CLAYTON ROSA MAMEDES |
claytonmamedes@ufpr.br |
NOME: CLAYTON ROSA MAMEDES 
EMAIL: claytonmamedes@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: DANIEL GENEHR – Orientador – Mestrado HUGO LEONARDO MARTINS CORRÊA – Orientador – Doutorado LUCAS BOA VIAGEM TONIOLO – Orientador – Mestrado PAUL FRANZ WEGMANN PEÑA – Orientador – Doutorado RAFAEL ALEXANDRE DA SILVA – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Pós-doutorando e professor do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve pesquisas nas áreas de instalações multimídia, interação, design sonoro, música espectral e música eletroacústica. Doutor em música na área de processos criativos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é bolsista da CAPES. Foi professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – EMBAP) e coordenador do Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA-UNESPAR). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui ensino fundamental em piano e teclado pelo Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira, bacharelado em música com habilitação em composição pela Universidade Estadual de Campinas e é mestre em música na área de processos criativos também pela Unicamp. Foi um dos compositores premiados na XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
|
DANILO RAMOS |
daniloramosufpr@gmail.com |
NOME: DANILO RAMOS 
EMAIL: daniloramosufpr@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ANDERSON TONI – Orientador – Doutorado GABRIEL DELL AGNOLO BUSARELLO – Orientador – Mestrado JOÃO GABRIEL ASSUNÇÃO LIMA – Orientador – Doutorado JOÃO GABRIEL ASSUNÇÃO LIMA – Orientador – Mestrado JOSÉ VICTOR PINTADO CORATO – Orientador – Mestrado LEONARDO DE OLIVEIRA FREITAS – Orientador – Mestrado LINA ASSUMI ABE – Orientador – Doutorado THAÍS SOUZA BARZI DE CARVALHO – Orientador – Mestrado
RESUMO LATTES: Danilo Ramos é bacharel em piano popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e doutor em psicologia pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). No ano de 2010, concluiu seu pós-doutorado desenvolvendo pesquisas no campo da cognição musical no Laboratório de Estudos sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (LEAD) da Universidade de Borgonha, França, sob a supervisão de Emmanuel Bigand. Atualmente, é professor associado do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, ministrando disciplinas nas áreas de cognição musical e piano popular em cursos de graduação e pós-graduação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (período: 2014-2015) e presidente do comitê responsável pela implantação do curso de doutorado dessa instituição. Atualmente, é membro da equipe editorial dos seguintes periódicos científicos: Frontiers in Psychology (Suíça), Quarterly Journal of Experimental Psychology (Londres), Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts (Estados Unidos), Avances em Psicología Latino-americana (Colômbia), Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (Brasil), Música Hodie (Goiânia, Brasil), Música em Perspectiva, Vórtex (Curitiba, Paraná) e Percepta (revista da Associação Brasileira de Cognição Musical). É o fundador e líder do Grupo de Pesquisa Música & Expertise, o GRUME. Seus interesses de pesquisa estão no estudo do desenvolvimento das habilidades musicais envolvidas na prática do piano popular pela perspectiva da Teoria Geral da Expertise, proposta por Karl Anders Ericsson. Desde 2019 desenvolve um projeto de pesquisa guarda-chuva intitulado "A psicologia da expertise do pianista popular brasileiro". Em 2022, formou-se como terapeuta corporal pelo Instituto Reichiano de Curitiba. Atualmente estuda piano com Olga Kiun.
|
EDWIN PITRE-VÁSQUEZ |
edwinpitre@ufpr.br |
NOME: EDWIN PITRE-VÁSQUEZ 
EMAIL: edwinpitre@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: AMANDA MOURA POSSETTE PALADINO – Orientador – Doutorado ANDRÉ PINHEIRO DE SOUZA – Orientador – Doutorado CELSO SOARES COSTA SEGUNDO – Orientador – Doutorado CELSO SOARES COSTA SEGUNDO – Orientador – Mestrado DAVID ERNESTO VERGARA MURILLO – Orientador – Mestrado EMILIANO HEITOR PEREIRA – Orientador – Mestrado GEORGE DE ALMEIDA PESSOA – Orientador – Doutorado GUILHERME CORDEIRO FRANCO – Orientador – Mestrado LUIZ HENRIQUE BORGES – Orientador – Mestrado PAULO AFONSO CHAVES MACAN – Orientador – Doutorado RENAN ELIAS – Orientador – Mestrado ROSIANE BEZERRA DE OLIVEIRA – Orientador – Mestrado
RESUMO LATTES: Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Regência de Orquestra e Coro Sinfônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – PROLAM pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2008), realizou seu Pós-doutorado na Facultad de Música de la Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM (2015-2016) onde ditou aulas de Etnomusicologia dialógica. Professor convidado na Escuela Internacional de Verano para um Seminário e Conferências com o título ?Etnomusicologia aplicada a Panamá? pela Universidad de Panamá e Professor convidado na Universidad de La Guajira, Colômbia (2021). Apresentado e diretor do programa de Radio Tropicana Musical, nas Paraná Educativa (2019-2021), USP e UDESC (desde 2021). É professor associado e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Música – Mestrado e Doutor da UFPR, Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Comunicação e Educação, com ênfase em Etnomusicologia dialógica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, etnomusicologia brasileira, música, música popular, composição musical, produção radiofônica e fonográfica. Atualmente colaborador da "Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (desde 2020) IEA-USP.
