AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ANDERSON TONI |
ENGAJAMENTO E FLUXO COLETIVO: UM ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS COM PARTICIPANTES DE GRUPOS MUSICAIS SOBRE SUAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO DANILO RAMOS |
TESE | |
ANDREZZA HELAINE SOARES PRODÓSSIMO |
MÚSICA CORPORAL EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO – PNLD |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | Arquivo não depositado | |
CELSO SOARES COSTA SEGUNDO |
BATIDAS DE PESO: O HEAVY METAL CURITIBANO E SUA CENA MUSICAL AUTORAL SOB UMA PERSPECTIVA ETNOMUSICOLÓGICA (2002-2022)
|
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
CLARA DE LANNA BORGES CAIXETA | O papel do regente de coro para inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista nos espaços de prática e aprendizagem do canto coral: uma revisão de escopo | Mestrado | VALÉRIA LÜDERS | DISSERTAÇÃO | |
DANIELE CRISTINE SILVA DE OLIVEIRA |
Lamento da Ninfa: tradução e adaptação do madrigal de Ottavio Rinuccini e Claudio Monteverdi. |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI VIVIANE ALVES KUBO |
DISSERTAÇÃO | |
ÉDERSON MARQUES DE GÓES | Canto coral e corporalidade no contexto latino-americano: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético | Doutorado | VALÉRIA LÜDERS | TESE | |
FABIANE HITOMI NISHIMORI FERRONATO |
FATORES MOTIVACIONAIS DE MÚSICOS DE UMA ORQUESTRA UNIVERSITÁRIA DE CURITIBA: ANÁLISE DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DA AUTORREGULAÇÃO |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI |
TESE | |
GUILHERME STROMBERG GUINSKI |
O SILÊNCIO É A MASSAGEM: MARSHALL MCLUHAN E O SILÊNCIO DE JOHN CAGE |
Mestrado | INDIONEY CARNEIRO RODRIGUES | DISSERTAÇÃO | |
HUGO LEONARDO MARTINS CORRÊA |
Criação de processos interativos e pesquisa de som no jogo digital Sonm |
Doutorado | CLAYTON ROSA MAMEDES ROSEANE YAMPOLSCHI |
TESE | |
JOÃO GABRIEL ASSUNÇÃO LIMA |
“A prática deliberada e Debora Gurgel: estratégias de estudo de uma pianista expert” |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
LUAM GABRIEL CLARINDO NUNES |
MOVIMENTO-SOM: INTERAÇÕES CRIATIVAS ENTRE MÚSICA E DANÇA EM PERFORMANCES DE IMPROVISAÇÃO LIVRE |
Mestrado | INDIONEY CARNEIRO RODRIGUES | DISSERTAÇÃO | |
LUCAS DE PAULA BARBOSA |
MÚSICA E CONTEXTO DE PENSAMENTO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CRÍTICO-INTERPRETATIVA SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O MECANICISMO E O SIMÉTRICO NO CLASSICISMO |
Mestrado | ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO | DISSERTAÇÃO | |
LUCAS THOMASI GENERO |
O STYLUS PHANTASTICUS E A RETÓRICA NA TOCATA BWV 912 DE JOHANN SEBASTIAN BACH |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI HELENA JANK |
DISSERTAÇÃO | |
MARIANA DE ARAÚJO STOCCHERO |
PROFESSORES DE MÚSICA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE SABERES DOCENTES |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
PAUL FRANZ WEGMANN PEÑA |
A UNIDADE DA OBRA MUSICAL A PARTIR DA METAF�SICA DE ARIST�TELES |
Mestrado | INDIONEY CARNEIRO RODRIGUES | Arquivo não depositado | |
RENAN ELIAS |
O CONTEXTO SONORO DO MST-PR: NÃO É SÓ MÚSICA |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
THAÍS SOUZA BARZI DE CARVALHO |
A influência da percepção da expertise musical sobre a expressividade do pianista popular brasileiro |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
VINICIUS RODRIGO KLOS |
Recursos pedagógicos na educação musical com crianças e adolescentes com perda auditiva em contexto escolar inclusivo |
Mestrado | VALÉRIA LÜDERS DÉBORA LÜDERS |
