MUSI7000 – PEDAGOGIA E PRÁTICA DO INSTRUMENTO I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7000 – PEDAGOGIA E PRÁTICA DO INSTRUMENTO I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Aberta a qualquer instrumentista. História das escolas técnicas e dos métodos; evolução da notação; repertório e aspectos técnicos e
interpretativos referentes a cada período (aspectos históricos, estilísticos e analíticos de cada período); aspectos da didática (iniciação ao
instrumento, postura, escalonamento do grau de dificuldade do repertório), Literatura da música em grupo, analise comparativa de métodos e
outros tipos de manuais. Reflexão sobre a ponte direta entre a teoria e a prática de ensino de instrumento, ressaltando a importância da experiência do professor
enquanto performer. Discussão de estratégias para os diferentes casos de ensino e aprendizado.
BIBLIOGRAFIA: Chueke, Zélia. « Music Never Heard Before: The Fear of the Unknown», Revista
MusicaHodie, v. 3, n. 1-2, 2003, p. 100-104.
___________.«Traços de modernidade em obras de Janá?ek, Debussy, Schoenberg e Ligeti», Música em Perspectiva,
Curitiba, DeArtes, UFPR, 2008.
___________. Brasil Musical. Curitiba: Editora do DeArtes, 2005.
Decarsin, François. La musique, architecture du temps. Paris : L?Harmattan, 2001.
Dossiê Piano Brasileiro. Revista Eletrônica de Musicologia, Vol. XIII, Dezzmbro 2009. www.artes.ufpr.br
Helffer, Claude. Quinze Analyses Musicales. De Bach à Manoury. Genève : Contrechamps, 2006.
Lopes, Eduardo (org). Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no séc XXI. Évora: Universidade de Évora, 2011.
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MUSI7001 – ANÁLISE MUSICAL NA TEORIA E NA PRÁTICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7001 – ANÁLISE MUSICAL NA TEORIA E NA PRÁTICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina discutirá aspectos teóricos e práticos da análise musical. O objetivo será o de proporcionar ao estudante uma fundamentação teórica e prática de técnicas analíticas na música tonal e atonal.
BIBLIOGRAFIA: The Cambridge History of Western Music Theory. Editor: Thomas Christensen. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
BENT, Ian. Analysis. Hampshire: The MacMillan Press LTD, 1987.
COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. Oxford: Oxford University Press, 1987.
DUNSBY, Jonathan. Early Twentieth Century Music: models of musical analysis. Oxford: Blackwell, 1993.
DUNSBY, Jonathan and Arnold Whittall. Music Analysis: in Theory and Practice. London: Faber & Faber, 1988.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton, 1989.
PERLE, George. Serial Composition and Atonality, An Introduction to the Music of Schoenberg, Berg, and Webern. 6th edition,revised. Berkeley:
University of California Press, 1991.
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MUSI7002 – ANÁLISE PARA INTÉRPRETES I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7002 – ANÁLISE PARA INTÉRPRETES I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Utilizando diferentes teorias de análise (da «variação em desenvolvimento», developing variation, de Schoenberg até a hermenêutica musical proposta por Viret e Tarasti) serão exploradas através da leitura, escuta e análise, obras relevantes da Primeira Escola Vienense, Brahms, Schumann, Segunda Escola Vienense, Janacek, Debussy, Messiaen, Ligeti, Kurtag, Boulez, Cage, Copland, e compositores brasileiros, do ponto de vista do intérprete , enquanto mediador entre a imaginação do compositor e o ouvinte.
BIBLIOGRAFIA: AIELLO, Rita; SLOBODA, John (Eds.). Musical Perceptions. New York: Oxford University Press, 1994
BACH, Carl Philipp Emanuel. Essay of the True Art of Playing Keyboard Instrument. New York: W.W Norton, 1949.
CHUEKE, Zelia. Stages of Listening During Preparation and Execution of a Piano Performance. Doctoral Dissertation, University of Miami, 2000.
http://www.legacyweb.rcm.ac.uk/cache/fl0026754.pdf
CONE, Edward. Music Form and Musical Performance. New York: W. W. Norton & Co., 1968
Grabocz, ed. Sens et signification en musique. Paris : Hermann Musique, 2007
Rink, John, ed. Musical performance. A guide to understanding. Cambridge: CUP, 1995
Rink, John, ed. The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation.Cambridge: CUP, 2002.
ROTHSTEIN, William. Phrase Rhythm in Tonal Music. New York : Schirmer Books, 1989.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Berkeley & Los Angeles: University of California Press, 1984.
VIRET, Jacques, ed. Approche herméneutique de la musique. Strasbourg: Presses de l?Université, 283-296, 2001.
Vídeos disponíveis no site do www. iemtp.ufpr.br
Ikor, Tristan. L?improvisation, du fragment à la plenitude. Laboratoire Trinagle, UMR 5206,
ENS-LHM, Lyon.
Ligeti, G. Neuf Essais sur la Musique. Genève: Contrechamps, 2001.
Manoury, Philippe. La note et le son1981-1998. Ecrits et entretiens Paris : L?Harmattan, 1998.
TARASTI, Eero. La musique comme art narratif. In: Grabocz, Marta. Sens et signification en
musique. Paris : Hermann Musique, 2007.
textos disponiveis no site http://www.cmpcp.ac.uk/conferences.html
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MUSI7003 – ANÁLISE PARA INTÉRPRETES II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7003 – ANÁLISE PARA INTÉRPRETES II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo das principais técnicas analíticas com ênfase histórica, cuja premissa é a de subsidiar a interpretação instrumental. As principais técnicas são: harmônica, funcional, formal, ritmo de frase, schenkeriana, set theory, análises empíricas. Além disso podem ser abordados tópicos, tais como processo temático, análise rítmica, semiótica, fenomenológica, representação pictórica ou gráfica, análise comparativa, abordagem psicológica da análise.
BIBLIOGRAFIA: BENT, Ian. Analysis. London: The Macmillan Press LTD., 1987.
CADWALLADER, Allen e GAGNÉ, David. Analysis of Tonal Music ? A Schenkerian Approach. New York: Oxford University Press, 1998.
CONE, Edward. Music Form and Musical Performance. New York: W. W. Norton & Co., 1968.
COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York: Goerge Braziller, Inc., 1987.
COOPER, Grosvenor e Meyer, Leonard. The Rhythmic Structure of Music. Chicago: The University of Chicago Press, 1960.
DUNSBY, Jonathan e Whittal, Arnold. Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber and Faber, 1988.
GAULDIN, Robert. Eighteenth-Century Counterpoint. Illinois: Waveland Press, Inc., 1988.
GAULDIN, Robert. Sixteenth-Century Counterpoint. Illinois: Waveland Press, Inc., 1985.
KELLER, Hermann. Phrasing and Articulation – A Contribution to a Rhetoric of Music. New York : W. W. Norton & Co., 1973.
KOELLREUTTER, H. J. Harmonia Funcional. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1980.
KOSTKA, Stefan e PAYNE, DOROTHY. Tonal Harmony. New York: McGraw-Hill, Inc., 1994.
LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eighteenth-Century. Cambridge: Harvard University Press, 1992.