|
ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO |
ernestohartmann@musica.ufrj.br |
NOME: ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO 
EMAIL: ernestohartmann@musica.ufrj.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ABRAÃO RIBEIRO DOS SANTOS – Orientador – Mestrado ANDRÉ ROSALEM SIGNORELLI – Orientador – Doutorado ANDRÉ SILVA NETO – Orientador – Mestrado DANIEL DA COSTA CAMPOS – Orientador – Doutorado EDMAR DIONIZIO – Orientador – Doutorado ENRIQUE BATISTA FELIX DA SILVA – Orientador – Doutorado FELIPE BOABAID GUERZONI – Orientador – Doutorado JULIANO DE MAGALHÃES CAVALCANTI DINELLI LOPES – Orientador – Doutorado LUCAS DE PAULA BARBOSA – Orientador – Mestrado MARIA APARECIDA DOS REIS VALIATTI PASSAMAE – Orientador – Doutorado MATHEUS MARTINS PEREIRA – Orientador – Mestrado WILSON DITTRICH FILHO – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Também faz parte da sua formação cursos livres de regência com o Maestro Alceu Bochino na EMVL/RJ, Graduação em regência na UFRJ (incompleto) com o Maestro Roberto Duarte, além de master-classes de performance com os professores: Sônia Maria Vieira, Colbert Hilgenberg, Luís Carlos de Moura Castro, Homero Magalhães, Luís Medalha, Luís Senise, Glória Maria da Fonseca, Myriam Grosman, Caio Pagano, Ondine Mello, Frederick Moyer (USA), Fani Solter (Alemanha), Mario Papadopoulos (Inglaterra), Domenique Merlet (França), Mikhail Rudy (Rússia), Ruth Laredo (EUA) entre outros importantes nomes. Atua profissionalmente em recitais de música de Câmera e como solista. Como docente da UEMG, dos anos de 2000 a 2005, idealizou e organizou a Orquestra de Câmera desta instituição, constituída de alunos do curso de graduação em instrumento e colaboradores. É compositor, tendo sido premiado no 1º Concurso SESI Minas de Composição para Orquestra do SESI, realizado pela FIEMG/MG em 2006 e participado de festivais e eventos de música contemporânea com destaque para as Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE (2007/2009). Trabalhou como docente na UFMG, UFRJ, UFSCar e UFF e atuou também como Coordenador do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Rio Verde e dos cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura em Música) do Conservatório de Música de Niterói. É pesquisador dos grupos Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média e Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES onde leciona as disciplinas relacionadas à Composição Musical. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG.
|
FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO |
felipe.ribeiro@unespar.edu.br |
NOME: FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO 
EMAIL: felipe.ribeiro@unespar.edu.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: FERNANDO HIROKI KOZU – Orientador – Doutorado JAIME DANIEL ROJAS VARGAS – Orientador – Doutorado JUAN DIEGO MARTINEZ ALVAREZ – Orientador – Doutorado SÉRGIO MONTEIRO FREIRE – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Felipe de Almeida Ribeiro é Doutor em Composição Musical (Ph.D.) pela State University of New York at Buffalo (Estados-Unidos), onde estudou composição e computação musical sob a orientação de Cort Lippe. Em 2008, Ribeiro obteve o título de mestre na University of Victoria (Canadá) estudando composição com Dániel Péter Biró e Gordon Mumma, além de computação musical com Andrew Schloss. Em 2019-2020 realizou Pós-Doutorado na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover (Alemanha) com bolsa da fundação Alexander von Humboldt (AvH), sob supervisão de Ming Tsao. Sua música tem sido executada e premiada em festivais e salas de concerto nos Estados-Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Hungria, Brasil, Inglaterra, México, Argentina, e interpretada por artistas como o Vertixe Sonora (Espanha), Ensemble Adapter (Alemanha), SONOR ensemble (Espanha), Ralf Ehlers (Arditti Quartet), New York New Music Ensemble (EUA), Luciane Cardassi (Brasil/Canadá), Norbbotten Neo (Suécia), Thresensemble (Hungria), Catarina Domenici (Brasil), Iracema de Andrade (Brasil/México), Arditti Quartet (Reino Unido), Jack Quartet (EUA), Bozzini Quartet (Canadá), Jean Kopperud (EUA), Aventa Ensemble (Canadá), Nieuw Ensemble (Holanda), Magnus Anderson, Pascal Gallois e Rohan de Saram. Atualmente é Professor Adjunto C na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, lecionando composição, teoria, acústica e tecnologia musical. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova, membro da Comissão do LaMuSA (Laboratório de música, sonologia e áudio da Embap), editor da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937) e coordenador geral do SiMN (Simpósio Internacional de Música Nova). E-mail: felipe.ribeiro@unespar.edu.br. Página pessoal: http://almeidaribeiro.com/
|
GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI |
guilhermeromanelli@ufpr.br |
NOME: GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI 
EMAIL: guilhermeromanelli@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ANDRÉIA SCHACH FEY – Orientador – Doutorado ANDREZZA HELAINE SOARES PRODÓSSIMO – Orientador – Mestrado FABIANE HITOMI NISHIMORI FERRONATO – Co-Orientador – Doutorado JOSÉ AUGUSTO PEREIRA NAVARRO LINS – Orientador – Mestrado
RESUMO LATTES: Professor e músico, possui graduação em Educação Artística – Habilitação em música pela Faculdade de Artes do Paraná (1997) doutorado (2009) e mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, musicalização infantil, formação de professores, manuais escolares e livros didáticos, valorização da música popular e construção de instrumentos. Na área musical sua experiência se concentra em orquestras sinfônicas, música de câmara, recitais e gravações, no violino, viola e rabeca.
|
INDIONEY CARNEIRO RODRIGUES |
indioney@gmail.com |
NOME: INDIONEY CARNEIRO RODRIGUES 
EMAIL: indioney@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: GUILHERME STROMBERG GUINSKI – Orientador – Mestrado JOÃO FRANCISCO AGNER GARMATTER – Orientador – Mestrado LUAM GABRIEL CLARINDO NUNES – Orientador – Mestrado PAUL FRANZ WEGMANN PEÑA – Orientador – Mestrado RAQUEL FREDERICO DE MIRANDA GONÇALVES – Orientador – Mestrado RICARDO FERRARI – Orientador – Mestrado
RESUMO LATTES: Compositor, arranjador e educador musical. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1994), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado (PhD) em Análise e Composição Musical pela Universidade de Londres (University of London/Goldsmiths College). É professor da Universidade Federal do Paraná.
|
NORTON ELOY DUDEQUE |
norton.dudeque@ufpr.br |
NOME: NORTON ELOY DUDEQUE 
EMAIL: norton.dudeque@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ANDRÉ SILVA NETO – Co-Orientador – Mestrado ANDRÉ SILVA NETO – Orientador – Mestrado FILIPE HENTGES NADOLNY – Orientador – Mestrado MONAN BITTENCOURT – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Possui mestrado em Performance musical – University Of Western Ontario (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Música (Ph.D.) – University of Reading (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Kings College em Londres (2012). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e análise musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, musicologia, teoria musical, música brasileira dos séculos XIX e XX.
|
RAFAEL STEFANICHEN FERRONATO |
rafaferronato@gmail.com |
NOME: RAFAEL STEFANICHEN FERRONATO 
EMAIL: rafaferronato@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ALESSANDRA WANZELER MOREIRA – Orientador – Mestrado ANA PAULA MACHADO DE OLIVEIRA – Orientador – Mestrado GABRIEL LIMA DA SILVA – Orientador – Mestrado
RESUMO LATTES: Natural de Sorocaba, SP, o violinista Rafael Stefanichen Ferronato é professor do curso de Música no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná desde 2013. Fez sua graduação no Curso Superior de Instrumento (violino) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2003) e o mestrado em Música – Performance em Violino – pela University of Georgia (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance, Pedagogia do violino e Educação Musical.