DISSERTAÇÃO | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ANA CAROLINE BARBOSA MASSAMBANI KARAM |
LIVROS DIDÁTICOS COM ATIVIDADES MUSICAIS PARA CRIANÇAS DE CINCO ANOS: UMA AVALIAÇÃO DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
ANDRÉ ALVES DA SILVA |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance vocal contemporânea |
Mestrado | FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO ROSEANE YAMPOLSCHI |
DISSERTAÇÃO | |
ANTONIO ROGÉRIO SPOLADORE HURTADO |
Antevendo a obsolescência: a incumbência de preservar obras eletroacústicas pelos compositores |
Mestrado | FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO | DISSERTAÇÃO | |
DANIEL SILVA DOS SANTOS |
Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
FLÁVIO DENIS DIAS VELOSO |
A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara: uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
GABRIELA SILVA SAFRAIDER |
A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE NA APRENDIZAGEM MUSICAL SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE INSTRUMENTO |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
JONAS WAWCZINIAK CORREA |
Experiências de fluxo durante sessões de estudo individuais do piano popular por meio do uso da Técnica Pomodoro |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
JULIO CÉSAR MATOS BORBA |
POLCA PARAGUAIA INSTRUMENTAL E O VIOLÃO DE SETE CORDAS: O CONTEXTO E O FAZER MUSICAL EM CAMPO GRANDE, ASUNCIÓN E YPACARAÍ |
Doutorado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | TESE | |
LUCAS BONALDO |
“O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA IMPROVISAÇÃO EM “BERIMBAU”, DE BADEN POWELL E VINICIUS DE MORAES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MÚSICOS EXPERTS E INICIANTES” |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
NATHALIA LANGE HARTWIG |
YANESSE LUBA D’ALEXANDROWSKA: UMA PIANISTA RUSSA NO BRASIL (1920-1930) |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | TESE | |
PAULA DO AMARAL HARADA |
A AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DA MÚSICA NA DISCIPLINA DE ARTE |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
RAFAEL STEFANICHEN FERRONATO | UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE AUTODETERMINAÇÃO E PROCESSOS METACOGNITIVOS NA APRENDIZAGEM DO VIOLINO | Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
TATIANE WIESE MATHIAS |
Reflexões sobre a autorregulação e a experiência do fluxo no contexto da prática musical da flauta doce |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
YORAN SEBASTIAN PERES DE SOUZA |
UM ESTUDO SOBRE OBRAS PARA O ENSINO DO CANTO LÍRICO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ADAILTON SERGIO PUPIA |
INTERTEXTUALIDADE NA SINFONIA No 8 (1950) DE HEITOR VILLA-LOBOS |
Doutorado | NORTON ELOY DUDEQUE | TESE | |
ALEXANDRE FELIPE MARTINS |
UM ESTUDO MULTICASOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E DE PERFORMANCE DE CANTORES LÍRICOS
|
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
ALICE SOARES QUEIROZ |
INTERTEXTUALIDADE MUSICAL NA BACHIANAS BRASILEIRAS Nº 5 DE HEITOR VILLA-LOBOS |
Mestrado | ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO NORTON ELOY DUDEQUE |
DISSERTAÇÃO | |
AMANDA MOURA POSSETTE PALADINO |
PIANISTAS PAULISTAS: PARADIGMAS DE ELEMENTOS MUSICAIS E EXTRAMUSICAIS |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
CAINÃ ALVES |
DO TAMANCO AO TAMBOR: AS RESSIGNIFICAÇÕES DA PRÁTICA DO FANDANGO EM ANTONINA/PARANÁ NO SÉCULO XX |
Doutorado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | TESE | |
CARLOS MAXIMILIANO MARTINS KERBER |
A concepção do espaço no processo criativo de instalações sonoras |