MAGALHÃES, Homero. Bach: Prelúdios e Fugas: Análise. São Paulo: Editora Novas Metas, 1988.
PERLE, George. Serial Composition – Na Introduction of the Music of Schoenberg, Berg, and Webern. London: Faber and Faber, 1975.
ROSEN, Charles: Sonata Forms. New York: W. W. Norton & Co., 1988.
ROSEN, Charles: The Classical Style – Haydn, Mozart, Beethoven. New York : W. W. Norton & Co., 1971.
ROSEN, Charles: The Romantic Generation. Cambridge : Harvard University Press, 1998.
ROTHSTEIN, William. Phrase Rhythm in Tonal Music. New York : Schirmer Books, 1989.
SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre: Editora Movimento, 1982.
SIMMS, Bryan. Music of the Twentieth-Century – Style and Structure. New York : Schirmer Books, 1996.
STRAUSS, Joseph. Introduction to Post-Tonal Theory. New Jersey: Prentice-Hall, 1990.
ZAGONEL, Bernadete e CHIAMULERA, Salete. Introdução à Estética e à Composição Musical Contemporânea. Porto Alegre: Editora
Movimento, 1985.
ZAMACOIS, Joaquín. Curso de Formas Musicales. Barcelona: Editorial Labor S.A.,1960.
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MUSI7005 – ASPECTOS TEÓRICOS, ANALÍTICOS E ESTÉTICOS NA MÚSICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7005 – ASPECTOS TEÓRICOS, ANALÍTICOS E ESTÉTICOS NA MÚSICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina discutirá aspectos da música, da estética e da teoria musical da música do século XX centrado no estudo da obra de compositores representativos deste período.
BIBLIOGRAFIA: ABBATE, Carolyn. What the sorcerer said. 19th-Centiru Music, v. 12, n. 3, p. 221-230, Spring, 1989.
GRIFFITHS, Paul. Modern Music and After, directions since 1945. Oxford: Oxford University Press, 1995.
MORGAN, Robert. Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton, 1991.
NATTIEZ, Jean-Jacques; SOURCE, Katharine Ellis. Can one speak of narrativity in music? Journal of the Royal Musical Association, v. 115, n. 2,
p. 240-225, 1990.
SAMSON, Jim. Music in Trasition, a Study of Tonal Expansion and Tonality 1900-1920. London: J. M. Dent, 1993.
SIMMS, Bryan. Music of the Twentieth Century, Style and Structure. New York: Schirmer Books, 1996.
WHITTALL, Arnold. Musical Composition in the Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press, 1999.
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MUSI7008 – COMPOSIÇÃO E ANÁLISE MUSICAL I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7008 – COMPOSIÇÃO E ANÁLISE MUSICAL I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo sobre os processos composicionais sob o ponto de vista analítico. A disciplina abordará o repertório de música tonal e atonal.
BIBLIOGRAFIA: The Cambridge History of Western Music Theory. Editor: Thomas Christensen. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
BENT, Ian. Analysis. Hampshire: The MacMillan Press LTD, 1987.
COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. Oxford: Oxford University Press, 1987.
DUNSBY, Jonathan. Early Twentieth Century Music: models of musical analysis. Oxford: Blackwell, 1993.
DUNSBY, Jonathan and Arnold Whittall. Music Analysis: in Theory and Practice. London: Faber & Faber, 1988.
OLIVEIRA, João Pedro. Teoria Analítica da Música do Seculo XX. Lisboa: Gulbenkian, 1998.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
BABBITT, Milton. Set Structure as a Compositional Determinant. Journal of Music Theory 5/2: 72-94, 1961.
LEWIN, David. Generalized Musical Intervals and Transformations. New Haven: Yale University Press, 1987.
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-Tonal Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1990.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. NY: Schirmer, 1980.
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MUSI7009 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-MUSICAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCI |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7009 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-MUSICAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCI
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo aprofundado das principais teorias do desenvolvimento cognitivo musical incluindo o desenvolvimento auditivo e vocal dos bebês, crianças e adolescentes, a formação do gosto musical na infância, música e identidade na adolescência, entre outros.
BIBLIOGRAFIA: CAMPBELL, Patricia Shehan. Songs in their heads: music and meaning in chidlren?s lives. Oxford: Oxford University Press, 2002.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihalyi. Flow. Chicago: Harper, 1990.
DOTTORI, Maurício, ILARI, Beatriz & COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Anais do Primeiro Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.
Curitiba: Editora do DeArtes, 2005.
GARDNER, Howard. Frames of mind. Chicago: Basic Books, 1983.
HARGREAVES, David J. The developmental psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 1986.
ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, 9, 3-8, 2003.
ILARI, Beatriz. Bebês também entendem de música: A percepção e a cognição musicais no início da vida. Revista da ABEM, 7, 34-42, 2002.
ILARI, Beatriz & MAJLIS, Pablo. Children?s songs from around the world: an interview with Francis Corpataux. Music Education International, 1, 3-14,
SINCLAIR, Hermine. A notação na criança. São Paulo: Cortez, 1993.
ZIMMERMAN, Marylin & HARGREAVES, David John. Teorias do desenvolvimento musical. In ILARI, Beatriz (org). Em busca da mente musical.
Curitiba, Editora da UFPR, no prelo.
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MUSI7010 – EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7010 – EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo sobre os processos formativos em Educação Musical no paradigma da inclusão social e escolar, tendo como referenciais perspectivas
da Educação e Educação Musical.
BIBLIOGRAFIA: BRASIL. Ministério de Educação/Secretaria de Educação Especial. Educação Inclusiva. Direito à Diversidade. Curso de Formação de Gestores
e Educadores Brasília: MEC/SEESP, 2004.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 5ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
LOURO, V.S; ALONSO, L.G.; ANDRADE, A. F. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Edição do
Autor, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
STAINBACK, Susan & STAINBACK, William. Inclusão ? um guia para educadores. Trad. de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul, 1999.
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MUSI7012 – ETNOMUSICOLOGIA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7012 – ETNOMUSICOLOGIA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina estuda os conceitos do Folclore, Cultura Popular, Cultura de Massa e a Etnomusicologia, a metodologia de pesquisa, o método
etnográfico, análise do material sonoro, o estudo e a investigação da música produzida dentro do contexto social e cultural no Brasil e América
Latina.
Utiliza o campo semântico proposto pela Etnomusicologia desde uma perspectiva multidisciplinar.
BIBLIOGRAFIA: ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1989.
CASCUDO, Luiz da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2001.
GUERRA PEIXE, César. Maracatus do Recife. 6 ed. Recife: Irmãos Vitale, 1980.
Página 6/69 – 29/07/2011 18:05:28
KAZADI wa MUKUNA. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira: perspectivas etnomusicológicas. São Paulo: Terceira Margem, 2000.
_____. ?Sobre a busca da verdade na Etnomusicologia?. In Revista USP, março-abril-maio de 2008, Coordenadoria de Comunicação Social
(CCS) da Universidade de São Paulo, CCS-USP: São Paulo, 2008, pp.12-23.
KERMAN, Joseph. Musicologia. São Paulo Martins Fontes:, 1987.
LAPLANTINE, François. A Descrição Etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press,1964.
