:
REFERÊNCIAS:
LIVROS
HISSA, Cássio. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MACHADO, Juremir. O que pesquisar quer dizer. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MALDONADO, Alberto Efendy. Metodologias da Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
ARTIGOS
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação – abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós (Brasília), v. 14, p. 01-33, 2011.
GRUSZYNSKY, Ana Cláudia; GOLIN, Cida; CASTEDO, Raquel. Produção editorial e comunicação científica: uma proposta para edição de revistas científicas. E-Compós (Brasília), v. 11, número 2, p. 01-17, 2008.
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COMU7014 – SEMINÁRIO TEMÁTICO II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7014 – SEMINÁRIO TEMÁTICO II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Os seminários temáticos abordam questões específicas
com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões
teóricas e metodológicas em comunicação.
Os seminários podem ser oferecidos e ministrados
por professores convidados de outros programas de pós-graduação.
BIBLIOGRAFIA: Depende do tópico ofertado
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COMU7015 – SEMINÁRIO TEMÁTICO III |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7015 – SEMINÁRIO TEMÁTICO III
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Os seminários temáticos abordam questões específicas
com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões
teóricas e metodológicas em comunicação.
Os seminários podem ser oferecidos e ministrados
por professores convidados de outros programas de pós-graduação.
BIBLIOGRAFIA: Depende do tópico ofertado
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COMU7016 – SEMINÁRIO TEMÁTICO IV |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7016 – SEMINÁRIO TEMÁTICO IV
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Os seminários temáticos abordam questões específicas
com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões
teóricas e metodológicas em comunicação.
Os seminários podem ser oferecidos e ministrados
por professores convidados de outros programas de pós-graduação.
BIBLIOGRAFIA: Depende do tópico ofertado
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COMU7017 – TEORIA POLÍTICA E COMUNICAÇÃO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7017 – TEORIA POLÍTICA E COMUNICAÇÃO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Princípios da teoria política moderna. Teoria crítica da comunicação. Comportamento político. Cultura política. Comunicação e processos de representação. Esfera pública moderna. Conceitos de poder, sociedade, Estado, instituições e sistemas comunicacionais.
BIBLIOGRAFIA: “BOBBIO, Norberto. Teoria das formas de governo. Brasília: Ed. UnB, 1983
BOUDON, Raymond. Efeitos políticos e ordem social. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
HABERMAS, Jürgen. Comunicação política na sociedade mediática: o impacto da teoria normativa na pesquisa empírica. LÍBERO. ISSN impresso: 1517-3283/ISSN online: 2525-3166, n. 21, p. 9-21, 2016.
KAID, L. L. (ed.) Handbook of Political Communication Research. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
MIGUEL, Luís Felipe. Consenso e conflito na teoria democrática: para além do”” agonismo””. Lua Nova, n. 92, 2014.
MIGUEL, L. F; BIROLI, F. (orgs.) Mídia, representação e democracia. São Paulo: Hucitec, 2010.
SANDOVAL, Luis Ricardo. Medios, masas y audiencias: lecturas sobre teoría social de la
Comunicación. Comodoro Rivadavia: Universitaria de la Patagonia -EDUPA, 2013.
SARTORI, Giovanni. A Política. Brasília: Editora UnB, 1997.
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COMU7018 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7018 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Trajetória teórica da comunicação como objeto de estudo
e como campo do conhecimento. Media effects,
abordagem compreensiva do processo de comunicação,
estudos críticos sobre a mídia. Estudos culturais: escola de Birmingham,
perspectiva latino-americana e outras abordagens contemporâneas.
BIBLIOGRAFIA: APEL, Karl-Otto. Transformação da filosofia v.2: o a priori da comunidade de comunicação. São Paulo: Loyola, 2000.
ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind: Collected Essays in Anthropology, Psychiatry, Evolution, and Epistemology. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
BAUDRILLARD, Jean. Requiem for the Media. For a Critique of the Political Economy of the Sign, [s. l.], p. 164?184, 1972.
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COMU7019 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAIS I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7019 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAIS I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: A disciplina visa atender às necessidades das pesquisas dos pós-graduandos, bem como as especificidades dos grupos de pesquisa do PPGCOM. Pode abordar métodos e técnicas específicas, como análise de conteúdo e de discurso, grupos focais, etnografia, netnografia, observação sistemática, análise de imagem, estudos de recepção, entre outros, possibilitando o diálogo com o desenvolvimento de novas perspectivas teórico metodológicas no campo da Comunicação.
BIBLIOGRAFIA: Depende do tópico ofertado
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COMU7020 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAIS II: PROCESSOS MIDIÁTICOS E PRÁTICAS CULTURAIS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7020 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAIS II: PROCESSOS MIDIÁTICOS E PRÁTICAS CULTURAIS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Processos e práticas de produção, circulação
e recepção dos produtos midiáticos. Análise crítica de mídia: conteúdos, narrativas, linguagem, suportes e convergência.
Mídia, produção de sentidos, interações e
modos de sociabilidade contemporâneos.
BIBLIOGRAFIA: ”
BRAGA, José Luis. A sociedade enfrenta a sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
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MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
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VENTURA, Mauro de Souza. Processos midiáticos e produção de sentido. São Paulo: Unesp, 2011.
”
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COMU7021 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7021 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: A disciplina visa atender às necessidades das pesquisas dos pós-graduandos da linha de pesquisa Comunicação e Política, podendo abordar análises estatísticas, estudos de enquadramento noticioso e interpretativo, análises de conteúdo e de discurso, técnicas de entrevistas e grupos focais, bem como explorar softwares de tratamento de dados.
BIBLIOGRAFIA: Depende dos projetos apresentados
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COMU7022 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA II : COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: COMU7022 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA II : COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Estudos específicos das diferentes teorias democráticas em interface com os processos comunicacionais, abordando os modelos de democracia
representativa, deliberativa, participativa e digital, com ênfase nesta última.
Influência das tecnologias de comunicação e informação, mídias sociais e mídias móveis sobre a teoria democrática. Avaliação de iniciativas institucionais (top-down) e societais (bottom-up) de democracia digital. Diferentes formatos de participação, engajamento, deliberação e consultas digitais.
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