Mestrado | CLAYTON ROSA MAMEDES | DISSERTAÇÃO | |
CINTHIA RUIVO DA SILVA |
A sincronia no subjetivo: interação entre pianista e cantor na preparação e na performance das canções de Oswaldo de Souza |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | TESE | |
DEYSE DAYANE SCHULTZ |
QUE CANTO É ESSE? A CONCEPÇÃO DE CANTO NO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A VISÃO DA MANUALÍSTICA, A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE DO PNLD
|
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
EDUARDO KORNIN SILVEIRA MELLO |
A INFLUÊNCIA DA FAMILIARIDADE MUSICAL SOBRE A FORMAÇÃO DE EXPECTATIVAS MELÓDICAS: UM ESTUDO TRANSCULTURAL |
Doutorado | DANILO RAMOS | TESE | |
ELDER GOMES DA SILVA |
PREFERÊNCIA E EMOÇÃO EM AMBIENTES DE ESCUTA MUSICAL MEDIADOS PELA TECNOLOGIA |
Doutorado | DANILO RAMOS | TESE | |
JULIANO DE MAGALHÃES CAVALCANTI DINELLI LOPES |
O ESTILO GALANTE EM MUZIO CLEMENTI: ANÁLISE ESQUEMÁTICA DAS SONATAS OP.7 Nº3 E OP.8 Nº1 EM SOL MENOR |
Mestrado | ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO | DISSERTAÇÃO | |
LETÍCIA PEREIRA BURTET |
Illvminata: trajetória, aspectos da pesquisa autodidata, da performance e atividades de ensino |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
LUCAS PITWAK MENEZES ROSA |
O espaço dos livros didáticos do PNLD Arte no currículo de formação inicial dos professores de música do Paraná |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
LUCIANO DA SILVA CANDEMIL |
A PERCUSSÃO DO CANDOMBLÉ KETU EM SANTA CATARINA: UMA NARRATIVA MITOLÓGICA MUSICAL E EXTRAMUSICAL |
Doutorado | ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO EDWIN PITRE-VÁSQUEZ |
TESE | |
MARCELO CAZAROTTO BROMBILLA |
TRANSFERÊNCIA DE GESTO EM COMPOSIÇÕES PARA VIOLÃO: AS RELAÇÕES ENTRE FONTE PRIMÁRIA, COMPOSITOR E INTÉRPRETE |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | TESE | |
MAYRA STELA DUNIN PEDROSA |
Aquisição e aplicação de competências técnicas por meio de métodos de contrabaixo no âmbito da preparação para exames para ingresso em orquestras |
Doutorado | CLAUDIA COLOMBATI ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE |
TESE | |
NICOLAS FISH GARCIA |
A influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria música |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
PAULO YUTAKA TOYOSHIMA GIRATA |
“MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA PRÁTICA DO TAIKO: ESTILOS ANTIGO E MODERNO DO GRUPO WAKABA EM CURITIBA” |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
RODRIGO FLAMARION GODINHO MIRANDA |
RESPOSTAS EMOCIONAIS À MÚSICA (INSTRUMENTAL E CANTADA): UM ESTUDO COMPARATIVO À LUZ DO MODELO BRECVEMA |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
SIMONE DANIELE SCHEPP |
APRENDIZAGEM EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: RITMISTAS DA ESCOLA DE SAMBA LEÕES DA MOCIDADE DE CURITIBA |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
THIAGO MADRUGA MONTEIRO |
AS VOZES DE MONTEVERDI MÚSICA DE ONTEM CANTADA HOJE |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE SILVANA RUFFIER SCARINCI |
TESE | |
VALENTINA DALDEGAN |
Poéticas Interpretativas de Música Contemporânea para FlautaTransversal |
Doutorado | ANNA RITA ADDESSI ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE |
TESE | |
VICTOR LUCAS BENTO |
A formação e atuação profissional de contratenores no século XXI: um estudo com cantores, professoras e regentes |
Mestrado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | DISSERTAÇÃO | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ANDERSON TONI |
A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