OLIVEIRA PINTO, Tiago de. ?Som e música. Questões de uma antropologia sonora?. In Revista de Antropologia, São Paulo: Universidade de
São Paulo, vol. 44 (USP), 2001.
PITRE-VÁSQUEZ, Edwin Ricardo. ?Veredas Sonoras Da Cúmbia Panamenha: Estilos e Mudanças de Paradigma?. Tese de Doutorado
defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Seincman, 151 pags. 2008.
SEEGER, Anthony. Why Suyá Sing. A musical anthropology of an Amazonian people. Cambridge: Cambridge University Press. 1987.
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MUSI7013 – ETNOMUSICOLOGIA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7013 – ETNOMUSICOLOGIA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina propõe o estudo dos conceitos da Etnomusicologia. Sua metodologia de pesquisa utiliza a descrição etnográfica, análise do material
sonoro, o estudo e a investigação da música produzida na contemporaneidade, dentro do contexto social e cultural do Brasil e da América Latina
com ênfase no Estado do Paraná.
Utiliza o campo semântico proposto pelas pesquisas em Etnomusicologia desde uma perspectiva multidisciplinar.
BIBLIOGRAFIA: BEHAGUE, Gérard H. ?Recursos para o estudo da música popular urbana latino-americana?. In Revista Brasileira de Música, vol 20, Rio de
Janeiro: UFRJ, p.1-24. 1992.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MENEZES BASTOS, Rafael José de. A musicológica Kamayurá: Para uma antropologia da comunicação no Alto-Xingu. Florianópolis: Ed. Da
UFSC, 1999.
MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press,1964.
NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Urbana: University of Illinois Press,1983.
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE/INM/Divisão de Música Popular, 1983.
Música Brasileira. Revista USP, No, 87, setembro-outubro-novembro de 2010, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade de
São Paulo, CCS-USP: São Paulo, 2010.
OCHOA, Ana María. Músicas locales en tiempos de globalización. Bogotá: Grupo Editorial Norma, 2003.
PITRE-VÁSQUEZ, Edwin Ricardo. ?Veredas Sonoras Da Cúmbia Panamenha: Estilos e Mudanças de Paradigma?. Tese de Doutorado
defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Seincman, 151 pags. 2008.
SANDRONI, Carlos. ?O lugar do Etnomusicologo junto às comunidades pesquisadas: devolução de registros sonoros como imperativo
cientifico?. In Anais / ABET/CNPq/ Contexto, 2005, II Encontro Nacional de Etnomusicologia, Salvador: UFBA, 2005.
SEEGER, Anthony. Etnografia da Música (Sinais Diacrônicos: música, sons e significados). S. Paulo: USP (Soma ? Grupo de Pesquisa de Som
e Música em Antropologia-FFLCH-Dep.Antropologia), 2004.
SHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
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MUSI7015 – FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO MUSICAL |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7015 – FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO MUSICAL
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo de referenciais contemporâneos para a formação docente do professor de música com base em diferentes autores e pesquisas recentes sobre os seguintes temas: saberes docentes, competências, professor reflexivo, estudos sobre desenvolvimento da carreira docente e estudos sobre motivação para prática e aprendizagem musical.
BIBLIOGRAFIA: BARBE, Michèle (dir.), Musique et Arts plastiques : analogies et interférences, Paris, PUPS, Collection « Musiques/Écritures », Série « Études », 2006, 303 p.
BOESSEUR, Jean-Yves. Musique et Arts Plastiques ? Interaction au XXème siècle. Paris, Minerve : 1998.
DUCHESNEAU, Michel. L?avant-garde Musicale à Paris de 1871 à 1939. Hayen : Mardaga, 1997.
SCHORSKE, Carl. Viena Fin-de-Siècle. UNICAMP: Compania das Letras, 1979.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Música. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo. Psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Good Business: Flow, Leadership and Making of Meaning. New York: Viking, 2003.
CUSTODERO, L. A. Buscando desafios, encontrando habilidades: a experiência de fluxo e a educação musical. In: Ilari, B. (Ed.). Em busca da mente musical [pp. 381-399]. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
CUSTODERO, L. A. Observable Indicators of Flow Experience: A Developmental Perspective on Musical Engagement in Young Children from Infancy to School Age. Music Education Research, July, 07, n2, [pp.185-209], 2005.
DECI, E.L.; RYAN, R.M. The 'what' and 'why' of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11, [pp.227-268], 2000.
GAUTHIER, Clemont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Ijuí, 1998.
MCCORMICK, J, & MCPHERSON, G. E. The role of self-efficacy in a musical performance examination: An exploratory structural equation analysis. Psychology of Music, 31(1), [pp.37-51], 2003.
MCPHERSON, G. E., & MCCORMICK, J. Self-efficacy and performing music. Psychology of Music, 34(3), [pp. 321-336], 2006.
MCPHERSON, G. E., & ZIMMERMAN, B. J. Self-regulation of musical learning: A social cognitive perspective. In: Colwell, R. & Richardson, C. (Eds.), The new handbook of research on music teaching and learning [pp. 327?347]. New York, NY: Oxford University Press, 2002.
MIKSZA, P. J. The Development of a Measure of Self-Regulated Practice Behavior for Beginning and Intermediate Instrumental Music Students. Journal of Research in Music Education, January 59 (1), [pp.321-338], 2012.
O`NEILL S.; MCPHERSON, G. E. Motivation. In: Parncutt R.; McPheron, G. (ed.). The science & psychology of music performance: creative strategies for teaching and learning. [pp.31-46] New York: Oxford University Press, 2002.
RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clemont. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
REEVE, J. Motivação e Emoção. 4.ed. Rio de janeiro: LTC, 2006.
RENWIC, J. M.; MCPHERSON G. E. Multiple motives: Profiles of young Australians? reasons for musical engagement. In: Proceedings of International Symposium on Performance Science, ISPS 2009. [pp. 469-474], 2009.
RITCHIE, L.; WILLIAMON, A. Measuring distinct types of musical self-efficacy. Psychology of Music, 39(1), [pp.328-344], 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
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MUSI7022 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7022 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Metodologias clássicas e atuais da pesquisa em música sob diversas abordagens (filosófica, histórica, experimental, práticas interpretativas), através de leituras e discussões de trabalhos já realizados. Métodos de formatação de textos (ABNT, MLA, Chicago, Turabian, APA, ente outros), aos bancos de dados de pesquisa em música, aos principais periódicos da área de música e formas de apresentação e publicação de materiais de resultados de pesquisas em música.
BIBLIOGRAFIA: ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNADJER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Editora Guazzelli, 2000.
BRUYNE, P.; HERMAN J.; SCHOUTHEETE, M. Dinâmica das pesquisas em ciências sociais: os polos da prática metodológica. 3.ed.Tradução de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1987.
CARVALHO, A. S. Metodología da Entrevista.- uma abordagem fenomenológíca. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1991.
CASTAGNA, Paulo. Reflexões metodológicas sobre catalogação de música religiosa dos sécs. XVIII e XIX em acervos brasileiros de manuscritos musicais. In: Anais. III Simpósio Latino-Americano de Musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2000. p. 139-165.
CHIZZOTTI. A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
COHEN, L. e MANION, L. Research Methods in Education. London: Routledge, 4 th edition, 1994.
