A estrutura curricular dos cursos de mestrado e doutorado em música possuem uma única área de concentração em Música (sistematização dos processos criativos, teóricos e cognitivos da música por meio de sua fundamentação epistemológica) e, três linhas de pesquisa, conforme segue descrito abaixo:
Linha de Pesquisa 01 – Criação Sonora: Investigações teórico-práticas nas várias modalidades relativas à criação sonora, visando desenvolver estudos e aprofundar a reflexão conceitual de natureza científica, técnica, cultural ou filosófica. A proposta é a de ampliar e revitalizar o campo de pesquisas artísticas e das relações entre arte e sociedade, através da exploração de conhecimentos diversos que tratem de questões relacionadas a processos criativos, interatividade artística, poéticas musicais, sistemas e modalidades de mediação tecnológica, notação e representação musicais, escuta, recepção sonora e percepção multimodal. Alguns campos relacionados a esta linha de pesquisa são: composição musical, arte sonora, música eletroacústica, música experimental, improvisação, arte midiática e estudos interdisciplinares, dentre outros.
Linha de Pesquisa 02 – Musicologia / Etnomusicologia: Investigações sobre música e práticas musicais em diferentes contextos culturais, sob perspectivas histórica, teórico-analítica, interpretativa, etnográfica, sociológica e crítica.
Linha de Pesquisa 03 – Educação Musical / Cognição: Investigações sobre cognição e educação musical sob as seguintes perspectivas: recepção, percepção, desenvolvimento musical, ensino / aprendizagem, educação inclusiva e formação docente.
O curso de mestrado em música da UFPR tem a duração de 24 meses (quatro semestres). As disciplinas são desenvolvidas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos. A bibliografia e as ementas das disciplinas são revisadas e atualizadas a cada ano. A grade curricular busca oferecer amplas oportunidades de formação, com disciplinas variadas, de caráter mais geral ou específicas de cada linha. Os alunos devem estar vinculados ao curso em regime integral, que inclui aulas, atividades de pesquisa, atividades artísticas e estudos independentes. O aluno deverá completar 27 créditos, sendo 06 créditos atribuídos à defesa da dissertação, 09 créditos entre disciplinas obrigatórias, 06 créditos em disciplinas vinculadas à linha de pesquisa do aluno e 06 créditos vinculados a disciplinas eletivas. Todas as disciplinas oferecem 03 créditos.
O curso de doutorado em música da UFPR tem a duração de 48 meses (8 semestres). As disciplinas são desenvolvidas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos. Os alunos devem estar vinculados ao curso em regime integral, que inclui aulas, atividades de pesquisa, atividades artísticas e estudos independentes. O aluno deverá completar 36 créditos, sendo 12 créditos atribuídos à defesa da tese, 12 créditos entre disciplinas obrigatórias, 06 créditos em disciplinas vinculadas à linha de pesquisa do aluno e 06 créditos vinculados a disciplinas eletivas. Todas as disciplinas oferecem 03 créditos.
As disciplinas transversais são ofertadas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, desde 2017, como disciplinas optativas e atendem assuntos que são transversais na formação de vários cursos de pós-graduação.
Assim, considerando que muitas disciplinas formativas como Estatística, Metodologia da Pesquisa e Filosofia da Ciência, por exemplo) são comuns (transversais) a um conjunto de programas de pós-graduação, a UFPR buscou desenvolver alternativas que qualificassem a oferta e, ao mesmo tempo, ampliassem o acesso às atividades de ensino stricto sensu.
Este modelo segue o formato de ensino à distância, modalidade que cresce mundialmente e é incentivada no ensino superior e especialmente na pós-graduação.
Neste sentido, a UFPR inovou o processo de ensino-aprendizagem ao lançar disciplinas que podem ser cursadas tanto de forma presencial quanto remota, oferecendo aulas que podem ser assistidas ao vivo e de outros locais (fisicamente distantes) mantendo a interação entre professores e alunos.
São exemplos de disciplinas transversais comumente ofertadas pela PRPPG: Escrita Acadêmica em Inglês, Filosofias da Ciência e da Tecnologia, Metodologia de Pesquisa Científica, Inovação e Empreendimento, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica e Research Data Management in Data Intensive Computing.
Outra experiência inovadora para o PPGMúsica tem sido a criação de cursos de curta duração, a cada semestre, promovidos pelo CIPEAD (Coordenadoria de Integração de Políticas Públicas de Educação à Distância), desde 2017, para atender às demandas institucionais de informação e comunicação. Esses cursos, particularmente em 2019, tiveram um impacto significativo no atendimento à comunidade em função da pandemia da COVID-19. Todos os professores do PPGMúsica realizaram formação em cursos desta natureza para capacitação, como o MOODLE, EDUCAÇÃO HÍBRIDA, TEAMS, PRÁTICAS DOCENTES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS. Estes métodos foram aplicados aos cursos realizados a distância durante a pandemia em 2020 e 2021. A tendência do PPGMúsica é seguir trabalhando em modo híbrido, para atender alunos locais ou alunos distantes, ampliando o público discente do PPG. Esta nova modalidade de ensino está sendo discutida pelo colegiado do Programa para que se regulamente sua aplicação.