ANDRÉ LUIZ TARTAS | Pieces de violle en musique et en tablature: a visão de De Machy sobre a viola da gamba | Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
CAMILA FERNANDES FIGUEIREDO |
A INTERAÇÃO MUSICAL E SOCIAL EM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: O ADOLESCENTE COM AUTISMO E O MIROR-IMPRO |
Doutorado | VALÉRIA LÜDERS | TESE | |
CAMILE TATIANE DE OLIVEIRA PINTO |
O choro na educação básica: a construção do conhecimento musical por meio da apreciação do repertório do choro |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
DANIEL ZANELLA DOS SANTOS |
O INDIANISMO EM CINCO POEMAS SINFÔNICOS DE HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) |
Doutorado | NORTON ELOY DUDEQUE | TESE | |
DANILO BOGO |
Abordagens e Finalidades da Leitura à Primeira Vista no Ensino do Violão |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | TESE | |
DAYANE BATTISTI |
O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem. |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
DENIS DE ARTUR CARMONÁRIO |
ARIANE ET BACCHUS, TRAGÉDIE, DE MARIN MARAIS, À LUZ DO TRATADO DE COMPOSIÇÃO DE MARC-ANTOINE CHARPENTIER |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
JEAN FELIPE PSCHEIDT |
A CRIATIVIDADE MUSICAL DE ESTUDANTES DE BATERIA INSERIDOS EM UM CONTEXTO INTERATIVO-REFLEXIVO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
JORGE ALBERTO FALCON |
SINCOPE HARMÔNICA: UM ESTUDO ANALÍTICO E PERCEPTIVO DO REPERTÓRIO DE MÚSICA POP ENTRE 1950/79 |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO DANIEL EDUARDO QUARANTA |
TESE | |
LINA ASSUMI ABE |
A INFLUÊNCIA DO PAREAMENTO RÍTMICO SOBRE RESPOSTAS EMOCIONAIS SENTIDAS EM TRECHOS DE MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
LINCOLN THIENGO FERREIRA |
A EXPERIÊNCIA DE APRECIAÇÃO DE MÚSICA DE CONCERTO (MÚSICA ERUDITA) NA EXIBIÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
Mestrado | VALÉRIA LÜDERS | DISSERTAÇÃO | |
MAITÊ VITÓRIA ALONSO |
PROCESSOS CRIATIVOS NA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES DE VIOLONCELO: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES NO PARANÁ |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
MARCIA ELOIZA KAYSER |
A FILOLOGIA MUSICAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO EDITORIAL CRÍTICO DE LE FORTUNE DI RODOPE E DAMIRA (1657) DE AURELIO AURELI E PIETRO ANDREA ZIANI. |
Doutorado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | TESE | |
MICHELINE PRAIS DE AGUIAR MARIM GOIS |
COMO NOS TORNAMOS REGENTES DE CORO INFANTIL? UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES PROFISSIONAIS DE REGENTES E USO DE MANUAIS DIDÁTICOS |
Doutorado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI FERNANDO MANUEL SEIXAS GUIMARÃES |
TESE | |
MIRIÃ MACHADO CASSOL DEGI |
A APRENDIZAGEM DA IMPROVISAÇÃO MUSICAL NO CHORO: UM ESTUDO DE CASO NAS UNIVERSIDADES DE MÚSICA DE CURITIBA |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
MIRNA AZEVEDO COSTA |
PROCESSOS E ESTRATÉGIAS NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS EM CLASSES COLETIVAS DE PIANO FUNCIONAL NA UNIVERSIDADE |
Doutorado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | TESE | |
PAULO AFONSO CHAVES MACAN |
ROCK EM CURITIBA: A CENA MUSICAL, SEUS AGENTES, ESPAÇOS E RELAÇÕES COM AS INOVAÇÕES DIGITAIS ENTRE 2005 E 2019 |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
REGINALDO MARCOS DO NASCIMENTO |
A BACHIANAS BRASILEIRAS N. 3 DE HEITOR VILLA-LOBOS: UM ESTUDO DE INTERTEXTUALIDADE E RECEPÇÃO |
Doutorado | NORTON ELOY DUDEQUE | TESE | |
TERESA CRISTINA TRIZZOLINI PIEKARSKI |
Processos criativos musicais do estudante com deficiência intelectual no contexto escolar |