COLWELL, R. Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books. 1992.
COOK, T.D.; REICHARDT, CH.S. Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. 2.ed. Madrid: Ediciones Morata, 1995.
FERREIRA, G. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. Atlas, São Paulo, 2011.
FREIRE, Vanda. L. B (org). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KEMP, Anthony E. Introdução à investigação em Educação Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
KERMAN, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martin Fontes, 1987.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MAYKUT, P.; MOREHOUSE, R. Beginning Qualitative Research: A philosophical and practical guide. Falmer Press: London, 1994.
McKENZIE, G., POWELL, J. e USHER, R. (eds.) Understanding Social Research. London: Falmer Press, 1997.
MILLES, M.B. e HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis. 2nd edition. London: Sage Publications, 1994.
MOREIRA, Daniel. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SEVERINO, Antônio. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
SILVA, José M.; SILVEIRA, Emerson S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: Normas e técnicas. Petrópolis: Vozes, 2007.
TAYLOR, S.; BOGDAN, R. Introduction to qualitative Research Methods: the search for meanings. 2.ed. New York: John Wiley & Sons, 1984.
TRIVIÑOS, Augusto. N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais – A pesquisa Oualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1994.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 11 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
VIEIRA, M. P. ; PEIXOTO, M. R. C.; KHOURY, Y. M. A. A pesquisa em história. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte – um paralelo entre a Arte e a ciência. Coleção Polêmicas de nosso tempo. São Paulo: Editora autores associados, 1998.
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MUSI7023 – MÚSICA ANTIGA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7023 – MÚSICA ANTIGA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: As disciplinas em Música Antiga exploram várias facetas do repertório de música antiga, em seus diversos desdobramentos interdisciplinares (teóricos e práticos) e investigam novas evidências para sua compreensão, no presente, da música do passado.
Esta disciplina contemplará o repertório Renascentista ou Barroco.
BIBLIOGRAFIA: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica ? Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.
FABBRI, Paolo. Il secolo cantante: per uma storia Del libretto d?opera in Italia nel Seicento. Roma: Bulzoni, 2003.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg, 1739. Fac-símile reimpresso. Kassel: Bärenreiter-Verlag, 1954.
ROSAND, Ellen. Opera in seventeenth-century Venice: the creation of a genre. Los Angeles: The University of California Press, 1991.
WALLS, P. Historical performance and the modern performer. In: RINK, J.
TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric ? a guide for musicians and audiences. Hertfordshire: Corda Music Publications, 2004.
TARUSKIN, Richard. Text and Act ? Essays on Music and Performance. New York: Oxford University Press, 1995.
TREITLER, Leo e STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York: W.W.Norton & Company, 1998.
Periódicos: Early Music. Oxford University Press.
Journal of Seventeenth Century Music. University of Illinois Press.
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MUSI7024 – MÚSICA ANTIGA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7024 – MÚSICA ANTIGA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: As disciplinas em Música Antiga exploram várias facetas do repertório de música antiga, em seus diversos desdobramentos interdisciplinares (teóricos e práticos) e investigam novas evidências para sua compreensão, no presente, da música do passado. Esta disciplina dá continuidade à disciplina Música Antiga I.
Esta disciplina contemplará o repertório Renascentista ou Barroco.
BIBLIOGRAFIA: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica ? Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.
FABBRI, Paolo. Il secolo cantante: per uma storia Del libretto d?opera in Italia nel Seicento. Roma: Bulzoni, 2003.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg, 1739. Fac-símile reimpresso. Kassel: Bärenreiter-Verlag, 1954.
ROSAND, Ellen. Opera in seventeenth-century Venice: the creation of a genre. Los Angeles: The University of California Press, 1991.
WALLS, P. Historical performance and the modern performer. In: RINK, J.
TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric ? a guide for musicians and audiences. Hertfordshire: Corda Music Publications, 2004.
TARUSKIN, Richard. Text and Act ? Essays on Music and Performance. New York: Oxford University Press, 1995.
TREITLER, Leo e STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York: W.W.Norton & Company, 1998.
Periódicos: Early Music. Oxford University Press.
Journal of Eighteenth Century Music. Cambridge University Press.
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MUSI7025 – MÚSICA BRASILEIRA ATUAL |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7025 – MÚSICA BRASILEIRA ATUAL
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Abordagem do repertório atual (1950 aos nosso dias) para instrumento solo e conjuntos instrumentais, através de leitura, escuta e execução ao vivo, quando possivel – os alunos serão incentivados a participar como intérpretes de acordo com sua disponibilidade e interesse. Será incentivada a execução — sobretudo estréias — de peças compostas por alunos e professores de composição do curso de mestrado do DeArtes, UFPR .
BIBLIOGRAFIA: Catálogos do Itamaraty, 1980.
CHUEKE, Zelia. Uma visão da música erudita de hoje no Rio de Janeiro. 1980.
GANDELMAN, Salomea. 36 Compositores Brasileiros . 1997.
NEVES, José Maria . Música brasileira contemporânea. Sao Paulo: Ricordi brasileira. 1982.
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MUSI7028 – MÚSICA E OUTRAS ARTES |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7028 – MÚSICA E OUTRAS ARTES
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A pesquisa na área dos estudos interartes visa promover o intercâmbio entre as diversas formas de manifestação artística, existente desde tempos imemoriais, transpondo enquadramentos limitativos que negam o sempre existiu não apenas entre os artistas, mas na pessoa de cada artista, assim como os inúmeros compartimentos que separam a prática da teoria. O diálogo entre as artes vem superar quaisquer obstáculos intencionais ou não, vivendo a experiência que remonta às cavernas frequentadas pelo homem pré-histórico, que desenhava, cantava, dançava e comungava com o meio. Explora-se por meio deste intercâmbio, as relações entre a Música e as outras artes buscando primordialmente, enriquecer a relação do musicista com o material sonoro, independente de sua área de atuação e/ou especialização.
BIBLIOGRAFIA: BARBE, Michèle (dir.), Musique et Arts plastiques : analogies et interférences, Paris, PUPS, Collection « Musiques/Écritures », Série « Études », 2006, 303 p.
BOESSEUR, Jean-Yves. Musique et Arts Plastiques ? Interaction au XXème siècle. Paris, Minerve : 1998.
DUCHESNEAU, Michel. L?avant-garde Musicale à Paris de 1871 à 1939. Hayen : Mardaga, 1997.
SCHORSKE, Carl. Viena Fin-de-Siècle. UNICAMP: Compania das Letras, 1979.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Música. São Paulo: Perspectiva, 2002.
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MUSI7029 – MÚSICA E PÓS-MODERNIDADE |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7029 – MÚSICA E PÓS-MODERNIDADE
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Partindo de uma perspectiva atual dos problemas que caracterizam a arte, principalmente no que se refere à sua contextualização cultural e sua relação com a tradição histórica, pretende-se que a reflexão e a vivência estéticas sirvam como meio para gerar inquietações e instigar novas ações no campo de realizações práticas.
BIBLIOGRAFIA: BARTHES, Roland. From work to text. In: Image, Music, Text. Translated by Stephen Heath. New York: Hill and Wang, 1978. p. 155-164.
______. The grain of the voice. In: Image, Music, Text. p. 179-189.
BARBOSA, Ana Mae; Guinzburg, Jacó. O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BRINDLE, Reginald Smith. The New Music: The Avant-Garde since 1945 2.ed. Oxford: Oxford University Press, 1987.
BUCKINX, Boudewijn. O pequeno pomo. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
Página 16/69 – 29/07/2011 18:05:28
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Gaucira Lopes Louro. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
RYAN, Marie-Laure. On the theoretical foundations of transmedial narratology. Nattatology beyond literary criticism. Berlin: Watlter de Gruyton,
2005. p. 1-24.
SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e Impasses: o Pos-Modernismo na musica. São Paulo: UNESP, 2005.
ZAMPRONHA, Edson. Notação, representação e composição. AnnaBlume, 2000.
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MUSI7035 – PEDAGOGIA E PRÁTICA DO INSTRUMENTO II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7035 – PEDAGOGIA E PRÁTICA DO INSTRUMENTO II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Semelhante às disciplinas de pedagogia de violão e de piano, mas aberta a qualquer instrumentista. História das escolas técnicas e dos métodos; evolução da notação; repertório e aspectos técnicos e interpretativos referentes a cada período (aspectos históricos, estilísticos e analíticos de cada período); aspectos da didática (iniciação ao instrumento, postura, escalonamento do grau de dificuldade do repertório), Literatura da música em grupo, analise comparativa de métodos e outros tipos de manuais.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia utilizada nesta disciplina é variável de acordo com a ênfase nos diferentes instrumentos.
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MUSI7038 – PRÁTICA DE PERFORMANCE HISTÓRICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7038 – PRÁTICA DE PERFORMANCE HISTÓRICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Interpretações do repertório de Música Antiga que antes se chamavam ?autênticas? hoje são concebidas como ?HIP,? ou seja, Historically Informed Performance, termo já adotado em português como ?Práticas Interpretativas Historicamente Informadas?. Hoje, devemos olhar para esta música ?velha? como se fosse, nas palavras de Richard Taruskin, jovem, e devemos habitar um passado imaginário e lutar por eliminar as referências do presente. Estas premissas provocam, nos intérpretes e estudiosos, questões complexas que não se esgotam nunca em função da singularidade de cada performance. A pesquisa abre sempre novas perspectivas para que as práticas interpretativas da música antiga se renovem sempre e mantenham seu vigor. A disciplina deverá contemplar, a cada semestre, repertórios do período renascentista ou barroco, sempre acompanhados de reflexão teórica pertinente.
BIBLIOGRAFIA: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica ? Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.
FABBRI, Paolo. Il secolo cantante: per uma storia Del libretto d?opera in Italia nel Seicento. Roma: Bulzoni, 2003.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg, 1739. Fac-símile reimpresso. Kassel: Bärenreiter-Verlag, 1954.
ROSAND, Ellen. Opera in seventeenth-century Venice: the creation of a genre. Los Angeles: The University of California Press, 1991.
WALLS, P. Historical performance and the modern performer. In: RINK, J.
TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric ? a guide for musicians and audiences. Hertfordshire: Corda Music Publications, 2004.
TARUSKIN, Richard. Text and Act ? Essays on Music and Performance. New York: Oxford University Press, 1995.
TREITLER, Leo e STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York: W.W.Norton & Company, 1998.
Periódicos: Early Music. Oxford University Press.
Early Music History. Cambridge Journals Online.
Journal of Seventeenth Century Music. University of Illinois Press.
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MUSI7040 – PRÁTICA E ENSINO DE MUSICA CONTEMPORÂNEA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7040 – PRÁTICA E ENSINO DE MUSICA CONTEMPORÂNEA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Considerações sobre abordagem e introdução da música contemporânea (da segunda escola vienense em diante) em todos os níveis de ensino da música. Será incentivada a formação, entre os participantes do curso, de grupos de leitura e prática de música contemporânea que funcionarão como ilustração/ workshop do próprio material do curso do ponto de vista do intérprete e do orientador (coach). A disciplina inclui a prática do diálogo entre compositores e intérpretes na medida em que os alunos compositores compõem peças inéditas para serem tocadas pelos intérpretes da turma, envolvendo troca de informações que influenciam na produção final da obra, direncionando para uma apresentação pública ao final do semestre. Partituras e textos produzidos em aula são disponibilizados após seleção no site do grupo de pesquisa 'Estudos e Prática da Música do Séc XX E XXI'. www.musica20e21.ufpr.br
BIBLIOGRAFIA: BOSSEUR, Jean-Yves et Pierre Michel. Musique Contemporaine : Perspectives Analytique (1950-1985). PARIS: Minerve, 2007
Chueke, Z. et Ana Telles. Ligeti. Drei Stücke für zwei Klaviere de György Ligeti : fluidite et unite a deux. www.iemtp.ufpr.br
Decarsin, François. La musique, architecture du temps. Paris : L?Harmattan, 2001.
Dossiê Piano Brasileiro. Revista Eletrônica de Musicologia, Vol. XIII, Dezzmbro 2009. www.artes.ufpr.br
Grabocz,M. Kurtag : Op.4 Huit duos pour violon et cymbalum (1961). Analyse et interprétation. www.iemtp.ufpr.br
Helffer, Claude. Quinze Analyses Musicales. De Bach à Manoury. Genève : Contrechamps, 2006.
Howat, Roy. « A thirteen Etude of 1915 : the original version of Pour les arpège
composés », Cahiers Debussy – Nouvelle série n° 1, Saint-Germain-en-Laye,1977,[LIVR-175(2)].
LANG, Henry & BRODER, Nathan (eds). Contemporary Music in Europe. New York: The Norton Library, 1968.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Berkeley: University of California Press, 1975..
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MUSI7041 – PSICOLOGIA DA MÚSICA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7041 – PSICOLOGIA DA MÚSICA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo aprofundado de tópicos seletos da psicologia da música como psicologia social, música e emoção, psicologia da performance e desenvolvimento cognitivo-musical, de acordo com o interesse do aluno e relevância para seu trabalho de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: BAMBERGER, Jeanne. The mind behind the musical ear. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1991.
DEUTSCH, Diana. Psychology of music. San Diego: Kluwer, 2ª ed., 1999.
DOTTORI, Maurício, ILARI, Beatriz & COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Anais do Primeiro Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.
Curitiba: Editora do DeArtes, 2005.
HARGREAVES, David J. & NORTH, Adrian. The social psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 1998.
HODGES, Donald. Psychology of Music. San Antonio: University of Texas San Antonio Press, 1999.
HURON, David. 'Is music an evolutionary adaptation' – Bloch Lecture Series – Universidade de Berkeley California, 1999. Disponível em
www.music.berkeley.edu
JUSLIN, Patrick & SLOBODA, John A. Music and emotion. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KEMP, Anthony. The musical temperament. Oxford: Oxford University Press, 1996.
SLOBODA, John A. The musical mind: the cognitive psychology of music. Oxford: Xoford University Press, 1983.
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MUSI7042 – PSICOLOGIA DA MÚSICA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7042 – PSICOLOGIA DA MÚSICA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Continuação do estudo aprofundado de tópicos seletos da psicologia da música como psicologia social, música e emoção, psicologia da performance e desenvolvimento cognitivo-musical, de acordo com o interesse do aluno e relevância para seu trabalho de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: BAMBERGER, Jeanne. The mind behind the musical ear. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1991.
DEUTSCH, Diana. Psychology of music. San Diego: Kluwer, 2ª ed., 1999.
DOTTORI, Maurício, ILARI, Beatriz & COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Anais do Primeiro Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.
Curitiba: Editora do DeArtes, 2005.
HARGREAVES, David J. & NORTH, Adrian. The social psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 1998.
HODGES, Donald. Psychology of Music. San Antonio: University of Texas San Antonio Press, 1999.
HURON, David. 'Is music an evolutionary adaptation' – Bloch Lecture Series – Universidade de Berkeley California, 1999. Disponível em
www.music.berkeley.edu
JUSLIN, Patrick & SLOBODA, John A. Music and emotion. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KEMP, Anthony. The musical temperament. Oxford: Oxford University Press, 1996.
SLOBODA, John A. The musical mind: the cognitive psychology of music. Oxford: Xoford University Press, 1983.
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MUSI7044 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7044 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Concepção e realização de projetos individuais de composição. Definição de parâmetros estéticos e desenvolvimento de técnicas e/ou modelos variáveis, visando alcançar os objetivos expressos no projeto proposto. Partiu-se do Estudo da Tipologia Cognitiva proposta por James Tenney para os processos composicionais e desenvolveram-se projetos individuais.
BIBLIOGRAFIA: BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Révolutions musicales. La musique contemporaine depuis 1945. Minerva, 1999.
CISCAR, Francico, J. C. Aproximación al lenguaje de Olivier Messiaen: Análisis de la obra para piano Vingt Regards sur Lénfant ? Jesús. (Tese)
? Universitat de Valencia, Servei de Publicacions, 2004.
CRESTON, Paul. Principles of rhythm. New York: Franco Colombo, 1961.
DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition. Dubuque, Iowa. W.C. Brown, 1974.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-century Harmony. New York: W.W. Norton, 1961.
STEIN, Leon. Structure and Style. The study and analysis of musical forms. Summy-Birchard.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of musical composition. London: Faber and Faber, 1985.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, v. 2, n. 2, p. 107-126, 1997.
SULLIVAN, Mark. The Performance of Gesture. Musical Gesture, Then and Now. Thesis. University of Illinois, 1984.
TENNEY, James. Meta-Hodos and Meta Meta-Hodos: A Phenomenology of 20th Century Musical Materials and an Approach to the Study of Form . Frog Peak Music, 1988.
ZAGONEL, Bernadete. O que é Gesto Musical. São Paulo: Brasiliense, 1992. (Col. Primeiros Passos).
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MUSI7045 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7045 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Concepção e realização de projetos individuais de composição. Definição de parâmetros estéticos e desenvolvimento de técnicas e[ou modelos variáveis, visando alcançar os objetivos expressos no projeto proposto.
BIBLIOGRAFIA: BOSSEUR, Jean-Yves. Vocabulaire de la Musique Contemporaine. Paris: Minerve, 1992.
CISCAR, Francico, J. C. Aproximación al lenguaje de Olivier Messiaen: Análisis de la obra para piano Vingt Regards sur Lénfant ? Jesús. (Tese)
? Universitat de Valencia, Servei de Publicacions, 2004.
CRESTON, Paul. Principles of rhythm. New York: Franco Colombo, 1961.
LANG, Henry & BRODER, Nathan (eds). Contemporary Music in Europe. New York: The Norton Library, 1968.
LEWIN, David. Generalized Musical Intervals and Transformations. New Haven: Yale University Press, 1987.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Berkeley: University of California Press, 1975.
PAZ, Juan Carlos. Introdução à Música de Nosso Tempo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
TAKEMITSU, Toru. Confronting silence. Selected Writings. Trad. Yoshiko Kakudo; Glenn Glasow. Berkeley, California: Scarecrow Press, 1995.
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MUSI7046 – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, CULTURA E SOCIEDADE |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7046 – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, CULTURA E SOCIEDADE
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Através da leitura de textos das áreas de educação, sociologia e antropologia, serão discutidos temas referentes à educação musical e suas interrelações com as diversas noções de cultura e sociedade. Ao término do semestre, o aluno deverá apresentar uma reflexão crítica sobre um tema de sua escolha e que seja relevante para a sua pesquisa.
BIBLIOGRAFIA: ARETZ, Isabel. Síntesis de la etnomúsica en América Latina. Caracas: Monte Avila, 1980.
MAY, Elizabeth, ed. Musics of many cultures. Berkeley: University of California Press, 1980.
MERRIAM, Alan. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University, 1964
Página 9/69 – 29/07/2011 18:05:28
MYERS, Helen ed. Ethnomusicology: An Introduction. New York: Norton, 1992
OLSEN, Dale A. (org.). The Garland handbook of Latin American music. New York: Garland, 2000.
ROBERTS, John Storm. Black music of two worlds. New York: Schirmer, 1998.
SEEGER, Anthony. Why Suyá sing: A musical anthropology of an Amazonian people. Cambridge: CUP, 1987.
TITTON, Jeff Todd (org.). Worlds of music. New York: Schirmer, 1992.
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MUSI7047 – SEMINÁRIO: A LINGUAGEM DA MÚSICA ELETROACÚSTICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7047 – SEMINÁRIO: A LINGUAGEM DA MÚSICA ELETROACÚSTICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo das teorias da linguagem da música eletroacústica e das suas obras de referência. Estudo dos princípios teóricos e análise das principais obras da música concreta francesa, da música eletrônica alemã e da música computacional americana.
Reaizar trabalhos teóricos e práticos em estudio com o fim de produzir um produto composicional de grande porte com o sustento teórico apropriado
BIBLIOGRAFIA: Menezes, Flo (org). Música Eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.
Schaeffer, Pierre. Tratado de los Objetos Musicales. Madrid: Alianza Editorial, 1988.
Emmerson, Simon. The Language of Electroacoustic Music. N.Y.: MacMillan, 1986.
Roads, Curtis (org.). The Music Machine. Cambridge: MIT Press, 1989.
Chion, Michel. Les Musiques Electroacustique, EDISUD, Aix Provence 1976
Gravacoes: obras de Schaeffer, Stockhausen, Berio, Smalley, Davidovsky, Babbitt, Gobeil,
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MUSI7053 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7053 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina proporcionará a reflexão, o debate, a discussão e a contextualização dos projetos de pesquisa dos alunos segundo a sua abordagem metodológica, por meio de mesas-redondas, seminários ou painéis integrados. Os professores orientadores do PPGMúsica serão convidados a participar da apresentação dos projetos de pesquisa de seus alunos.
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia básica:
Ferreira, G. (2011). Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas
Gil. A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. (5ª ed.). São Paulo: Atlas.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. (23ª ed.). São Paulo: Cortez.
Bibliografia complementar:
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
Salomon, D. V. (2010). Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins fontes.
A bibliografia complementar também estará associada a artigos e capítulos de livros utilizados nos projetos de pesquisa dos alunos.
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MUSI7054 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7054 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: A disciplina proporcionará ao aluno a reflexão, o debate, a discussão de textos da área de interesse do grupo de pesquisa do docente e a organização dos dados gerados em cada pesquisa, conforme o caso. Além disso, o docente contextualizará os projetos de pesquisa dos alunos segundo a sua abordagem metodológica, proporcionando contato semanal com os trabalhos. O objetivo final da disciplina é a geração de artigos que possam ser publicados em periódicos da área de interesse do grupo de pesquisa ao qual o aluno estiver inserido.
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia básica:
Alves-Mazotti, A. J. & Gewandsznajder, F. (1999). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. (2º ed.). São Paulo: Pioneira – Thomson learning.
Booth, W. C., Colomb, G. G. & Williams, J. M. (2000). A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes.
Chalmers, A. F. O que é ciência afinal? (11ª ed.). São Paulo: Brasiliense.
Bibliografia complementar:
Laville, C. & Didone, J. (1999). A construção do saber. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Santos, S. B. (2002). Um discurso sobre as ciências. (13º ed.). Porto (Portugal): Edições afrontamento.
A bibliografia complementar também estará associada aos projetos de pesquisa de cada docente.
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MUSI7056 – TEORIA MUSICAL I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7056 – TEORIA MUSICAL I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudos de aspectos históricos, analíticos e teóricos-práticos da teoria musical.
BIBLIOGRAFIA: The Cambridge History of Western Music Theory. Editor: Thomas Christensen. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Strunk's Source Readings in Music History. Editor geral: Leo TREITLER. New York: W. W. Norton, 1998.
BENT, Ian (Editor). Music Analysis in the Nineteenth Century, vol. 1 Fugue, Form and Style. Cambridge: CUP, 1994.
DAHLHAUS, Carl. Studies on the Origin of Harmonic Tonality. Trad: Robert O. Gjerdingen. Princeton: Princeton University Press, 1990.
HATCH, Christopher e David W. Bernstein (ed.). Music Theory and the Exploration of the Past. Chicago: The University f Chicago Press, 1993.
LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eignteenth Century. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.
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MUSI7057 – TEORIA MUSICAL II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7057 – TEORIA MUSICAL II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudos de aspectos históricos, analíticos e teóricos-práticos da teoria musical.
BIBLIOGRAFIA: The Cambridge History of Western Music Theory. Editor: Thomas Christensen. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Strunk's Source Readings in Music History. Editor geral: Leo TREITLER. New York: W. W. Norton, 1998.
BENT, Ian (Editor). Music Analysis in the Nineteenth Century, vol. 1 Fugue, Form and Style. Cambridge: CUP, 1994.
BENT, Ian (Editor). Music Analysis in the Nineteenth Century, vol. 2 Hermeneutic Approaches. Cambridge: CUP, 1994.
DAHLHAUS, Carl. Studies on the Origin of Harmonic Tonality. Trad: Robert O. Gjerdingen. Princeton: Princeton University Press, 1990.
HATCH, Christopher & BERNSTEIN, David W. (ed.). Music Theory and the Exploration of the Past. Chicago: The University f Chicago Press,
1993.
LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eignteenth Century. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.
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MUSI7058 – TÓPICOS EM COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7058 – TÓPICOS EM COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Apaguei sem querer, copiar de novo… a bibliografia foi atualizada pelo daniel
BIBLIOGRAFIA: BRELET, Gisèle. Esthétique et création musicale. Paris: Presses Universitaires de France, 1947.
CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora: Uma Metamorfose das Musas. Dissertação em música – Universidade de São Paulo, 2007.
CAMPESATO, Lílian; IAZZETTA, Fernando. Som, espaço e tempo na arte sonora. In: XVI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM). Anais… Brasília, 2006.
CLIFTON, Thomas. Music and the a Priori. Journal of Music Theory, v. 17, n. 1, p. 66-85, Spring 1973.
COOK. Nicholas. Analysing Musical Multimedia. Oxford University, 2000.
DELIEGE, Irene, PADDISON, Max. Contemporary Music (Orgs.): Theoretical and Philosophical perspectives. Ashgate (USA), 2010.
FREITAS, Alexandre. Desafios da Estética Comparada. In: XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (ANPPOM). Anais… Salvador, 2008.
FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporânea. Madri: Alianza Editorial, 1994. 206 p.
LICHT, Alan. Sound Art: Beyond Music, Between Categories. New York: Rizzoli. 2007.
LOPES, José Júlio. As escritas da abertura na música contemporânea. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-jose-julio-escritas.html. Acesso em: 8/5/2010.
SANTAELLA, Lucia. Poesia e música: semelhanças e diferenças. In: SEKEFF, Maria de Lourdes; ZAMPRONHA, Edson S. Arte e cultura: estudos interdisciplinares II. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002. p. 37-50.
SOURIAU, Etienne. A corespondência entre as artes; elementos de estética comparada. São Paulo: Nobel, 1986.
TAKEMITSU, Toru. Confronting silence: selected writings. Translated and edited by Yoshiko Kakudo and Glenn Glasow. Lanham, Maryland: The Scarecrow Press, 1995.
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MUSI7058 – TÓPICOS EM COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7058 – TÓPICOS EM COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Apaguei sem querer, copiar de novo… a bibliografia foi atualizada pelo daniel
BIBLIOGRAFIA: BRELET, Gisèle. Esthétique et création musicale. Paris: Presses Universitaires de France, 1947.
CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora: Uma Metamorfose das Musas. Dissertação em música ? Universidade de São Paulo, 2007.
CAMPESATO, Lílian; IAZZETTA, Fernando. Som, espaço e tempo na arte sonora. In: XVI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM). Anais… Brasília, 2006.
CLIFTON, Thomas. Music and the a Priori. Journal of Music Theory, v. 17, n. 1, p. 66-85, Spring 1973.
COOK. Nicholas. Analysing Musical Multimedia. Oxford University, 2000.
DELIEGE, Irene, PADDISON, Max. Contemporary Music (Orgs.): Theoretical and Philosophical perspectives. Ashgate (USA), 2010.
FREITAS, Alexandre. Desafios da Estética Comparada. In: XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (ANPPOM). Anais… Salvador, 2008.
FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporânea. Madri: Alianza Editorial, 1994. 206 p.
LICHT, Alan. Sound Art: Beyond Music, Between Categories. New York: Rizzoli. 2007.
LOPES, José Júlio. As escritas da abertura na música contemporânea. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-jose-julio-escritas.html. Acesso em: 8/5/2010.
SANTAELLA, Lucia. Poesia e música: semelhanças e diferenças. In: SEKEFF, Maria de Lourdes; ZAMPRONHA, Edson S. Arte e cultura: estudos interdisciplinares II. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002. p. 37-50.
SOURIAU, Etienne. A corespondência entre as artes; elementos de estética comparada. São Paulo: Nobel, 1986.
TAKEMITSU, Toru. Confronting silence: selected writings. Translated and edited by Yoshiko Kakudo and Glenn Glasow. Lanham, Maryland: The Scarecrow Press, 1995.
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MUSI7059 – TÓPICOS EM MÚSICA I |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7059 – TÓPICOS EM MÚSICA I
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Esta disciplina não apresenta uma ementa específica para que possa favorecer a inclusão de uma disciplina não prevista em nosso programa, que poderá vir a ser ministrada por professor da casa ou visitante.
BIBLIOGRAFIA: De acordo com cada professor.
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MUSI7060 – TÓPICOS EM MÚSICA II |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7060 – TÓPICOS EM MÚSICA II
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Esta disciplina não possui ementa fixa para possibilitar que professores da casa ou visitantes ofereçam uma disciplina dentro de uma ampla gama de escolhas.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia será escolhida por cada professor que ofertar a disciplina.
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MUSI7061 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7061 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Seminários de estudos avançados em diferentes temas sobre cognição musical e/ou educação musical. Estudos reflexivos e críticos sobre autores atuais das áreas de cognição e educação musical.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia será escolhida de acordo com o enfoque de cada docente que ministrar a disciplina.
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MUSI7062 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7062 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Seminários de estudos avançados em diferentes temas sobre criação musical
que podem envolver diferentes tópicos como aprofundamento em processos
composicionais específicos, estética, gesto musical, tecnologia e música, entre
outros.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia será escolhida de acordo com o enfoque de cada docente que ministrar a disciplina.
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MUSI7065 – TÓPICOS ESPECIAIS EM MUSICOLOGIA E ETNOMUSICOLOGIA |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7065 – TÓPICOS ESPECIAIS EM MUSICOLOGIA E ETNOMUSICOLOGIA
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Seminários de estudos orientados por leituras, debates e atividades de práticas de pesquisa, para aprofundamento de temas pertinentes às investigações em Musicologia com ênfase em etnomusicologia ou musicologia histórica.
BIBLIOGRAFIA: A bibliografia será escolhida de acordo com o enfoque de cada docente que ministrar a disciplina.
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MUSI7066 – TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA E ANÁLISE MUSICAL |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7066 – TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA E ANÁLISE MUSICAL
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudo crítico de Teoria Musical. Contexto histórico e aplicabilidade analítica. Estudos de narratividade analítica. Estudos de Intertextualidade em música. Revisão crítica de bibliografia especializada.
BIBLIOGRAFIA: ALMÉN, Byron. A Theory of Musical Narrative. Bloomington: Indiana University Press, 2010.
BAKER, James M., BEACH, David W. e BERNARD, Jonathan W. (Eds.). Music Theory in Concept and Practice.
Rochester: University of Rocherster Press, 1997.
CHRISTENSEN, Thomas (Ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University
Press, 2002.
COOK, Nicholas e EVERIST, Mark (Eds.). Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 1999.
HATCH, Christopher e BERNSTEIN, David W (Eds.). Music Theory and the Exploration of the Past. Chicago: University
of Chicago Press, 1993.
KLEIN, Michael. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press, 2005.
POPLE, Anthony (Ed.). Theory, analysis and meaning in music. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
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MUSI7067 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA AVANÇADO |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7067 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA AVANÇADO
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Prática supervisionada de docência na graduação, com enfoque em disciplinas relacionadas à linha de pesquisa na qual o acadêmico está inserido.
BIBLIOGRAFIA: BIANCHI, Roberto et. al. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Thompson, Pioneira, 2004.
BURIOLLA, Martha A. F. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortêz, 2005.
PACCHIONI, Margareth M. Estágio e Supervisão: uma reflexão sobre aprendizagem significativa. Americana: Unisal, 2000.
PIMENTA, Selma, G. ; LIMA, Maria S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortêz, 2004.
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MUSI7069 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO III |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7069 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO III
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudos de aspectos técnicos, tecnológicos, instrumentais e da forma estética
na composição musical atual. Reflexão crítica dos processos de criação
artística no desenvolvimento de um projeto individual.
BIBLIOGRAFIA: ADLER, S. Study of Orchestration. New York: Norton and Co., 2012.
DANNEBERG, Roger. Algorithmic Composition: A Guide to Composing Music with Nyquist. Chicago: University of
Michigan Press, 2013.
DEMERS, J. Listeming through the Noise: The Aesthetics of Experimental Electronic Music. Oxford: Oxford University
Press, 2010.
KOTSKA, S. Materials and Technique of Post-Tonal Music. Austin: Person, 2011.
HINDEMITH. P. The Craft of Musical Composition. Mainz: Schott, 1994.
OLIVEIRA, J. P.. Teoria Analítica da Música do Séc. XX.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
SCHOENBERG, A. Fundamentals of Musical Composition. Londres: Faber and Faber. 1995.
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MUSI7071 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL IV |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7071 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL IV
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Estudos sobre a forma musical na contemporaneidade, o jogo compositivo e as suas regras; as simetrias, categorizações Gestalticas, e recursividade como fatores estruturais; atonalidade, gestualidade, elementos discretos e contínuos nas construções dos planos perceptivos. Compreensão da valutação (distinta) das regras dos jogos e dos resultados: a necessidade do juízo de valores e da criação de heterotopias como a função da música de arte de hoje.
BIBLIOGRAFIA: CANNON, J. The Moral Value of Artistic Beauty in Kant. Kantian Review , v. 16, n. 1, p. 25-43, 2011.
DOTTORI, M. De gêneros, de macacos, e do ensino da composição musical. In B. ILARI (Org.). Em busca da mente
musical. Curitiba: Editora da UFPR, p. 145-162, 2005.
KOTSKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth Century Music. New York: Pearson Prentice Hall, 2005.
FOUCAULT, M. 1984. Dits et écrits, Des espaces autres (conférence au Cercle d’études architecturales, 14 mars 1967),
in Architecture, Mouvement, Continuité, n°5, p. 46-49, 1984.
RORICH, Mary. Passing through the Screen: Pierre Boulez and Michel Foucault. In: Journal of Literary Studies,
Formato digital, 2008
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MUSI7072 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL V |
Mestrado e Doutorado |
DISCIPLINA: MUSI7072 – SEMINÁRIO AVANÇADO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL V
NÍVEL: Mestrado e Doutorado
CRÉDITOS: 3
EMENTA: Reflexão sobre procedimentos composicionais e valores estéticos relevantes para a criação atual. Estudo do gesto musical e da presença do corpo na composição. A compreensão do ritmo como elemento básico de construção, recursividade, ligação entre materiais musicais; de impulso, energia e expressão musical. Invenção estética de relações e ordenamentos entre configurações sonoras em um contexto musical, de sua dinâmica e timbre.
BIBLIOGRAFIA: BLESSER, Berry. SALTER, Linda Ruth. Spaces Speak, Are You Listening?: Experiencing Aural Architecture. MIT
Press, 2007.
FOSTER, Susan. Reading Dancing: Bodies and Subjects in Contemporary American Dance. Londres: University of
California Press, 1998.
GODOY, Rolf Inge and LEMAN, Marc (Ed.) Musical Gestures: Sound, Movement and Meaning. New York: Routledge,
2010.
GRITTEN, Anthony; KING, Elaine (Eds.) Music and Gesture. Hampshire, England: Ashgate, 2006.
PETERS, Deniz, ECKEL Gerhard, DORSCHEL, Andreas. Bodily Expression in Electronic Music. New York: Routledge,
2012.
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