A proposta curricular do nosso Programa está associada a três grandes linhas de orientação para as disciplinas. Assim, temos disciplinas conceituais, metodológicas e de complementação. As disciplinas consideradas conceituais (todas as obrigatórias) fornecem as bases teóricas e práticas para que o estudante tenha uma formação sólida em Entomologia. Nesse grupo se enquadram as 10 disciplinas obrigatórias do mestrado (das quais três são associadas com habilidades para formação em docência) e as seis do doutorado (todas associadas com habilidades para formação em docência). Já as disciplinas metodológicas (obrigatórias e optativas) fornecem as ferramentas para que o estudante desenvolva os trabalhos de campo e experimentos. As disciplinas de complementação são, em sua maioria, optativas e desenvolvem ainda mais a aptidão dos estudantes para a pesquisa especificamente associada a linha de pesquisa de formação. Existem várias disciplinas no nosso currículo que atuam tanto como conceituais quanto como metodológicas. Os estudantes cursam disciplinas em cada um desses grupos para sua formação.
No contexto do ensino presencial, o Colegiado do Programa tem estimulado a criação de novas disciplinas, com ementas variáveis que após a sua realização, são avaliadas pelos acadêmicos, docentes e Colegiado. Com base nessa avaliação critica a disciplina é aperfeiçoada ou modificada passando a contar com abordagem construída a partir do coletivo. Após o processo de avaliação podemos ou não consolidar a disciplina na estrutura curricular. A estrutura curricular conta com certa flexibilidade que já apontamos no item estrutura curricular, de modo que temos disciplinas (tópicos especiais) cuja a ementa pode sofrer alterações de forma mais dinâmica, evitando os procedimentos excessivamente longos e burocráticos.
O Programa de Pós-graduação em Entomologia não atua no ensino a distância. As aulas práticas em laboratório e no campo, onde a interação com o material biológico ocorre de forma constante, são condições essenciais para formação com qualidade de pesquisadores e docentes na área de Entomologia. No entanto, muitas disciplinas formativas (como Estatística, Metodologia da Pesquisa, Filosofia da Ciência, por exemplo) são comuns (transversais) a um conjunto de programas de pós-graduação. Ainda, o ensino em ambiente virtal têm sido implementado desde a Pandemia de COVID-19 de forma emergencial.