O PPGInf da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui 3 objetivos principais relacionados a Educação, Produção Científica e Contribuição Social:
1) Formar profissionais altamente qualificados para atuar em pesquisa, ensino e na indústria;
2) Desenvolver pesquisa inovadora e produzir conhecimento em áreas de ponta da Ciência da Computação;
3) Fomentar atividades de inserção social.
** Educação:
No escopo da Educação visando a formação discente de alto nível (Objetivo 1), o programa tem oferecido oportunidades de capacitação tanto relacionadas às áreas de atuação dos grupos de pesquisa e seus alunos, quanto relacionadas à formação de base na pesquisa científica.
A alta participação de alunos na produção bibliográfica mais relevante do PPGInf demonstra o comprometimento do corpo docente na formação de mestres e doutores e o potencial das pesquisa desenvolvidas para propiciar a capacitação discente. Nos últimos anos, a participação discente nas produções do programa tem sido superior 70% sem contar a produção de alunos egressos. Em 2018, essa participação foi superior a 70% das produções.
O PPGInf valoriza uma formação com forte conteúdo conceitual sem desprezar os aspectos práticos da Computação. Além da produção qualificada citada acima, o PPGInf incentiva a participação dos discentes em eventos nacionais e regionais e em workshops específicos de suas áreas, que são oportunidades ricas para a capacitação do aluno e o fortalecimento de laços de colaboração.
As experiências oferecidas aos discentes têm contribuído com a qualidade de sua formação. Vários egressos de mestrado já concluíram ou estão cursando seus doutorados em universidades de destaque na Ásia, Europa, América do Norte e Brasil. Vários egressos de Doutorado atualmente são professores em programas de graduação e pós-graduação e tem atuado como pesquisadores no Brasil e no exterior.
Historicamente, os alunos do PPGInf têm recebido diversos reconhecimentos pelos trabalhos desenvolvidos. Cinco dissertações e teses do Programa já foram premiadas em edições centrais do Concurso de Teses e Dissertações do CSBC e todos os anos vários docentes, alunos de Mestrado e de Graduação são premiados em diversos eventos nacionais das Comissões Especiais da SBC e em também em eventos internacionais. Em 2018, trabalhos de discentes do PPGInf foram premiados nos eventos ICEIS, SBBD e SBIE, equipes de alunos foram premiadas nas competições de Programação Paralela que ocorre junto ao Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) e de Avaliação de Interação que ocorre no Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). Além dos prêmios e distinções destacados, o aluno Marcus Botacin, co-orientado pelo Prof. André Grégio no mestrado e atualmente orientado no Doutorado, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado no Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), e o aluno Bruno Cremonezi, co-orientado pela Profa. Michele Nogueira no mestrado e atualmente orientado no Doutorado, foi classificado entre as 10 melhores dissertações de mestrado em Ciência da Computação do Brasil no 31o. Concurso de Teses e Dissertações da SBC, e do I Concurso de Teses e Dissertações do SBRC.
Todos os docentes permanentes têm ministrado disciplinas e orientado dissertações e teses com regularidade. Todos os docentes também atuam nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Informática Biomédica da UFPR e tem orientado trabalhos de conclusão de curso ou de iniciação científica. O envolvimento com a graduação tem produzido resultados importantes, com impacto positivo na produção científica, na capacitação dos discentes de pós-graduação e, especialmente, na capacitação dos discentes de graduação, que tendem a desenvolver a capacidade crítica e se tornarem bons candidatos para programas de Mestrado.
Durante todo o ano de 2018, os docentes do PPGInf ofereceram dezenas de disciplinas especializadas em suas áreas de pesquisa, tanto exclusivas para a Pós-Graduação quanto disciplinas abertas também para alunos de Graduação cursando os últimos semestres de seus cursos. Diversas disciplinas utilizam abordagem orientada a problemas, articulando teoria e prática na elaboração de um projeto situado em domínios reais, como hospitais, prefeituras e escolas. Disciplinas para cursos de especialização, e disciplinas e minicursos específicos para treinamento também foram oferecidos por docentes do programa visando, por exemplo, treinamento para equipes de maratona de programação, de competição de avaliação de sistemas computacionais, e de robótica. Diferentes Minicursos/Oficinas de capacitação interna foram oferecidos sobre Arduíno, HTML/CSS, Vim, Python, LaTeX, ampliando as possibilidades de formação técnica e acadêmica dos discentes.
O PPGInf tem avançado em termos de estrutura curricular e reforçado a oferta de disciplinas de caráter formativo e de nivelamento, como Algoritmos e Estrutura de Dados e Metodologia Científica para Ciência da Computação. O Programa ampliou a possibilidade de disciplinas formativas para os discentes com o oferecimento, junto a UFPR, de disciplinas como Filosofia da Ciência, Escrita Acadêmica em Inglês, e Métodos Estatísticos para Pesquisa Científica.
Para resultados consistentes e duradouros, o programa tem incentivado que os grupos de pesquisa tenham seus seminários internos e suas próprias estratégias para promover a capacitação discente, compartilhando recursos com outros grupos.
** Produção Científica **
O PPGInf entende que a excelência na produção científica (Objetivo 2) é um resultado da excelência na formação de recursos humanos.
A diversidade dos grupos de pesquisa e da produção científica é um ponto forte do PPGInf. Naturalmente, cada grupo possui suas particularidades que são influenciadas pelos temas de pesquisa, abordagens, tipo de contribuição produzida, recursos humanos e de infraestrutura disponíveis, etc. Para que essa diversidade seja não apenas entendida, mas valorizada, o planejamento estratégico do PPGInf tem sido orquestrado pela coordenação, mas definido e conduzido pelos próprios pesquisadores em seus grupos de pesquisa de modo a refletir e valorizar as particularidades de cada grupo.