Doutorado | VALÉRIA LÜDERS | TESE | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
AGLAÊ MACHADO FRIGERI | A RÍTMICA MUSICAL DE JOSÉ EDUARDO GRAMANI E A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: movimento, atenção, flexibilidade e divertimento | Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
ALEXANDRE LUIZ ALVES DA SILVA |
MÉTODOS DE ENSINO DE VIOLÃO: UM OLHAR A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
ATLI ELLENDERSEN |
IMITARE LA VOCE HUMANA: ASPECTOS EXPRESSIVOS DO VIOLINO NO SÉCULO XVI E INÍCIO DO XVII |
Doutorado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | TESE | |
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE E SILVA RAMOS |
A música da Folia do Divino e a Festa do Divino em Guaratuba, Estado do Paraná: um estudo de caso sob a perspectiva da Teoria das representações Sociais. |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN | Interação na Música Eletroacústica Mista | Mestrado | FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO | Arquivo não depositado | |
DILSON COLMAN CASSARO |
MÚSICA INSTRUMENTAL E MÚSICA ELETROACÚSTICA: A INFLUÊNCIA MÚTUA |
Mestrado | FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO | DISSERTAÇÃO | |
ERIC HENRIQUE MOREIRA EVANGELISTA |
O processo de preparação da estreia da obra “Ainda que não haja brisa nenhuma” de Harry Crowl pelo Ensemble Móbile |
Mestrado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | DISSERTAÇÃO | |
FLÁVIA DE ANDRADE CAMPOS |
“MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM AULAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO FLUXO” |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
FLÁVIO DENIS DIAS VELOSO | Autorregulação da aprendizagem instrumental: Um estudo de caso com uma percussionista | Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
FRANCISCO KOETZ WILDT |
A HERMENÊUTICA ROMÂNTICA DO LIED NAS CANÇÕES EM PORTUGUÊS DE ALBERTO NEPOMUCENO |
Doutorado | NORTON ELOY DUDEQUE | TESE | |
GABRIEL MONTECHIARI E SILVA | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL ALGORITMICA: REFLEXÃO CRÍTICA E IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODO COMPOSITIVO | Mestrado | CLAYTON ROSA MAMEDES FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO |
Arquivo não depositado | |
JEIMELY HEEP BORNHOLDT |
Canto coral com idosos: O que falam os regentes e as rotinas de ensaio. |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
JORGE AUGUSTO SCHEFFER | O AMOR PELA MÚSICA – SOBRE O FLUXO DO CAPITAL ARTÍSTICO ENTRE A ORQUESTRA E O PÚBLICO | Doutorado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | TESE | |
LUIZ SERGIO RIBEIRO DA SILVA |
Aprendizagem musical no piano popular: a trajetória profissional de Fernando Montanari |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
MARCOS VINICIUS LACERDA SCHETTINI |
Entre a prática e a roda de choro: uma abordagem sobre os processos de ensino do choro no Conservatório de MPB de Curitiba |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
MATHEUS THEODOROVITZ PRUST |
LE ROY DES INSTRUMENTS: A CONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA DO VIOLINO NA FRANÇA E OS SEUS USOS NA CORTE DE LUÍS XIV DE 1653 A 1687. |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
PAMELA DA SILVA PEDRO | INTERTEXTUALIDADE NAS OBRAS PARA PIANO DE BRAZÍLIO ITIBERÊ | Mestrado | NORTON ELOY DUDEQUE | DISSERTAÇÃO | |
RICHARD EDWARD RAUTMANN | O Campo Acadêmico da Etnomusicologia no Brasil: de 1970 a 1990. | Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
THIAGO PLAÇA TEIXEIRA | A MÚSICA SACRA E RELIGIOSA DE ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920): ESTILO E INTERTEXTUALIDADE |
Doutorado | NORTON ELOY DUDEQUE | TESE | |
TIAGO MADALOZZO | A prática criativa e a autonomia musical infantis: sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização. | Doutorado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | TESE | |
VINÍCIUS BASTOS GOMES | O desenvolvimento da expertise do pianista interprete-arranjador-improvisador. | Doutorado | DANILO RAMOS | TESE | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ALEXANDRE GONÇALVES | A DISCIPLINA DE LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA DO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA SOCIAL COGNITIVA SOBRE PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM CURITIBA 2018 |
Doutorado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | TESE | |
BRUNA KAISER WASEM | A MEMORIZAÇÃO DE UM ANJO NASCE DE ANDRÉ MEHMARI: UM ESTUDO MULTICASO | Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
BRUNO BRANDALISE LEONARDI | UM PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR DA TUBA NO BRASIL A PARTIR DA SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS. | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
CRISTIANE APARECIDA DE SIQUEIRA ALEXANDRE | LIVRO VERMELHO DE MONTSERRAT: UM ESTUDO SOBRE APRECIAÇÃO MUSICAL E MOTIVAÇÃO |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
FÁBIO BARBOSA DE SOUZA | ?LIBERDADE ERA O QUE O BERIMBAU PEDIA?: A PRÁTICA MUSICAL NA ACADEMIA DE CAPOEIRA PRAIA DE SALVADOR | Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
FRANCISCO VITAL OKABE | Waltel Branco: Obra e Experiência Musical | Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
GABRIEL STOCCHERO FLORIANI | COMPLEXIDADE E EXPERIMENTAÇÃO EM MÚSICA | Mestrado | CLAYTON ROSA MAMEDES DANIEL EDUARDO QUARANTA |
DISSERTAÇÃO | |
HUGO LEONARDO MARTINS CORRÊA | CRIAÇÃO DE PROCESSOS INTERATIVOS E PESQUISA DE SOM NO JOGO ELETRÔNICO A SAGRAÇÃO DOS SOPROS | Mestrado | ROSEANE YAMPOLSCHI | DISSERTAÇÃO | |
JOÃO FERNANDO BUENO MATOS DE ALMEIDA | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NO CONTEXTO DO CHORO EM CURITIBA |
Mestrado | ANA PAULA PETERS | DISSERTAÇÃO | |
JULIO CÉSAR MATOS BORBA | Estilo Duetado: O Chamamé Instrumental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul | Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
LILIAN DALCOL | Identidade musical e repertório dos docentes da rede municipal de ensino de Curitiba | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
MARINA MARCON MOREIRA | MÚSICA META DIEGÉTICA: A MÚSICA ELETROACÚSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COMPOSICIONAL PARA O AUDIOVISUAL |
Mestrado | FELIPE DE ALMEIDA RIBEIRO DANIEL EDUARDO QUARANTA |
DISSERTAÇÃO | |
RAFAEL LOPES DOS SANTOS | Intertextualidades em Variations pour Guitarre e Central Guitar, de Egberto Gismonti | Mestrado | NORTON ELOY DUDEQUE | DISSERTAÇÃO | |
RODRIGO LEITE SOUZA ENOQUE | Arte Sonora: Problematização, Conceitualização e Composição |
Mestrado | CLAYTON ROSA MAMEDES DANIEL EDUARDO QUARANTA |
DISSERTAÇÃO | |
RUBENS ROSA ALVES FILHO | ARIANE ET BACCHUS (1696) DE MARIN MARAIS: UMA ANÁLISE TEXTO – MUSICAL SOBRE OS PRINCIPAIS RECITATIVOS E ÁRIAS | Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
SÉRGIO MONTEIRO FREIRE |
O ESTUDO DO MULTIFÔNICO NO SAXOFONE A PARTIR DE SUA FUNÇÃO MODULATÓRIA NO TEMPO PARA FINS DE CRIAÇÃO MUSICAL |
Mestrado | ROSEANE YAMPOLSCHI | DISSERTAÇÃO | |
SIDINEY GOMES PEREIRA |
CONFLUÊNCIAS ENTRE AS ARIANE ET BACCHUS DE MARIN MARAIS E MONTÉCLAIR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TRAGÉDIE EN MUSIQUE E CANTATE FRANÇOISE.
|
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
THIAGO DE AZEVEDO DUARTE | A Polirritmia como Ponte para a Improvisação em Grupo na Música Instrumental Brasileira: Uma Análise da Performance do Trio Corrente | Mestrado | DANILO RAMOS | Arquivo não depositado | |
VERA REGINA LUNARDI | Projeto músico da família ao vivo: uma proposta de formação continuada em educação musical com professores de educação infantil no Município de Curitiba/PR | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ADAILTON SERGIO PUPIA | INTERTEXTUALIDADE NA BACHIANAS BRASILEIRAS N. 2 DE HEITOR VILLA-LOBOS |
Mestrado | NORTON ELOY DUDEQUE | DISSERTAÇÃO | |
AGUINALDO MARTINUCI | STILNOVISTI INTERTEXTUALITÉ: MEMORIAL E ANÁLISE DO DISCO |
Mestrado | DANIEL EDUARDO QUARANTA | DISSERTAÇÃO | |
ANA LUISA NUNES DE VARGAS | EDIÇÃO CRÍTICA DE ARIANE ET BACCHUS DE MARIN MARAIS (1656-1728): UM ESTUDO SOBRE OS PRINCÍPIOS EDITORIAIS |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
ANDRÉ LUIZ GREBOGE | COMPOSIÇÃO MUSICAL A PARTIR DOS MODELOS FORMAIS DE SALVATORE SCIARRINO E JAMES TENNEY | Mestrado | MAURICIO SOARES DOTTORI | DISSERTAÇÃO | |
ARIADNE STAUT MELCHIORETTO | O MITO DE ARIADNE CONTADO E CANTADO NO TEMPO DE LUÍS XIV: ANÁLISE COMPARATIVA DE TEXTOS DE PERRIN, THOMAS CORNEILLE, DE VISÉ, JEAN PIC E SAINT-JEAN. |
Mestrado | SILVANA RUFFIER SCARINCI | DISSERTAÇÃO | |
ÉDERSON MARQUES DE GÓES | PROCESSO CRIATIVO E MOVIMENTO CORPORAL COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO CANTO CORAL INFANTIL | Mestrado | VALÉRIA LÜDERS | DISSERTAÇÃO | |
FÁBIO RODRIGO SERPE | A LIVRE IMPROVISAÇÃO COMO FERRAMENTA COMPOSICIONAL: CATERETANDO, PARA VIOLA CAIPIRA | Mestrado | ROSEANE YAMPOLSCHI | DISSERTAÇÃO | |
FELIPE VIANA ESTIVALET | ALÉM DA ESTÉTICA DO FRIO: AS DINÂMICAS CULTURAIS DAS CANÇÕES DE VITOR RAMIL |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
FREDERICO GONÇALVES PEDROSA | O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA VIOLA CAIÇARA NA ILHA DE VALADARES: POSSIBILIDADES E LIMITES DE SUA DIDIATIZAÇÃO | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
JULIANO ANDRÉ LAMUR | Não Informado | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI DANILO RAMOS |
Arquivo não depositado | |
LUIS CARLOS MORAIS FILHO | POESIA SONORA, PARADIGMA E SINTAGMA: ENTRE S-CÓDIGOS E ELOCUÇÕES | Mestrado | DANIEL EDUARDO QUARANTA | DISSERTAÇÃO | |
LURIAN JOSÉ REIS DA SILVA LIMA | SUÍTE POPULAR BRASILEIRA NA TRAJETÓRIA DE VILLA-LOBOS: ?ARTE?, ?POVO? E UMA SUÍTE ?À BRASILEIRA? |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
NATHALIA LANGE HARTWIG | A INSERÇÃO DO SALÃO ESSENFELDER NO CENÁRIO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO (1931-1940): O ESPAÇO E SEUS PERSONAGENS. | Mestrado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | DISSERTAÇÃO | |
PRISCILA DE CARVALHO MALANSKI | O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PIANISTA COLABORADOR VOCAL E A FORMAÇÃO OFERECIDA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS BRASILEIRAS |
Mestrado | ZELIA MARIA MARQUES CHUEKE | DISSERTAÇÃO | |
RONALDO TINOCO MIGUEZ | A MÚSICA DA FOLIA DO DIVINO NO LITORAL PARANAENSE: ESTUDO DOS ELEMENTOS MUSICAIS E EXTRAMUSICAIS CARACTERÍSTICOS. |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
SUSAN EMANUELLE VOLKMANN | A MODELAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL COGNITIVA: A AQUISIÇÃO DE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO ENSINO DE VIOLINO EM UM GRUPO DE JOVENS |
Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
THIAGO BUSCH | TRANSCENDÊNCIA E ESSÊNCIA NA COMPOSIÇÃO MUSICAL DE FRAGMENTOS SUBLIMES, TEMPOS E TRANSCENDÊNCIA: MEMORIAL DE COMPOSIÇÃO |
Mestrado | MAURICIO SOARES DOTTORI | DISSERTAÇÃO | |
WILLIAN MARCEL CORDEIRO LENTZ | O CONCEITO DE EMERGÊNCIA APLICADO À COMPOSIÇÃO MUSICAL | Mestrado | MAURICIO SOARES DOTTORI | DISSERTAÇÃO | |
AUTOR | TÍTULO | NÍVEL | ORIENTADORES | LINK | |
---|---|---|---|---|---|
ANGELA DEEKE SASSE |
DOCE FLAUTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DO |
Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | DISSERTAÇÃO | |
CAINÃ ALVES | Não Informado | Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | Arquivo não depositado | |
CAMILA FERNANDES FIGUEIREDO | A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ESTUDANTES COM AUTISMO POR MEIO DA IMPROVISAÇÃO | Mestrado | VALÉRIA LÜDERS | DISSERTAÇÃO | |
DAYANE BATTISTI | UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO | Mestrado | ROSANE CARDOSO DE ARAUJO | DISSERTAÇÃO | |
EDUARDO KORNIN SILVEIRA MELLO |
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL ENTRE COMPOSITOR, PERFORMER E OUVINTE: um estudo sob a perspectiva do Expanded Lens Model |
Mestrado | DANILO RAMOS | DISSERTAÇÃO | |
GABRIEL FORLANI ZARA | AS ESCOLHAS DE MOACIR SANTOS PARA A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL DE SUAS COISAS. | Mestrado | NORTON ELOY DUDEQUE | DISSERTAÇÃO | |
GEORGE DE ALMEIDA PESSOA | ESTUDO DOS ELEMENTOS MUSICAIS E EXTRA-MUSICAIS NO PROCESSO DE IMPROVISAÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA QUATRO VERSÕES DE WAVE (1967) |
Mestrado | EDWIN PITRE-VÁSQUEZ | DISSERTAÇÃO | |
JOAO EGASHIRA | Não Informado | Mestrado | GUILHERME GABRIEL BALLANDE ROMANELLI | Arquivo não depositado | |
JOSE LUIZ BRAZIL GOMES | Não Informado | Mestrado | MAURICIO SOARES DOTTORI | Arquivo não depositado | |
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO | UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA A PARTIR DO MÉTODO O PASSO |