|
ROSANE CARDOSO DE ARAUJO |
rosane_caraujo@yahoo.com.br |
NOME: ROSANE CARDOSO DE ARAUJO 
EMAIL: rosane_caraujo@yahoo.com.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ADAILE DOMINGUES DOS SANTOS KOENTOPP – Orientador – Mestrado ALINE PAULA DOS SANTOS – Orientador – Mestrado ANDERSON TONI – Orientador – Doutorado CAMILE TATIANE DE OLIVEIRA PINTO – Orientador – Doutorado FABIANE HITOMI NISHIMORI FERRONATO – Orientador – Doutorado KARINA ROMANÓ SANTOS – Orientador – Mestrado MARIANA DE ARAÚJO STOCCHERO – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Ocupa o cargo de Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Música e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPQ, Nível 1D e membro do Comitê Assessor de Área -Linguística Letras e Artes da Fundação Araucária / PR gestão 2020-2024. Possui Pós-Doutorado em Música (Università di Bologna / Itália /2012) realizado com bolsa CNPq; Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / 2005); Mestrado em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná / 2001); Especialização em Piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná /1993); e Bacharelado em Música- piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná 1991). É líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (CNPQ/UFPR) desde 2009; pesquisadora participante do projeto Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale/ Dipartamento di Musica e Spetacollo dell?Università di Bologna /Itália; e pesquisadora participante do Miror Project Musical Interaction Relying On Reflexion / European Community – Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme, atuando como membro do Advisory and Liaison Board. Foi professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR) entre 1994 e 2005 onde trabalhou como professora do Departamento de Instrumentos Polifônicos. Entre os anos 2006 e 2009 exerceu o cargo de Diretora Regional / Região sul da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical); Foi presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais entre 2014 e 2017 e vice-presidente da mesma associação entre 2017 e 2020. É membro de Conselho Editorial da revista Epistemus (Argentina), Revista Per Musi, Revista Ictus, Revista Expressão (Santa Maria) e Revista Percepta e também participa como membro do Conselho Consultivo da Revista Vórtex. Foi editora da Revista Música em Perspectiva entre 2011 e 2014 e é avaliadora ad hoc da Revista da Abem. Como orientadora de trabalhos de pesquisa, concluiu, em 2020, 150 orientações de trabalhos acadêmicos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, cognição musical e formação de professores.
|
SILVANA RUFFIER SCARINCI |
silscarinci@gmail.com |
NOME: SILVANA RUFFIER SCARINCI 
EMAIL: silscarinci@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ANDRÉ LUIZ TARTAS – Orientador – Doutorado DANIELE CRISTINE SILVA DE OLIVEIRA – Orientador – Mestrado DÉBORA CRISTINA BÉRGAMO PICKLER – Orientador – Doutorado LUCAS THOMASI GENERO – Orientador – Mestrado MATHEUS THEODOROVITZ PRUST – Orientador – Doutorado
RESUMO LATTES: Silvana Scarinci é Professora da graduação e Pós-graduação em Música na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Alaudista, dirige o LAMUSA (Laboratório de Música Antiga da UFPR), responsável pelo resgate, edição e performance de obras raras do período barroco, como a ópera esquecida de Marin Marais, Ariane & Bacchus. Em 2016, o LAMUSA apresentou a ópera em versão de concerto, e em 2017, em Chicago, ela participou da produção completa pelo Haymarket Opera. Em abril de 2022 a ópera de Marais foi gravada pelo regente francês, Hervé Nique dirigindo a Orquestra e Coro Le Concert Spirituel, com os cantores Les Chantres do CMBV (Centre de Musique Baroque de Versailles) em coprodução do Théâtre des Champs-Elysées / Centre de musique baroque de Versailles / Concert Spirituel. A edição crítica de Silvana Scarinci, com longa introdução encontra-se no prelo pelo CMBV.
Silvana coordena o projeto ?Ópera barroca para crianças?, desenvolvido nas escolas públicas de Curitiba. Publicou o livro e CD Safo Novella: uma poética do abandono nos lamentos de Barbara Strozzi (EDUSP e ALGOL editoras, 2008). Em 2014, foi finalista da Categoria Cultura do ?Prêmio Claudia? para mulheres de destaque na América Latina. Em 2017, recebeu bolsa da CAPES para realizar ?Estágio Sênior no Exterior? em visita acadêmica ao Royal Birmingham Conservatoire (Birmingham City University), sob supervisão de Graham Sadler.
Em 2021, Silvana lançou o CD "Nossos espíritos livres" com a soprano Marília Vargas, e Roger Burmester, tocando teorba e arquialaúde, e participação de Juliano Buosi e Raquel Aranha (violinos). O CD recebeu o "Prêmio CONCERTO 2021 – Votação do público" de melhor CD do ano, além de ampla divulgação na mídia, incluindo críticas especializadas nos maiores jornais do país. No mesmo ano, participou do encerramento das temporadas da "Camerata Antiqua de Curitiba" e do "Theatro Municipal de São Paulo, tocando teorba nas obras "Glória" e "Beatus Vir" de Vivaldi e das "Vésperas" de Monteverdi, regidas respectivamente por Fernando Cordella e Roberto Minczuk. Em 2022, o LAMUSA apresentou-se na 39a Oficina de Música de Curitiba com o espetáculo "Monteverdi em tempos de peste", em referência à pandemia vivida pelo autor em 1630 e à COVID-19.
|