Assim, os resultados têm demonstrado que o PPGInf tem alcançado, e continuadamente evoluído, na qualidade de sua produção científica, com resultados publicados em veículos de alto prestígio e demonstrando crescente impacto e visibilidade por meio de citações e leituras em plataformas online. Essa produção está bem distribuída entre os docentes permanentes, conta com a participação discente, e apresenta parcerias com pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
Em 2018, o PPGInf produziu dezenas de artigos em parcerias com pesquisadores estrangeiros, na sua maior parte com o envolvimento de discentes. Muitos desses trabalhos já apresentam citações, alguns atingindo a marca de quase 10 citações em menos de 1 ano, indicando a visibilidade e o impacto da produção.
Em diferentes rankings, o Brasil tem aparecido como um dos países com menor impacto em termos da quantidade de trabalhos publicados e suas respectivas citações. O PPGInf, por sua vez, tem apresentado uma quantidade anual crescente de citações das publicações dos docentes, sugerindo uma tendência de aumento da visibilidade das publicações. Considerando as citações que puderam ser contabilizadas via Google Scholar e a quantidade de leituras dos trabalhos que pôde ser contabilizadas via plataforma ResearchGate, os trabalhos dos docentes passam das 20 mil citações e dos 200 mil downloads. Ao mesmo tempo, o programa possui um corpo docente em constante renovação com metade dos docentes tendo sido credenciada nos últimos 10 anos, indicando potencial de evolução contínua.
O PPGInf conta com o comprometimento de seus grupos de pesquisa de modo a oferecer uma capacitação diferenciada a seus discentes na produção científica, e tem oferecido seminários e promovidos discussões sobre a qualidade na produção científica. Os docentes têm desenvolvido parcerias com outras instituições nacionais e internacionais, favorecendo a troca de expertise, a formação discente, e a produção científica de alto impacto.
** Contribuição Social **
O crescimento e amadurecimento do PPGInf nos últimos 20 anos se beneficiou e favoreceu o crescimento do Departamento de Informática da UFPR, incluindo de sua preocupação com o impacto social gerado por suas atividades de ensino e pesquisa.
Em todas as linhas do PPGInf são desenvolvidas pesquisas com contribuição social efetiva (Objetivo 3) que vão da disponibilização de bases de dados para pesquisas na área da saúde e do desenvolvimento de tecnologias assistivas até o desenvolvimento de soluções livres e de baixo custo para fins educativos e sociais. O PPGInf também tem desenvolvido trabalhos em temas importantes e sensíveis para a sociedade, como a Neutralidade da Rede, a pesquisa de métodos e técnicas socialmente conscientes para a produção de tecnologia, ações para ensino de Pensamento Computacional em contextos desafiadores, e a transparência de dados da administração pública para a sociedade.
A educação de alto nível oferecida pelo PPGInf tem contribuído para levar pessoal qualificado a outras instituições. Naturalmente, isso também tem se traduzido em novas parcerias e produção científica em coautoria com pesquisadores dessas instituições. Para os próximos anos, o PPGInf prospecta que as parcerias em desenvolvimento produzam resultados científicos e sociais mensuráveis.
O egresso do PPGInf é uma pessoa capacitada em termos acadêmicos (científicos), pedagógicos e sociais.
O aluno do PPGInf é instigado a desenvolver o espírito crítico e autônomo, reconhecendo o contexto no qual está inserido, sua responsabilidade enquanto aluno de uma universidade pública brasileira e enquanto futuro profissional a atuar nessa sociedade. O egresso do PPGInf é, portanto, propiciado a ter sensibilidade aos desafios e particularidades do contexto brasileiro, com qualidade de formação para atuar no cenário internacional.
Dentre as habilidades e competências esperadas pelas instituições de ensino superior e pela indústria, o aluno do PPGInf possui: capacidade de comunicação oral e escrita; habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares; resiliência para o desenvolvimento de trabalhos de qualidade sob circunstâncias desafiadoras; capacidade de propor e conduzir um projeto de pesquisa; experiência como docente; pensamento crítico e socialmente responsável.
Para favorecer a capacitação no perfil esperado, o PPGInf apresenta uma excelente infraestrutura física para uso pelos alunos em suas atividades de pesquisa e um corpo docente qualificado e atuante nas mais diversas áreas da Computação. As disciplinas oferecidas pelo PPGInf contemplam todos os aspectos esperados para a sua formação, e desde 2017, a estrutura curricular do PPGInf foi reestruturada para reforçar a formação de base computacional, formação científica, e capacitação para o desenvolvimento de pesquisa de alto impacto.
A participação dos alunos em projetos de pesquisa, em organização de eventos de diferentes natureza e abrangência, a interação com a graduação e com outras universidades, empresas e grupos de pesquisa, são algumas das bases para que o PPGInf ofereça um ambiente propício à formação desses egressos.
Com a reestruturação conduzida em 2017 e 2018, além de atender às recomendações da última avaliação, o PPGInf almeja oferecer o ambiente ideal para que seus alunos e alunas sejam capacitados ao máximo, em suas áreas de atuação, nos temas que se sentem motivados a pesquisar e colaborar, considerando a diversidade de origem e de destino desses alunos. Para isso, o PPGInf entende que é necessário garantir uma boa formação de base ao mesmo tempo em que permanece flexível e sensível à diversidade de necessidades e características do seu corpo discente.
Como diferencial chave, o PPGInf oferece oportunidades para que os alunos se engajem em projetos e temas desafiadores e com relevância social, primando pela qualidade da experiência e da capacitação oferecida, adequadas às demandas da educação e da pesquisa em Computação e ao perfil do próprio discente.