PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PPG INFORMÁTICA

Menu

Infraestrutura

O PPGInf possui uma excelente infraestrutura física e computacional fornecida pelo Departamento de Informática (DInf) da UFPR, que ocupa hoje cerca de 2.500m2, em um prédio próprio. Nesse espaço estão os gabinetes de docentes, doutorandos e pesquisadores visitantes e todos os 16 laboratórios de pesquisa do programa, além de compartilhadas e de secretaria.

Esse espaço físico é fruto de uma constante evolução do departamento e programa, que mais que dobrou de área na última
década. Entre 2017 e 2018, diferentes reformas foram conduzidas para atender às demandas do programa e otimizar a utilização da infraestrutura disponível, resultando em ampliação dos laboratórios, e de mais um auditório para defesas. Mais notadamente com recursos de grupos de pesquisa foi implantado um novo datacenter capaz de abrigar até 12 racks de computação, com toda a infraestrutura lógica e elétrica necessária. Um segundo datacenter de menor porte também está
disponível para docentes que desejem abrigar máquinas que necessitam de constante acesso físico.

Os seguintes laboratórios fazem parte do PPGInf:

** 1. Linha de pesquisa: Inteligência Computacional **
– Laboratório de Algoritmos (Arg);
– Laboratório de Visão Computacional, Computação Gráfica e Processamento de Imagens (IMAGO);
– Laboratório de Inteligência Artificial e Métodos Formais (LIAMF);
– Laboratório de Computação Bioinspirada, Meta-heurísticas e Aprendizagem de Máquina (C-Bio);
– Laboratório de Sistemas Tutores Inteligentes (LIC);
– Laboratório de Visão, Robótica e Imagem (VRI).

** 2. Linha de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos **
– Laboratório de Computação Distribuída, Redes de Computadores e Tolerância a Falhas (LARSIS);
– Laboratório de Gerenciamento de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Redes Sem Fio, Segurança, Modelagem e Análise de Desempenho (NR2);
– Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE);
– Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC).

** 3. Linha de Pesquisa: Tecnologia da Informação **
– Laboratório de Banco de Dados (LBD);
– Laboratório de Banco de Dados de Grande Escala (BDGE);
– Laboratório de Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL);
– Laboratório de Fundamentos e Aplicações em Engenharia de Software (FAES);
– Laboratório de Engenharia de Software (GrES);
– Laboratório de Interação Humano-Computador (IHC).
** Infraestrutura dedicada aos discentes: Além destes 16 laboratórios com espaço médio de 30m2, PPGinf oferece gabinetes para os estudantes de doutorado, atualmente todos os alunos em dedicação integral possuem seu gabinete. Isto propicia que os estudantes de doutorado tenham espaço adequado para suas pesquisas.

** Infraestrutura geral: O departamento de Informática abriga ainda 5 laboratórios didáticos de computação com mais de 150 pontos de trabalho; salas de reunião e defesa. Além dos laboratórios e salas descritos acima, o Departamento de Informática conta também com um auditório multimídia no próprio prédio, além de outros auditórios disponíveis no Setor de Ciências Exatas. São duas salas de concentração de serviços, além de salas de reuniões com capacidade de videoconferência, secretarias, almoxarifados.

O PPGInf ainda dispões para suas atividades didáticas salas de aula, salas de reunião e anfiteatros em diferentes prédios do Setor de Ciências Exatas e também do Setor de Tecnologia, localizados no mesmo Campus.

O DInf possui uma estrutura própria para atender as demandas da graduação e pós-graduação. Esses recursos estão alocados em uma datacenter com 12 racks com servidores de alto desempenho e ofertam serviços e recursos virtualizados. A gerência é feita em conjunto com um dos laboratórios de pesquisa (C3SL) que aumenta a flexibilidade de serviços avançandos de computação.

A infraestrutura central é composta por:
– Um nuvem de serviços avançadas composta por 500 núcleos; 4 TB de RAM; e 1 PB bruto de armazenamento. Nesta nuvem são executados protótipos de soluções desenvolvidas pelos grupode de pesquisa e proporcionados recursos virtuais para experimentação científica
– Um cluster de HPC com 192 núcleos de processamento, 2 placas aceleradoras Xeon Phi com 57 núcleos cada, 1,5TB de memória RAM, 24TB de disco e interconexão Infiniband 56Gbps. Compilador Intel.
– Uma rede de alta velocidade inteligando esses recursos com ligações de até 40Gbps. Incluindo dispostivos SDN nativos utilizados para experimentação.
– A Conexão Internet via POP/RNP é de 20 Gbps. Sendo um dos mais provedores de dados da rede IPE graças ao serviços de espelhos de software livre que atende todo o país
– Diversos dispostivos de processamentos heterogeneo como GPUs
– Uma rede de 500 pontos de trabalho com área de armazenamento comum e acessíveis remotamente.
– Um datacenter para secundário para hospedar equipamentos de pesquisadores que precisam acesso contínuo aos seus equipamentos.

Todo estudante de pós-graduação recebe acesso a esses recursos, tendo direito a uma área em disco de 2 GB (inicial, que pode ser aumentada sob demanda) com backup centralizado e redundante em um ambiente Linux com mais de 1000 pacotes de software livres instalados. Os logins dos alunos são válidos em todos os terminais de acesso. Também é ofertada uma rede wireless em todo o edifício.

Todo esse poder computacional e infraestrutura de TI viabiliza um ambiente de ponta não somente para nossos discente e docentes, mas também para outros programas de graduação (Estatística e Física), pós-graduação (Bioinformática e Biomedicina) e laboratórios da UFPR (Laboratório de Genética Humana e Molecular e Grupo de Pesquisa CFD, propulsão e aerodinâmica de foguetes).

Universidade Federal do Paraná
PPG INFORMÁTICA
Rua Evaristo F. Ferreira da Costa, 383-391
Jardim das Américas, Curitiba - PR, 82590-300

Universidade Federal do Paraná
PPG INFORMÁTICA
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Centro Politécnico da UFPR
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3101
E-mail: ppginf@inf.ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - PPG INFORMÁTICA

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação